Objeto de estudo da psicologia da personalidade PDF

Title Objeto de estudo da psicologia da personalidade
Author Wenda Rocha
Course Psicologia Do Desenvolvimento I
Institution Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Pages 5
File Size 62.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 99
Total Views 172

Summary

A psicologia da Personalidade busca entender e explicar como, até que ponto os indivíduos diferem uns dos outros, mas não apenas em aspectos parciais, mas na medida em que cada sujeito forma uma configuração de funções que é mais do que a soma de seus componentes. Tem como objetivo estabelecer a bas...


Description

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE Objetivos próprios o objetivo da Psicologia da Personalidade é o estudo do comportamento normal em todos os seus aspectos. Teorias da personalidade são teorias gerais do comportamento, especialmente quando o principal objeto de interesse é o indivíduo singular, em vez de uma unidade social mais ampla Gols parciais Tente descrever as pessoas de forma útil e confiável das características físicas às que são inferidas do comportamento. Estabelecer as bases para prever diferenças individuais no comportamento das pessoas em situações semelhantes ou iguais. Entenda como certos padrões de comportamento são adquiridos e consolidados. Explique como o comportamento das pessoas muda ou pode ser alterado a partir da compreensão que fatores contextuais e/ou pessoais determinam esse comportamento. Eu quero dizer: Quais características definem uma pessoa (definindo fatores de uma pessoa e sua organização) Como essas características se desenvolveram (fatores que determinaram a configuração de uma determinada estrutura de personalidade) Por que se comporta como se comporta (determinando a conduta de um sujeito em uma situação específica e oportuna). Delimitação sobre outras disciplinas Diferença da Psicologia Social: alguns temas abordados por esse ramo realmente pertencem ao objeto da psicologia da personalidade, por exemplo, pesquisas sobre digitação sexual ou pesquisa sobre agressão e catarse. Diferença da Psicologia Clínica: Psicologia da Personalidade tem sido em grande parte identificada com problemas e métodos clínicos sem se preocupar em estreitar áreas e metodologias próprias.

Relações entre Psicologia Geral e Psicologia da Personalidade psicologia geral Objectivos: estabelecer a base teórica geral para toda a psicologia Descreva e explique as funções do comportamento geral, ou seja, a conduta de sujeitos normais e maduros. Procure princípios universais aplicáveis a todos Usando o método científico Interesse em demonstrar a generalidade e a comunalidade das funções em estudo. Tente deixar de fora diferenças individuais. Sujeito como um agregado de funções parciais

Psicologia da Personalidade Objectivos: estabelecer a base teórica geral para o funcionamento humano estudar como esses papéis funcionam na determinação do comportamento individual. Procure princípios que expliquem as diferenças entre os indivíduos. Use dados da Psicologia Geral É uma extensão e extensão da Psicologia Geral.

Relações entre Psicologia Diferencial e Psicologia da Personalidade Psicologia Diferencial: Objectivos: estudando a natureza das diferenças individuais descobrir as interrelações de processos mentais dentro do indivíduo para fins de classificação e ser capaz de determinar quais são as funções básicas. O modelo geral da estratégia de pesquisa:

