Objeto de estudo da sociologia PDF

Title Objeto de estudo da sociologia
Course Sociologia Integrada
Institution Universidade Paulista
Pages 11
File Size 188.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 12
Total Views 149

Summary

Dinâmico , estuda a operação do mesmo, (tenta responder que faz a sociedade?), dadas as várias nuances (multicausais) que gera um estudo sociológico são gerados diferentes ramos da sociologia, por exemplo. Para estudar um comportamento eleitoral, a sociologia política atua, pois o abandono escolar a...


Description

Objeto de estudo da sociologia O objetivo do estudo é: "Comportamento humano social" Quando uma pessoa estabelece relações com outras pessoas ou outra pessoa e produz uma resposta por ação ou omissão, uma relação de ida e volta é estabelecida; Isso é chamado de "interação" As interações humanas são desenvolvidas em "grupos sociais" e, por sua vez, os grupos se tornam "instituições sociais". O Grupos sociais Encontrando-se em sua totalidade coerente e funcional, temos a "sociedade" e cada sociedade tem sua própria cultura. Em outras palavras, cada sociedade Este Composto por grupos sociais integrados por pessoas. Tanto quanto a cultura é um sistema de instituições, padrões de comportamento e valores de uma sociedade. Divisão de Sociologia: estática, dinâmica Sociologia geral, Sociologia especial, sociologia do direito, Sociologia da educação, Sociologia da política Mais do que divisões são diferentes abordagens do estudo sociológico Estático . Estudos como Este Compôs a sociedade, (como é?), Que São as partes que as integram e, como estão organizadas, estudam a estrutura Dinâmico , estuda a operação do mesmo, (tenta responder que faz a sociedade?), dadas as várias nuances (multicausais) que gera um estudo sociológico são gerados diferentes ramos da sociologia, por exemplo. Para estudar um comportamento eleitoral, a sociologia política atua, pois o abandono escolar atua na sociologia da educação, etc. Relações com outras ciências A sociologia recebe de outras ciências conhecimentos especializados, mas, por sua vez, difere deles. E.g. Antropologia: esta estuda a evolução humana particularizando elementos culturais. Psicologia: Este estudo as ações da mesma pessoa, por outro lado, a sociologia estuda a relação de várias pessoas.

História. Isto estuda casos particulares por exemplo. , a revolução francesa; Estudos da sociologia "a revolução" E nem todos os casos. Economia: estudo de aspectos específicos, produção, distribuição, marketing, etc., a psicologia estuda a interação em geral. Lei: Este é um princípio de regras e normas, mas ao estudar fenômenos sociais jurídicos, a sociologia do direito atua. O sociólogo usa todos eles para fazer as conclusões do estudo em questão. Teoria científica. Teoria social e Sociologia empírica Teoria de médio alcance em Sociologia Teoria científica: são estudos expressos em linguagem precisa e rigorosa que descreve e explica os fenômenos sociais. Teoria social: posições baseadas em "dados empíricos". Sociologia empírica: estudos baseados em observação para um determinado estudo, para "esse tempo e essas condições", não aspiram a condições Generalizar . As teorias da gama média: superar a peculiaridade de cada caso que propõe a sociologia empírica, mas não se tornar uma explicação para sempre e em cada lugar o funcionamento e comportamento da sociedade. Noções do processo de pesquisa, formulação de hipóteses. Pode ser entendida como um processo de pesquisa sociológica, como o conjunto dos procedimentos científicos dos quais se deve ter conclusões gerais dos fenômenos em estudo. Estágios para formular uma hipótese. Escolha do objeto a ser investigado. Observação e coleta de informações. Classificação e análise de informações. Verificação na realidade da hipótese. Se houver verificação, tirar conclusões, mas; reformulando a hipótese .

Comte: Ele nasceu na França em 1798 e morreu em 1857; Chamado de fundador da psicologia. Ele fundou a sociologia positiva ou positivismo (rejeição de toda a metafísica e exigência rigorosa de furar a fatos-a realidade na pesquisa-) ( Metafísica Parte da filosofia de ser como tal, e suas propriedades, princípios e primeiras causas. Forma de discurso com demasiada sutileza em qualquer matéria). Definição de Sociologia (De acordo com COMTE) Primeiro eu chamo de física social, porque eu acho na física o modelo certo para conhecer a sociedade e tirar dele a separação entre Dinâmico e estático -Sempre se referindo à Sociologia. Mais tarde muda o nome pela Sociologia; Parceiro Vem sociedade, Lodge Vem do grego = estudo ou conhecimento.

