Nomenclatura de hidrocarbonetos PDF

Title Nomenclatura de hidrocarbonetos
Course Química
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 4
File Size 140.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 2
Total Views 123

Summary

Nomenclatura de hidrocarbonetos...


Description

QUÍMICA

Os hidrocarbonetos são os compostos químicos formados por carbono e hidrogênio. A nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:   

Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal; Infixo: Indica se a cadeia possui ou não insaturações (ligações duplas ou triplas); Sufixo: Indica a função orgânica, no caso de hidrocarboneto, sem heteroátomo (outros átomos que não carbono e hidrogênio) termina com a letra "o".

Prefixos: 1- Em hidrocarbonetos com apenas um carbono (C): Met. 2- Em hidrocarbonetos com 2 C: Et. 3- Em hidrocarbonetos com 3 C: Prop. 4- Em hidrocarbonetos com 4 C: But. 5- Em hidrocarbonetos com 5 C: Pent. 6- Em hidrocarbonetos com 6 C: Hex. 7- Em hidrocarbonetos com 7 C: Hept. 8- Em hidrocarbonetos com 8 C: Oct. 9- Em hidrocarbonetos com 9 C: Non. 10- Em hidrocarbonetos com 10 C: Dec. Infixos: 1234-

Hidrocarboneto com apenas ligações simples (Alcano): an. Hidrocarboneto com ligação dupla (Alceno): en. Hidrocarboneto com ligação tripla (Alcinos): in. Hidrocarboneto com 2 ligações duplas (alcadienos): dien.

Alcanos não ramificados: Alcanos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem apenas ligações simples em sua cadeia. Os alcanos podem ser divididos em alcanos ramificados e não ramificados. A nomenclatura dos alcanos não ramificados é dado pelo prefixo + ano. O prefixo indica o número de carbonos. A terminação ANO deriva das ligações simples e do sufixo dos hidrocarbonetos. Exemplos:

CH4 = Metano. C2H6 = Etano. C3H8 = Propano. C4H10 = Butano. C5H12 = Pentano. C6H14 = Hexano. C7H16= Heptano. C8H18= Octano. C9H20= Nonano. C10H22= Decano. Alcenos não ramificados: Os alcenos são formados por cadeias carbônicas abertas que apresentam uma dupla ligação. A nomenclatura dos alcenos não ramificados é formada pelo prefixo + eno. Exemplo: CH2=CH2. Propeno Em cadeias maiores, quando existe a possibilidade de uma ligação dupla em diferentes regiões da cadeia (a partir do buteno) é preciso indicar a posição da dupla ligação. A numeração deve iniciar da extremidade mais próxima da dupla ligação. Exemplos: CH=CH- CH-CH. But-1-eno ou 1-buteno CH-CH=CH-CH. But-2-eno ou 2-buteno Alcinos não-ramificados: Os alcinos são formados por cadeias carbônicas que apresentam ligações triplas. A nomenclatura dos alcinos é dada pelo prefixo + ino. A numeração também deve iniciar da

extremidade mais próxima da tripla ligação. E da mesma forma que os alcenos, em cadeias maiores (a partir do butino) é preciso indicar a posição da tripla ligação. Exemplos: HC≡CH - Etino. HC≡CH2-CH3 - Propino. HC≡CH2-CH2CH3 – But-1-ino Nomenclatura dos hidrocarbonetos ramificados Hidrocarbonetos ramificados são aqueles hidrocarbonetos que possuem uma cadeia lateral ligada a cadeia principal (com maior número de carbonos). Quando os hidrocarbonetos são ramificados, além do nome da cadeia, as ramificações também devem ser indicadas. Para isso, deve-se considerar a cadeia mais longa como a cadeia principal, a qual é numerada e indicam-se as posições das ramificações. No caso dos alcanos, a numeração da cadeia deve ser feita de modo que as ramificações recebam o menor número possível. Exemplos: 1. Alcano com ramificação: 2,2,4-trimetil-pentano.

Já no caso dos alcenos e alcinos a prioridade da numeração deve ser de modo que as ligações insaturadas (dupla ou tripla) recebam o menor número possível. 2. Alceno com ramificação: 4-metil-pent-2-eno.

3. Alcino com ramificação: 4-metil-pent-2-ino

Alcadienos A nomenclatura dos alcadienos termina com o sufixo dieno. Lembre-se que a cadeia mais longa e principal deve conter as duas duplas ligações. A prioridade da numeração deve ser de modo que as ligações insaturadas (dupla ou tripla) recebam o menor número possível. Exemplos: CH2=CH-CH2=CH2. Buta-1,3-dieno ou 1,3-butadieno Nomenclatura dos ciclanos Os ciclanos são hidrocarbonetos que apresentam cadeias fechadas (cíclicas). A nomenclatura dos ciclanos é dada por ciclo + ano. Caso existam ramificações, elas são numeradas a partir da ramificação mais simples e seguindo o ciclo no sentido horário ou anti-horário, de modo que as outras ramificações recebam a menor numeração possível.

Bibliografia: MAGALHÃES, Lana. Nomenclatura de hidrocarbonetos. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/nomenclatura-de-hidrocarbonetos/. TodaMatéria, 01 de agosto de 2019. Acessado em: 08 de janeiro de 2021....


Similar Free PDFs