Etica, Gestão Financeira e sua importância PDF

Title Etica, Gestão Financeira e sua importância
Author Gerlane Santos
Course Administração Financeira
Institution Centro Universitário UniMetrocamp Wyden
Pages 6
File Size 241.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 15
Total Views 145

Summary

A importância das relações departamentais, método de redução de custos e maximização da receita....


Description

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Ética, Gestão Financeira e a importância das relações departamentais Comecemos ressaltando a relevância prática da ética no âmbito empresarial. Os profissionais devem sempre agir de maneira correta, sendo que os seus procedimentos devem ser regidos sobre a ética que a empresa criou em sua abertura. A ética vai além do empresarial, e antes de seguirmos a ética da empresa, temos de ter ética profissional, sermos íntegros, trabalhar com seriedade e adotar critérios sempre dentro da lei. Entretanto, sabemos que existem muitos profissionais que recorrem a meios ilícitos para atingir os mais diversos objetivos. Todos os dias há notícias de empresários sendo investigados ou presos por corrupção, por lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, entre outras ilicitudes. Esses são meios incorretos que o empresário encontra para aumentar seus rendimentos e reduzir seus custos, como é o caso da sonegação fiscal, ou seja, o ato de criar artimanhas para não pagar impostos. Com relação ao confronto com a lei, há a questão da cumplicidade, que se aplica à chefia ou até mesmo a você atuante na área financeira. Isso porque todo o profissional que participa de atos ilícitos, mesmo que seja “só” estando ciente de tudo que está acontecendo, responde solidariamente pelos atos, sendo investigado por ilicitudes. Se um administrador financeiro ou contador age a pedido do responsável pela empresa fazendo procedimentos que vão em desacordo com as leis, mesmo sabendo que aquilo não é correto, e o fisco ou autoridades federais abrirem uma investigação pelos atos praticados, ele corre o risco de responder processos o responsável da empresa, podendo, inclusive, ser preso, a exemplo do que retrata a figura a seguir.

License-435225-61505-0-5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Então, em sua prática cotidiana, pense eticamente e verifique se todos os atos que você, como administrador ou contador da empresa, está seguindo são legais, se estão em acordo com a lei, porque é também a sua carreira e que está em jogo. Ficou clara a importância da ética profissional e Empresarial? Ética empresarial, nesse sentido, também pode ser medida a partir da forma como a sociedade enxerga a empresa: se ela respeita os funcionários, o meio ambiente, seus clientes e segue as leis. E, para que esse efeito seja positivo, a empresa tem de ser o mais transparente possível em suas ações, tanto para acionistas quantos para funcionários e usuários externos (clientes, fornecedores, bancos, fisco, etc.). Seguir a Ética Empresarial é, portanto, um dos primeiros passos para alcançar os objetivos empresariais, dentro dos princípios de correção organizacional. Agora que refletimos sobre a importância da ética no âmbito empresarial, vamos analisar qual a importância da Gestão Financeira para a empresa.

Gestão Financeira como método de redução de custos e maximização da receita O papel do administrador financeiro é bastante relevante porque esse administrador deve ter capacidade de gerir e arranjar estratégias para obter os objetivos traçados; também deve elaborar planos econômicos para que a empresa alcance esses mesmos objetivos de forma menos onerosa possível. Assaf Neto (2014, p. 42) explora a importância desse profissional atualmente. A própria evolução da área financeira imprimiu no administrador uma necessidade maior de visualizar toda a empresa, realçando suas estratégias de competitividade, continuidade e crescimento futuro. Em verdade, o administrador financeiro no contexto atual não pode assumir posições menos envolventes de centrar suas preocupações unicamente nos mecanismos de captação de fundos e aplicações na atividade da empresa. Deve, outrossim, gerenciar esses recursos de forma a manter a saúde financeira e econômica da empresa e lograr ainda alcançar suas metas estabelecidas (ASSAF NETO, 2014, p. 42).

Ele mostra, nesse trecho, que o administrador precisa conhecer a empresa como um todo, precisa visualizar o contexto em que está situada, porque só assim conseguirá desenvolver estratégias para alcançar as metas que são estabelecidas. Vejamos uma das noções que o administrador financeiro precisa ter.

License-435225-61505-0-5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Como já estudamos, as empresas trabalham em prol de objetivos, e o principal é aumentar o capital dos acionistas, ou seja, gerar lucros. Mas para que obtenha esse lucro, a empresa precisa vender, gerar receitas. Para que consiga fazer isso, haverá custos e despesas. Em outras palavras: nenhuma empresa consegue fugir de gastos, porque eles sempre ocorrerão. Por exemplo, em uma indústria de guarda-roupas, a receita virá das vendas desses produtos. Certo? Mas para que ela tenha esse produto, terá de comprar insumos, como madeira, parafusos, colas e os demais materiais utilizados para a fabricação desse móvel. Além disso, precisa cotar a mão de obra, a energia utilizada nas máquinas e equipamentos, entre outros. Todos são custos com que o empresário tem de arcar se quiser ter resultados. Mas qual o papel do gestor financeiro nesse processo? De antemão, já podemos afirmar que envolve bastante foco, como exemplifica a imagem a seguir.