do

latim

=

De acordo com o Conde "a sociologia é o estudo positivo do conjunto de leis fundamentais típicas dos fenômenos sociais" (isto é, o estudo dos fenômenos sociais). Tem os seguintes caracteres, é teórico, específico e complexo. De acordo com Weber A sociologia é a ciência que explica e compreende a ação social. Dinâmica estática e social. A lei da ordem e do progresso. A sociologia é estudada a partir de uma dupla perspectiva; Estático e dinâmico A estática Trata-se do estudo do indivíduo, da família e da sociedade: São as constantes Diz que o indivíduo predomina a parte afetiva sobre o intelectual; O homem é um ser eminentemente social. A família é um grupo natural, biológico, e instintivo que se origina por meio do casamento insolúvel, é a unidade social em que a sociedade se baseia. Comte disse que nos cansamos de atuar, mesmo pensando, mas nunca nos cansamos de amar. Do social estático Comte extrai o so-called Lei da ordem Pelo qual será possível antecipar os fenômenos e descobrir sua gênese e, portanto, as mudanças não ocorrem violentamente. Sociologia dinâmica É o mais desenvolvido e definido como aquele que estuda "o movimento necessário e contínuo da sociedade" .

A dinâmica Este Subordinado à estática social por Qur Para entender a mudança social, fazemos isso a partir da ordem social, desta parte resultou a Lei do progresso . O objetivo do estudo é o progresso da humanidade. Lei dos três (3) estágios A dinâmica tem 3 estágios Teológica Metafísica Positivo O teológico , o homem explica os fatos sociais, apelando para os seres sobrenaturais, é atribuída tudo aos deuses, bem como os prémios e punições. O estado teológico tem 3 fases ou momentos históricos fetichismo, politeísmo, monoteísmo. EL metafísico Parte do monoteísmo todas as forças estão em um ser superior, o conhecimento científico não pode prosperar nesta arena; O poder Este Em sacerdotes e juristas. Finalmente apareceu o estádio positivo , que abrirá o caminho para o conhecimento científico, o poder espiritual deve estar no poder dos homens sábios. Esta etapa final será coroada com a sociologia como uma ciência positiva. Classificação das Ciências e suas hierarquias De acordo com a matemática de Comte é a primeira ciência, em seguida, segue-o, física, química, biologia, Sociologia (o Mais Complexo), cada um é baseado no precedente. O método histórico Para a ciência positiva o método é a observação, a experimentação, e o resultado ou a formulação das leis científicas, que descrevem e explicam os fenômenos naturais ou sociais. Comte não finge procurar as causas dos fatos, mas explicá-los por leis. O método positivo tem algumas características. O princípio do acordo com a realidade (para abordar os fatos como os sentidos os percebem). Subordinando a imaginação à observação (não ver o que queremos, mas o que observamos) (objetividade). Relatividade de noções, (como o conhecimento acumula conceitos e definições de mudança).

Irredutibilidade de cada ciência (cada ciência tem seu campo de estudo). Possibilidade de previsão (a ciência permite prever os fatos) O método histórico é parte do pressuposto de que a natureza humana evolui, mas não muda. Ele fingiu criar a religião da humanidade cujo lema é "amor em princípio, ordem pela base, progresso finalmente. Ele adora a mulher como mãe esposa e filha. Emile Durkhein Nascido na França 1858-1917 foi judeu, foi professor de filosofia e foi o 1º na sociologia do ensino na França escreveu "as leis do método sociológico", entre outros. O início da O S Sociologia científica Toda sua preocupação era estudar os fatos sociais desterrándolos preconceitos e os elementos subjetivos que interferem no estudo deles. Os fatos sociais são explicados pelas causas sociais e leis que derivam deles. Conceito de fato social: definição O problema de defini-lo como algo. Os fatos sociais são as maneiras de fazer, pensar e sentir, externo aos homens por exemplo. Grupos familiares, contratos de educação, estado, etc. Em relação a lidar com fatos como coisas, Durkehin Diz que "coisa" é um objeto de conhecimento, "que é compreendido através de observações e experimentos. As regras do método sociológico Como estudar fatos sociais? Preconceituantes, preconceitos. Para ter conhecimento confiável há regras a seguir e há 3: Preconcepções, preconceitos e a utilização de critérios cientificamente construídos devem ser sistematicamente eliminados (por Os católicos acreditavam que com a lei de divórcio eles iriam aumentar as dessoluções conjugais, mas com um estudo científico, mas foi demonstrado que esta lei não influencia que não há Mais Divórcios. ). Evite o domínio de idéias vulgares para direcionar sua atenção para os fatos. Ou seja, você deve definir o fato social de antemão, partindo de tudo o que é dito vulgarly.

