Multímetro E SUA Funções DE Medidas PDF

Title Multímetro E SUA Funções DE Medidas
Author Matheus Maltaro
Course Laboratório de Física C
Institution Universidade Federal de Lavras
Pages 5
File Size 207.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 18
Total Views 138

Summary

Relatório Multímetro...


Description

MULTÍMETRO E SUA FUNÇÕES DE MEDIDAS Matheus Máltaro Perpétuo, Mauro de Oliveira Pacheco Turma 22A do curso de Engenharia de Controle e Automação 17 de agosto de 2017 RESUMO O multímetro é um equipamento amplamente utilizado para medir diferentes grandezas de componentes eletrônicos devido a seus diferentes modos de aplicação, no presente experimento verificou-se a maneira certa de se utilizar cada um dos modos presentes neste equipamento que será imprescindível para as próximas práticas.

1. INTRODUÇÃO Muito importante na área eletrônica, o multímetro é um equipamento utilizado para medir grandezas de componentes eletrônicos. Existem duas versões, o multímetro digital, composto por um componente eletrônico versátil chamado de amplificador operacional, e o multímetro analógico, baseados nos Galvanômetros, cuja verificação da leitura acontece por meio de força eletromagnética em seu ponteiro. Com ele é possível realizar a medição elétrica com três funções diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro. O voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um, a unidade apresentada geralmente é o volt (V). O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida da intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através da sessão transversal de um condutor, a unidade usada é o Ampère (A). O ohmímetro é um aparelho que realiza medições de resistividade, a unidade utilizada é o Ohm (Ω). Exemplos de multímetros analógico e digital podem ser vistos na imagem a seguir:

Figura 1: Multímetros analógico (à esquerda) e digital (à direita).

Nessa prática aprendemos a usar as funções voltímetro, amperímetro e ohmímetro do multímetro, realizando medições de deferentes tipos de componentes eletrônicos em diferentes situações, além disso comparamos as funções do multímetro e as respostas de sua aplicação no circuito a alguns componentes eletrônicos.

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Os equipamentos necessários para realizar o experimento foram: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k)

1 resistor de 100Ω; 1 resistor de 2,2MΩ; 1 resistor de 2,2kΩ; 1 resistor de 1,2kΩ; 1 resistor de 10kΩ; 2 resistores de 4,7kΩ; 1 placa protoboard; Fios; 1 multímetro. 1 LED verde; 1 fonte de tensão contínua.

2.1. Parte 1 - Medida de dados entre pontos distintos de um circuito. Montou-se o circuito mostrado na Figura 2 em uma protoboard, configurando a fonte de tensão para o fornecimento de 3V e observou-se o funcionamento do LED em condições normais do circuito. Depois mediu-se com o multímetro na função de voltímetro a tensão entre os pontos B e C conforme mostra a figura e observou-se a resposta do funcionamento do circuito durante a medida. Após isso mediu-se com o multímetro na função de amperímetro, a corrente elétrica entre os pontos B e C e observou-se a resposta do funcionamento do circuito durante a medida.

Figura 2: Circuito utilizado na Parte 1 do experimento.

2.2. Parte 2 - Medida de dados em um ponto específico do circuito. Mediram-se as tensões nos pontos B1 e B2 de acordo com a Figura 3 com o Multímetro na função de voltímetro e observou-se a resposta do funcionamento do circuito durante a medida. Mediu-se então com o multímetro na função de amperímetro as correntes elétricas nos pontos B1 e B2 e observou-se a resposta do funcionamento do circuito durante a mesma.

Figura 3: Circuito utilizado na Parte 2 do experimento.

2.3. Parte 3 - Análise comparativa do funcionamento de aparelhos de medida. Remontou-se o circuito da Figura 2, dessa vez colocando um resistor de 2,2MΩ em paralelo com o LED e observou-se a resposta do circuito quanto à inserção desse resistor. Retirou-se o resistor de 2,2MΩ do circuito, colocando em seu lugar um pedaço de fio em paralelo com o LED, observou-se a resposta do circuito quanto a inserção do fio. Remontou-se o circuito da Figura 2 mais uma vez, colocando agora o resistor de 2,2MΩ em série com o LED, observou-se a resposta do circuito quanto à inserção desse resistor. Retirou-se o resistor de 2,2MΩ, colocando em seu lugar um pedaço de fio em série com o LED e observouse a resposta do circuito quanto à inserção do fio. 2.4. Parte 4 - Medidas com o Ohmímetro. Montou-se o circuito mostrado na Figura 4 abaixo e mediu-se a resistência de R4 no circuito com o multímetro na função de ohmímetro. Após isso retirou-se o resistor do circuito e com o auxílio das duas mãos mediu-se novamente a resistência dele (utilizando as duas mãos para prender os dois terminais do multímetro ao resistor). Depois mediu-se novamente a resistência do resistor, dessa vez com apenas uma das mãos em contato com um dos terminais do componente.

