Pesquisa Iconográfica PDF

Title Pesquisa Iconográfica
Author Gabriele Oliveira
Course Fotografia E Imagem
Institution Universidade Tuiuti do Paraná
Pages 3
File Size 378.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 19
Total Views 140

Summary

Análise de música e referência visual do movimento brasileiro tropicalha, com desenvolvimento fotográfico...


Description

Pesquisa Iconográfica Panis Et Circenses – Os Mutantes

Eu quis cantar Minha canção iluminada de sol Soltei os panos sobre os mastros no ar Soltei os tigres e os leões nos quintais Mas as pessoas na sala de jantar São ocupadas em nascer e morrer Mandei fazer De puro aço luminoso um punhal Para matar o meu amor e matei Às cinco horas na avenida central Mas as pessoas na sala de jantar São ocupadas em nascer e morrer Mandei plantar Folhas de sonho no jardim do solar As folhas sabem procurar pelo sol E as raízes procurar, procurar Mas as pessoas na sala de jantar Essas pessoas na sala de jantar São as pessoas da sala de jantar Mas as pessoas na sala de jantar São ocupadas em nascer e morrer Composição: Caetano Veloso e Gilberto Gil



Análise da letra:

Panis et Circences significa Pão e Circo e refere-se à uma política romana usada para agradar o povo. Eles davam pão e ofereciam diversão, e o povo se contentava com isso, sem questionar. Atualmente isso continua. O governo promove soluções paliativas que podemos chamar de "pão", enquanto que as emissoras de TV, oferecem diversão pouco construtiva na forma, por exemplo, de novelas que não enriquecem o senso popular, mas se aproveitam do senso comum e o propagam para terem mais audiência, enquanto que Hollywood encanta com efeitos especiais e faz todo mundo esquecer que a arte do cinema poderia ser usada para solucionar problemas humanos, e isso seria o "circo”. "Panis et Circensis" entrou no disco que leva o mesmo nome lançado pelo movimento Tropicália. Escrita por Gil e Caetano Veloso, o ar da voz de Rita Lee uma Rita com seus quase vinte anos, tocando instrumentos diferentes, além de flautas, banjo e percussão, escrevendo letras e dando um ar mais leve às músicas. Uma música muito simples, de apenas quatro estrofes, sendo deles, três contendo uma parte interpretativa e outra, menos profunda (mas não menos importante), contendo o refrão. À começar pelo período, a Ditadura Militar já estava abrigada no Brasil e enraizando suas primeiras medidas. Nada ainda tão sério, surge a música como a distração, e como alerta pra distração do momento.



Movimento Tropicália

O tropicalismo teve uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda como, por exemplo, o concretismo. O tropicalismo, também conhecido como Tropicália, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas como, por exemplo, a pop art. O tropicalismo inovou também em possibilitar um sincretismo entre vários estilos musicais como, por exemplo, rock, bossa nova, baião, samba, bolero, entre outros. As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa. Críticas recebidas O movimento tropicalista não possui como objetivo principal utilizar a música como “arma” de combate político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Por este motivo, foi muito criticado por aqueles que defendiam as músicas de protesto. Os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical já era uma forma revolucionária. Uma outra crítica que os tropicalistas receberam foi o uso de guitarras elétricas em suas músicas. Muitos músicos tradicionais e nacionalistas, acreditavam que esta era uma forte influência da cultura pop-rock americana e que prejudicava a música brasileira, denotando uma influência estrangeira não positiva.



Referências Visuais...


Similar Free PDFs