Você tem que ficar longe dos sentimentos ou impressões de caráter subjetivo. (Devemos ter objetividade) o estudo deve ser abordado a partir de um ângulo que o isola de suas manifestações individuais. Max Weber Ele nasceu na Alemanha em 1864 e morreu em 1920. Seu trabalho Mais Importante "economia e sociedade"; O político e o cientista "era um homem de opinião ampla e independente era um ateu e fez trabalho sobre" influência do comportamento na ética e economia. " Em seu desejo de construir uma ciência social que separa os julgamentos de valor em fatos sociais o levou a formular "neutralidade de valor" Sociologia abrangente Consiste em não separar as instituições e estruturas sociais, das múltiplas atividades que os homens desenvolvem, e que os homens são aqueles que criam e definem as estruturas sociais Weber define a sociologia como a ciência que explica e compreende a ação social. Existem dois tipos de compreensão A corrente e imediata. A explicação No atual e imediato podemos entender o significado de uma soma ou multiplicação. No explicativo e vemos entender os motivos dos atos. Julgamentos de valor e fato nas ciências sociais Um dos problemas que ele abordou foi entre os julgamentos de valor e aqueles de fato. O que Weber não admitiu foi que ele deve ser apresentado como convicções científicas, pessoais e subjetivas (subjetivo = juízo de valor) através do desfiamento observações empiricamente verificáveis. Fatos e valores são executados separadamente e o professor deve ensinar a diferença entre Pesquisar cientificamente e ter convicções. Um dos problemas que Weber endereçado era a relação entre o factual e o evaluative, para Weber não há nenhuma hierarquia de valores que os fatos sociais têm que ser estudados dentro de uma parcela complexa das causas. Os tipos ideais

A sociologia de Weber concentra seus estudos em ação social. A ação social é um comportamento humano com um sentido atribuído pelo sujeito. O tipo ideal é um conjunto de conceitos que o especialista em ciências sociais forma, com o único propósito de pesquisa social, os tipos ideais de ação social são 4 Fundamentação das modalidades de : determinado pelas expectativas para a realização de próprios fins, por exemplo. Competir para ter o título de uma cadeira. Racional de acordo com os valores Determinado pela crença Ciente Em valor (ético, estético, religioso, etc.). de uma determinada conduta não relacionada com o resultado, por exemplo. Quem trabalha inspirado em mandatos que o obrigam a agir assim Conscientemente. Ação afetiva : Especialmente emocional, determinada por afeições e Estados sentimentais atuais; E.g. Paixões momentâneas, vingança, ciúme, etc. Estrutura social do conceito da sociedade; Noção, necessidades sociais termina da sociedade Sociedade É uma pluralidade de pessoas que vivem em um determinado território e que formam grupos para a satisfação das necessidades sociais e que têm uma cultura comum. Das sociedades de modernidade coincidem com as Nações (exceto para raras exceções, como o país basco. Estrutura social é um conjunto de relacionamentos estáveis entre as partes de um conjunto , eles são formados com os grupos sociais que atendem às necessidades básicas para permitir que a sociedade transcenda seus membros, e para satisfazer suas necessidades vitais. A sociedade assegura a sua permanência através da sua estrutura social. As necessidades vitais de seus membros, por sua vez, são os fins da sociedade. Os propósitos são: Renovar seus membros; Necessidade de reprodução (casamento, família) necessidade de alimentação; Grupos econômicos que produzem e distribuem bens e serviços. Promover diretrizes culturais para novos membros (socialização, educação). Risco de auto-destruição, a segurança é essencial (os grupos políticos cumprem essa função). Necessidades espirituais; (grupos religiosos cumprem essa função).

Trabalho e lazer (é canalizado por grupos que cumprem esta função). Os meios para atingir esses objetivos são por meio de instituições que são normas, usos e costumes cujo objetivo é o cumprimento de fins sociais. E.g. Uso do casamento, despedida de solteiro; Custom, fidelidade; Leis, registro civil, idade etc. Funcionalismo e o estudo da sociedade; Estabilidade de consumo. A estrutura e as funções sociais. Manifesto e função latente. Disfunção. Para a sociedade funcionalistas é um Sistema Que Este Constituído por uma estrutura que permanece no tempo. Esta teoria também é chamada Sistêmica . Dentro da sociedade do sistema há 4 subsistemas que C/U cumpre com um ou Mais Funções e entre os quatro interagem. subsistema que permite a socialização , destina-se a transmitir padrões culturais de uma geração para outra através do processo de socialização. subsistema que satisfaz a necessidade de produção e distribuição de bens . subsistema que deve respeitar a manutenção da ordem social (política). subsistema que atende às necessidades de controle (controla tudo, estabelece comportamentos de vida através de normas, jurídicas, religiosas, etc.) Estabilidade deriva da permanência de eventos sociais Mais Para além das pessoas. Funcionalidade Se os subsistemas atenderam aos seus objetivos, dizemos Funcional E se não se encontrarem, dizemos que é Disfuncional. Dois tipos de funções são diferenciados: Manifesto, são as conseqüências objetivas para a sociedade, são queridos e reconhecidos. Não são explicitamente desejados ou Conscientemente Reconhecido. E.g. Quem compra um relógio Rolex não por seu design e qualidade, mas para demonstrar a outros alta posição social. Marxismo Marx e a concepção da sociedade