Figura 4: Circuito utilizado na Parte 4 do experimento.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES As discussões das partes 1, 2 e 3 serão apresentadas juntas após expor os resultados de cada uma separadamente, já que as situações foram inter-relacionadas para um melhor entendimento do ocorrido.

3.1. Parte 1 Após a montagem do circuito o LED se acendeu, continuando assim quando se mediu a voltagem, que foi 2,078±0,001V em seus terminais, já quando mediu-se a corrente em seus terminais, obtendo-se 28,51±0,01mA, ele se apagou.

3.2. Parte 2 Quando se mediu as tensões nos pontos B1 e B2, obtendo-se 1,916±0,001V, o LED ficou apagado, mas quando se mediu a corrente nos mesmos pontos, obtendo-se 8,71±0,01mA, o LED se acendeu.

3.3. Parte 3 Ao colocar um resistor de 2,2M em paralelo com o LED ele permaneceu aceso, mas com um fio em paralelo ele se apagou. Agora em série com o LED, o resistor de 2,2M fez com que ele se apagasse, enquanto um pedaço de fio fez com que ele ficasse aceso.

Após realizar essas três partes do experimento pôde-se perceber que o voltímetro, quando acoplado ao circuito, funciona como um resistor de resistência muito alta, por isso quando se coloca em paralelo com algum componente, como aconteceu com o LED, ele não altera o funcionamento do circuito, mas quando em série ele atrapalha o funcionamento do mesmo. Por isso deve-se utilizar este instrumento de medida sempre em paralelo com os componentes em que se deseja medir a tensão. Pôde-se perceber também que o amperímetro, quando acoplado ao circuito, funciona como um fio, por isso quando se coloca em paralelo com algum componente, como aconteceu com o LED, ele faz com que a corrente do circuito passe toda por ele, alterando assim o funcionamento do mesmo, mas quando em série ele mantém o circuito em seu estado normal. Por isso deve-se utilizar este instrumento de medida sempre em série com os componentes para medir a corrente onde se deseja.

3.4. Parte 4 Quando se mediu a resistência do resistor no circuito obteve-se 1,989±0,001kΩ, com as duas mãos em contato com os terminais obteve-se 4,58±0,01kΩ, já em contato com apenas uma das mãos o valor obtido foi 4,65±0,01kΩ. Pôde-se observar que quando se mediu a resistência diretamente no circuito, a medida obtida foi a da resistência equivalente naquele ponto, com o auxílio das duas mãos obteve-se um valor errado por causa da interferência do corpo humano. Portanto, o jeito certo de se utilizar

um ohmímetro é com apenas uma das mãos em contato com os terminais do componente, para evitar que ocorram interferências externas na aquisição do valor.

4. CONCLUSÃO Após realizar os experimentos com os equipamentos medidores de um multímetro, analisando as respostas do circuito mediante a cada situação, as possíveis justificativas para os fatos ocorridos e comparando a outros componentes de um circuito, foi possível verificar o jeito certo de se utilizar cada um dos equipamentos. Isso será muito importante para as próximas práticas, nas quais utilizaremos muito esses equipamentos.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Multímetro. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Mult %C3%ADmetro#cite_note-1 >. Acesso em: 17/08/2017. 2. O multímetro. Disponível em: < http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/omultimetro.htm >. Acesso em: 17/08/2017. 3. Como funciona o multímetro ou multiteste?. Disponível em: < http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/multimetro-ou-multiteste/ >. Acesso em: 17/08/2017. 4. O que é um Multímetro e para que serve esta Ferramenta. Disponível em: < http://www.industriahoje.com.br/o-que-e-um-multimetro-e-para-que-serve >. Acesso em: 17/08/2017....


Similar Free PDFs