Sigamos com o exemplo da fábrica de guarda-roupas. Vamos imaginar que, no processo de fabricação, a empresa precisa comprar um maquinário próprio para recortes de madeira que tem um custo alto, mas que é fundamental para a produção.

License-435225-61505-0-5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

São formuladas, então, três possibilidades expostas a seguir.

Capital próprio Comprar o maquinário à vista.

Aquisição de maquinário

Capital de terceiros Comprar o maquinário a prazo.

Custo Em vez de comprar, alugar o maquinário.

A partir dessas três hipóteses, o administrador financeiro terá de analisar qual a mais viável a empresa. Pensando como administrador financeiro, qual método de adquirir esse maquinário você escolheria? E como tomaria essa decisão? O primeiro passo é listar as vantagens e desvantagens de cada método de aquisição. Vejamos: • Na compra à vista, o empresário desembolsaria uma grande quantidade em dinheiro, visto que o custo do maquinário é alto. Nesse caso, teríamos de analisar se o desembolso não afetaria o fluxo de caixa da empresa, se esta conseguiria cumprir com suas obrigações financeiras como pagamentos de contas mensais, e contas esporádicas. Talvez um grande desembolso não seja viável, o que seria uma desvantagem, mas, como não trabalhamos aqui com o cenário real de uma empresa (ou seja, não temos acesso ao seu caixa efetivamente disponível, aos custos e receitas mensais, recebimentos e pagamentos), não conseguimos afirmar, com certeza, que esse meio de compra não é bom. A vantagem de comprar à vista, por sua vez, seria que a compra desse bem entraria como um imobilizado, e que a depreciação, desgaste desse bem mensalmente não entraria como um custo total, mas sim seria diluída mensalmente no custo do produto.

License-435225-61505-0-5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Na compra a prazo, a empresa manteria seu disponível, porém adquiriria uma obrigação financeira. Como vantagem, é importante considerar também que, com a compra desse maquinário, a empresa já conseguiria produzir e gerar mais receitas, inclusive para pagar esse investimento. Além disso, como foi uma compra, o maquinário entraria imobilizado, mas os custos de compra e de manutenção comporiam o custo mensal, e não integral. • Com relação a alugar o equipamento, por não ser seu, o maquinário da empresa não entraria no imobilizado, e as parcelas de aluguel entrariam diretamente no custo do produto, o que pode acabar tendo um custo mais alto do que no caso da compra parcelada. Analisando as três opções, o administrador financeiro deve escolher a menos onerosa para a empresa, a que compensa tanto a curto quanto a longo prazo, porque não se deve olhar só o curto prazo. Talvez, hoje, uma forma decisão pareça mais vantajosa, mas, olhando a longo prazo, outra acabe compensando mais. Por isso é fundamental pensar a gestão e a análise financeira de todos os processos de uma empresa. No caso dado, foi preciso pensar no setor de produção e no de contabilidade, ou seja, é preciso entender do processo de produção e também sobre como funciona a contabilidade. Para isso, o administrador financeiro deve tomar conhecimento de como o imóvel será registrado, de como ele será depreciado, dos resultados financeiros que a empresa apresenta e que pode apresentar para chegar à conclusão do mais viável. Esse exemplo é fundamental porque, se o administrador olhasse somente para a área financeira, para o fluxo da empresa, poderia escolher o aluguel da máquina a adquirir uma dívida a longo prazo (como uma compra parcelada), e a compra à vista seria necessariamente a última opção por conta do desembolso financeiro que representaria. Sistematizando, conforme Assaf Neto (2014, p. 42-43), as tomadas de decisão do administrador financeiro têm de ser praticadas tendo em vista as seguintes funções:

License-435225-61505-0-5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Planejamento Financeiro

Processo em que as análises são realizadas, que visa à expansão do capital da empresa e a identificação e ajuste de falhas que impeçam esse crescimento e obtenção do resultado.

Controle Financeiro

Consiste em acompanhar o desempenho financeiro que a empresa vem tendo e identificar desvios acometidos por falhas.

Administração de Ativos

Deve seguir a melhor estrutura, verificando sempre seus riscos e retorno e analisando os melhores investimentos, os mais rentáveis.

Administração de Passivos

É voltada para melhorar a estrutura de liquidez, operando a redução dos custos e dos riscos que a empresa possui ao adquirir fundos para investimento. Também inclui verificação dos riscos. Fonte: Adaptada de Assaf Neto (2014).

Portanto, é fundamental o papel do administrador financeiro para que a empresa cresça continuamente e alcance sempre seus resultados. Entretanto, como vimos, não basta conhecer somente o setor financeiro. É necessário que o profissional da Administração Financeira conheça um pouco de todos os processos da empresa, de todas as áreas e departamentos, pois é tendo essa visão geral que ele consegue analisar a empresa por departamento, verificando quais os pontos que estão desconexos, quais geram maiores custos, se é possível como reduzi-los e de que forma. Assim, juntamente com os gestores responsáveis por cada área, o administrador financeiro consegue montar planos estratégicos de redução financeira, reduzindo gastos que muitas vezes podem ser evitados. Caro estudante, você chegou ao fim desta aula, parabéns! Para complementar seu aprendizado, não deixe de realizar as atividades que acompanham esta aula. Até a próxima!

License-435225-61505-0-5...


Similar Free PDFs