Perio Unidade II PDF

Title Perio Unidade II
Author Luana Gomes
Course Periodontia
Institution Universidade Tiradentes
Pages 2
File Size 103.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 17
Total Views 126

Summary

Download Perio Unidade II PDF


Description

PERIO UNIDADE II CURETAGEM/GENGIVECTO MIA/GENGIVOPLASTIA Não requer incisão nem sutura. Raspagem mais profunda. Prevê uma limpeza da parte do epitélio do sulco. Ainda é considerada uma técnica cirúrgica. É uma técnica empregada para se obter acesso e visibilidade da área a ser tratada no dente e estruturas de suporte afetadas pela doença periodontal. Espaço biológico: Vai da margem gengival até a crista óssea do rebordo alveolar. 3mm aproximadamente. Técnicas cirúrgicas: Curetagem fechada. Gengivectomia/gengivoplastia. Cirurgia a retalho. Cirurgias mucogengivais/plástica periodontal. 1. CURETAGEM FECHADA: Indicação: Bolsa gengival rasa (até 3,5mm). – só dá acesso a elas. Média – 3,5 a 5,5mm – bolsa grande >5,5mm. É uma técnica limitadora por só ser indicada para bolsas rasas. Contraindicação: Bolsas profundas. Bolsas abordando ou envolvendo junção mucogengival (separação da gengiva inserida e queratinizada para gengiva não queratinizada) – não dá pra acessar a bolsa pois tem gengiva queratinizada impedindo acima dela. Tecidos gengivais fibrosos ou densos. Defeitos ósseos subjacentes. OBS: tamanho da gengiva queratinizada e inserida que deve ter apoiada no dente para ser saudável – 1mm. Supra óssea – acima da crista óssea. Infraóssea – abaixo da crista óssea. Técnica cirúrgica:

1. Anestesia. 2. Raspagem e alisamento radicular – objetiva chegar no cálculo. 3. Coloca a cureta no fundo da bolsa e raspa. 4. Vira a cureta para a parte gengival e faz a raspagem “ao contrário” – raspagem do epitélio do sulco – curetagem gengival – atualmente não é necessário fazer isso, já foi comprovado que os MO não ficam ali aderidos – corre o risco de lacerar toda a gengiva com essa raspagem. 5. Irrigação da bolsa gengival (clorexidina ou tetraciclina dissolvida) ou remoção de tecido granulomatoso solto. 6. Pressão digital na margem gengival para conter a hemorragia – remove bolhas de ar que atrapalham a cicatrização. OBS: tirar tecido de dentro da bolsa (restos de sangue e raspagem e tecido de granulação) – dificulta a irrigação, o que fazer? Passar fio dental. 2. GENGIVECTOMIA: É um procedimento cirúrgico de eliminação da bolsa periodontal por excisão de sua parte mole, seguida de raspagem e alisamento radicular. Efetiva na redução das bolsas, mas é limitada quanto as indicações e contraindicações. GENGIVOPLASTIA – criar um contorno anatômico e funcional, frente a defeitos de forma e volume gengivais (remodelação plástica). GENGIVECTOMIA – erradicação da bolsa periodontal verdadeira supra óssea (tratamento periodontal). Indicações: Hiperplasia gengival – bolsa falsa. Anomalias gengivais de forma e volume. Erupção passiva retardada. Bolsas periodontais supra ósseas e regulares num mesmo sextante – bolsa verdadeira. OBS – bolsa falsa/ gengival / hiperplasia – sempre acima da crista óssea. Contraindicações: Faixa insuficiente de gengiva inserida. Necessidade de tratamento ósseo – não dá acesso a tecido ósseo. Áreas com comprometimento estético. Bolsas periodontais infraóssea.

Técnica cirúrgica: 1. Demarcação das bolsas – devem ser regulares no mesmo sextante. 2. Incisão primaria em bisel invertido ou bisel externo – ponta da lamina em 45° em relação ao eixo do dente – no ponto sangrante ou 1mm abaixo do ponto sangrante. OBS- deixa 2mm de gengiva queratinizada e por isso é contraindicada para área estética pois ira deixar a raiz exposta. 3. Incisão secundaria no mesmo sentido e caminho da incisão primaria só que no espaço interdental. 4. Remoção do tecido de granulação incisado com curetas – irrigação. 5. Raspagem e alisamento radicular. 6. Regularização dos bordos das incisões – gengivoplastia (remodelação da gengiva) – pode usar uma tesoura serrilhada ou parte convexa o bisturi de “kirton”, ou o bisturi bart parker com lamina 15 – rala a gengiva e a regulariza. 7. Irriga com soro gelado – por ser área cruenta – cicatrização por 2 intenção. 8. Fazer hemostasia natural pelo efeito tampão da saliva. 9. Proteger a área com cimento cirúrgico ou não? Remove com 48h e usa medicação pósoperatória. OBS: cimento cirúrgico não cola em local com sangue. 10. Bochecho com clorexidina. 11. Depois de remover o cimento fazer a remoção superficial da placa para não remover o tecido de cicatrização (pseudomembrana branca). ESTÉTICA GENGIVAL ANTERIRO – ZENITH DENTAL Leva em consideração a largura e altura das unidades dentárias. Posicionamento do incisivo central da margem mais apical da gengiva é o local que vai observar para determinar o Zenith. Acompanha a linha do sorriso – caninos mais altos, incisivos centrais grandes e laterais menores ainda. Incisivos laterais 1 a 2mm abaixo do incisivos centrais e central e caninos na mesma altura. Levar em consideração a inclinação no longo eixo do dente – incisivos centrais são quase paralelos a linha média. Inclinação em relação a linha média:

Incisivos: 1° Canino: 3° - tem o Zenith mais alto. Lateral: 2° Pré-molar: 1º...


Similar Free PDFs