O sistema capitalista: características Crítica da sociedade capitalista. Análise materialista da história. O Revolução Mudança na infraestrutura e estrutura Consciência política e classes sociais: consciência em Sim E se Para Marx, a sociedade capitalista não se baseia no consumo, mas na luta de classes, uma que possui os meios de produção (burguesia) e o outro a força de trabalho (proletariado). No na vida social a força que causa a mudança é o fator econômico. De acordo com Marx o fator econômico condiciona todos fatores restantes (cultural, político, etc. legal. Etc . Para Marx, a sociedade capitalista gera as mais altas contradições entre a burguesia e o proletariado. Quando o proletariado se conscientizar do "Sim" e da consciência para o "Sim" (revolucionário), quando se conscientizar de sua capacidade de mudar a situação, uma sociedade sem classe será criada e a exploração humana desaparece. Comunidade e sociedade Antecedentes da distinção: Ferreira , Tonnies E. Durkhein , Max Weber. Características que distinguem a Comunidade da sociedade; Normas, urbanização econômica, famílias tradicionais e sociedades modernas. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Sociedade das massas, sociedade Industrial. Como Tonnies (1887) a Comunidade é um modo de vida que deriva de uma base orgânica-tem uma identidade natural de vontades, mesmo que não esteja consciente disso. Este conceito opõe-se ao da sociedade criada por vontades racionais e arbitrárias, seu modo de vida é adquirido, então desenvolve as diferenças. ; Entre outros: Regulamentos , nas comunidades os mecanismos de controle são os usos, costumes, tradição; Nas sociedades é o direito. Economia , nas comunidades a economia é baseada na exploração da terra e sua propriedade gera o poder. Nas sociedades a economia é industrial e a riqueza está acumulando o dinheiro. Urbanização , na vida das comunidades é rural; Na sociedade é urbano.

Família , nas comunidades os laços são familiares, fundamentais, coexistem várias gerações, é uma unidade de produção; Na sociedade, a família prevalece sobre a família nuclear, menina, é uma unidade de consumo. Para Weber a base de seu Sociology constitui ele ações sociais isto é seres humanos que interagem. Existe Ação social Quando a conduta de um Este Dirigido pelas ações de outro. Com base neste conceito Weber diferencia a Comunidade da sociedade, na Comunidade prevalecer as ações sociais afetivas e tradicionais na uma mão nas sociedades prevalecem as ações racionais. Para os seres humanos de Weber desenvolva uma evolução de suas ações do irracional (costumes) aos racionais (meios e extremidades) e a passagem da Comunidade à sociedade marca esta evolução. A distinção entre sociedades tradicionais e modernas está na evolução do desenvolvimento econômico de uma sociedade subdesenvolvida tradicional baseada na economia de subsistência para uma sociedade moderna desenvolvida em um consumo elevado da maioria, do População em uma base da economia industrial. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Sociedade das massas, sociedade PosIndustrial. Samuelson coloca objetivamente desenvolvidos e subdesenvolvidos.

os dados que diferenciam os países

América. A Europa e o Japão são 18% da população mundial e consomem 55% da renda mundial. O diferente grau de desenvolvimento afeta a qualidade de vida, tanto na educação, saúde, urbanização, etc. Os problemas económicos devem ser revertidos acelerando a prossecução do desenvolvimento. No que diz respeito à sociedade de massa, há pelo menos duas posições diferentes Para Sociedades que se afastam dos parâmetros tradicionais e têm indicadores de desenvolvimento social, por exemplo. Participação em decisões políticas Os meios transmitem a informação e a população Este Pronto para a compreensão da recepção. Infraestrutura adequada a nível tecnológico.

Um alto consumo. Admiradores dizem: Há igualdade entre os seres humanos, promover a aquisição de status por sua capacidade e é visualizado por sua capacidade vertical Aproximação à democracia Desenvolvimento tecnológico e científico que possibilita melhor qualidade de vida. B O contrário ao exposto a outra posição a sociedade maciça é aquela por meio da disciplina do propaganda à população. O objetivo é a produção incentiva o consumo de objetos que criam falsas necessidades, criando um circuito irracional, para cumprir esta finalidade eles trabalham Mais E com mais consumado Mais Objetos supérfluos. Por outro lado, as ciências sociais consideram que estamos diante da sociedade Pos Industrial cujas características são: Em economia, o papel dos serviços é acentuado em detrimento da indústria. A estratificação social é por níveis ocupacionais (as capacidades são privilegiadas no capital fixo). A incerteza sobre o futuro econômico é reduzida. As paixões políticas separadas por decisões técnicas e fundamentadas baseadas na evolução tecnológica são superadas....


Similar Free PDFs