Spa - pontuação bruta atribuída à pessoa (P), para representar sua posição em um atributo subjacente (a) Variável VPI (i) em termos dos quais certas reivindicações empíricas sobre personalidade (P) podem ser feitas. Seu número e natureza dependem do procedimento de medição utilizado: respostas de auto-relato, observações diretas de conduta, etc. Ria- indica o grau em que Vi é assumido para conter o atributo subjacente a ser medido. O mais importante sobre essa estratégia é que o significado da pontuação alcançada por uma pessoa deriva da comparação com as pontuações de outras pessoas. Relações entre as duas disciplinas: ambos compartilham sua atenção às diferenças individuais, mas a psicologia da personalidade está mais interessada em explicar sua natureza, origem e efeitos sobre o comportamento, e psicologia diferencial sua quantificação. Para Nuttin: estudar uma pessoa envolve colocá-la em relação a todos os outros indivíduos do grupo de referência. o estudo das diferenças interindividuais é uma forma de estudo de personalidade. Para Allport (perspectiva oposta Nuttin): a própria estratégia de Psicologia Diferencial é insuficiente para abordar os objetivos da psicologia da Personalidade, pois: na Psicologia Diferencial o interesse é focado em funções isoladas e não no tema do comportamento como um todo. na Individualidade Da Psicologia Diferencial é a soma das diferenças registradas no exercício de funções isoladas. A psicologia da Personalidade busca entendere explicarcomo, em que medidaos indivíduos diferem uns dosoutros, mas não apenas em aspectos parciais, mas na medida em que cada sujeito forma uma configuração de funções que é mais do que a soma de seus componentes.

Natureza da Teoria O critério de status científico de uma teoria é sua possibilidade de falsidade, de ser testado.

Um segundo critério é seu valor heurístico: a capacidade da teoria de gerar ideias que possam levar a novas proposições sobre os fenômenos em estudo. A linguagem deve ser objetiva Qualquer teoria pode ser avaliada com base na gama de fenômenos que é capaz de explicar. Toda teoria deve ser simples: princípio científico da parcimônia. Teoria da Personalidade Não há nenhum esquema conceitual comumente aceito. Há muitas teorias com amplo poder simpático, mas com pouco valor heurístico. Há um aumento no desenvolvimento de teorias voltadas para aspectos específicos do comportamento. As teorias da personalidade têm dificuldades em cumprir o princípio da parcimônia e objetividade na linguagem (este último requisito é o mais preocupante, pois traz a falta de consenso entre os pesquisadores) Tentativas de sistematização na aparente dispersão do conteúdo dentro das teorias da personalidade geral: 2 blocos de conteúdo: 1o) Aspectos estruturais e análise de processos 2º) Aspectos dinâmicos 1o) Aspectos estruturais: Os conceitos de personalidade são definidos pelo comportamento observado. Esses elementos conceituais e suas relações formam a estrutura da personalidade e são a base da descrição da personalidade. Olho!!!! não é essa estrutura em si que determina o comportamento, mas será lançada a partir de uma série de processos estabelecidos entre esses elementos estruturais e uma série de outros fatores contextuais, intra e extraorgânicos. Quais são esses elementos que moldam a estrutura da personalidade? são as funções psicológicas que são abordadas isoladamente no estudo geral do comportamento, adicionando o produto de tais funções, uma vez que podem se tornar parte do repertório relativamente estável de potenciais comportamentais que define uma pessoa. Uma boa teoria da personalidade deve incluir níveis nucleares e periféricos:

Níveis nucleares: elementos comuns a todas as pessoas: atributos que não são aprendidos, mas fazem parte da natureza do organismo. Níveis periféricos: elementos diferenciadores entre as pessoas: Sapers periféricos específicos: Indivíduos diferem em intensidade e conteúdo Tipo de currículo periférico: unidades descritivas maiores bloqueadas da organização de elementos periféricos específicos. Aspectos dinâmicos: São os processos que explicam o comportamento, como é adquirido, mantido e alterado: Freud: são derivações dos esforços que o indivíduo desenvolve para reduzir a tensão dos Estados. Rogers: as tendências da agência em desenvolvimento e atualização. Teorias de traço: coloque mais peso na estrutura estática da personalidade. A distinção entre aspectos estruturais e dinâmicos é teórica: o comportamento é resultado da conjunção dos dois. Outros aspectos substantivos: Além dos aspectos estruturais e dinâmicos, há os fatores determinantes do desenvolvimento: determinantes ambientais determinantes genéticos compreender fatores genéticos como limites para o desenvolvimento de características de personalidade, limites dentro dos quais tais características seriam determinadas, essencialmente por fatores ambientais....


Similar Free PDFs