PORTFÓLIO ACADEMICO PDF

Title PORTFÓLIO ACADEMICO
Author BRUNO CERQUEIRA
Course Geografia: Ética e Cidadania
Institution Universidade Federal de Santa Maria
Pages 8
File Size 446.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 36
Total Views 132

Summary

PORTFÓLIO ACADEMICO SOBRE AS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE
GEOGRAFIA ÉTICA E CIDADANIA...


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS SANTA MARIA CURSO BACHARELADO EM GEOGRAFIA

PORTFÓLIO ACADEMICO SOBRE AS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ÉTICA E CIDADANIA

Bruno Pereira Cerqueira

Santa Maria, RS, Brasil 12/05/2019

Bom, começarei com a minha apresentação e depois partiremos para apresentação do professor que aplica a disciplina de Ética e Cidadania. Me chamo Bruno Cerqueira, tenho 23 anos e sou natural do município de Santana do Livramento, onde vivi com trocas culturais muito acentuadas, já que somos fronteira. Atuo como artista visual nos momentos de lazer e estou nessa função acadêmica desde o ano de 2015, onde ingressei pro curso de Química, aqui na UFSM mesmo. Após longos e tortuosos 5 semestres, criei coragem e optei por trancar o curso e repensar minhas escolhas para um futuro saudável mentalmente. Dentre tantas formas criativas que este trabalho poderia ser feito, optei por uma conversa escrita, onde procurarei evitar a formalidade e encontrar um caminho mais próximo de conexão aluno-professor. Venho então por meio deste texto apresentar o professor que rege as aulas, a quem conhecemos como César de David, ou apenas como César. Graduado em Geografia - Licenciatura Plena no ano de 1990 pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Especializou-se em Geociências entre os anos 1990 e 91, seguiu aprimorando seus conhecimentos e em 1995 virou mestre. Em 2005 concluiu seu Doutorado pela UFSC e foi ampliar seus conhecimentos na França, e em busca do pós-doutorado, passou de 2014 há 2015, apreciando um bom vinho, suponho.

Após essa breve apresentação das duas pessoas envolvidas diretamente a esse trabalho, darei continuidade no portfólio na forma de tópicos.

Tópico 1: Introdução à cadeira: Houve a apresentação do curso e da disciplina: Matéria inserida ao novo currículo, os alunos apresentaram-se e foi passada a programação do semestre. Num clima tímido, o professor relatou fatos da sua vida para que os alunos não se sentissem intimidados e assim poder extrair o máximo de interesse dos presentes em aula.

Tópico 2: Funcionamento da educação no Brasil: Foi apresentado pelo professor o tema sobre “educação básica, graduação e as suas respectivas pós”. Foram apresentados também os órgãos responsáveis por esses processos, seus conceitos, suas funções e finalidades. Foi sugerido também leituras interessantes como complementação.

Tópico 3: História da UFSM: Idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, foi criada com a denominação de Universidade de Santa Maria – USM. O ato oficial de criação da Instituição deu-se juntamente com a criação da Universidade Federal de Goiás, no dia 18 de março de 1961, em cerimônia realizada na cidade de Goiânia. Ao partir dessas informações, tivemos uma aula importante sobre como se formam as instituições, apresentação da universidade a qual estamos inseridos. Apresentou também importantes siglas e os seus significados, como: CnPq, PIBID, Pibiq, Lattes e as suas funções dentro da instituição. Nos foi mostrado também o site da UFSM e seus recursos, por meio de slides.

Tópico 4: Morro Cechela: Veio a ser a primeira saída de campo, onde visitamos o morro para o conhecimento de sua formação e influência no cotidiano; tivemos a presença de mais 2 professores e a integração da turma em meio à natureza. Nos foram apresentadas formas de interpretar mapas e atividades das quais aprendemos sobre Santa Maria como um organismo vivo e interligado. Com sua ingestão de recursos, distribuições de renda, descarte de dejetos e convervação.

Tópico 5: Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB): Nos foi apresentado o seu surgimento, localidade da sede, cidades, estados e a função da instituição. Fundada em 17 de setembro de 1934, por iniciativa do professor francês Pierre Deffontaines, juntamente com os professores Rubens Borba de Morais, Caio Prado Júnior, Luís Flores de Morais Rego, localizou-se primeiramente na Avenida Angélica, 133, em São Paulo — residência do professor Deffontaines, que se encontrava no Brasil para a implantação do curso de história e geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da recém instalada Universidade de São Paulo.

6: Atividade em aula I: Tivemos a presença de duas alunas e graduadas em Geografia em sala de aula, onde nos foi apresentada a atividade da teia, trazida com o intuito de aproximação entre os alunos. A integração cumpriu o seu objetivo com êxito total e exemplar.

Tópico 7: Atividade em aula II O professor solicitou que fizéssemos uma discussão em grupo sobre ética e moralidade, onde pudemos avaliar e analisar o trabalho dos colegas. Após isso fizemos um comparativo entre os grupos. Foi passada uma lista de questões, onde o grupo debateu e mesmo com certas discordâncias chegou a uma conclusão.

Tópico 8: Coordenadora. Recebemos a visita da coordenadora do curso de Geografia, chamada Sandra. Explicou a formação das geografias licenciatura e bacharel, funcionamento, processo de passagem e incentivos necessários para que os alunos permaneçam no curso.

Tópico 9: Texto Ética x Filosofia Um texto foi dado pelo professor, para que os alunos debatessem em aula e discutissem. O professor Cesar disponibilizou um texto sobre a diferença do Eu e os Distintos a mim, onde foi resumido e debatido entre os distintos grupos! Tópico 10: Hannah Arendt e Josué de Castro O professor apresentou duas figuras importantíssimas para a Filosofia e para a Geografia. Hannah foi uma filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX. E mais conhecido como Josué de Castro, foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome.

Tópico 11: Papel do Geografo no mercado Foi explicado o papel do geografo no mercado de trabalho, tanto o bacharel quanto o licenciado e os termos que o profissional deve cumprir.

Tópico 12: Conversa e debate sobre Milton Santos Foi nos apresentado um texto do renomado Milton Santos. Onde foi pedido que fizéssemos grupos. Resumimos e debatemos sobre, com o intuito de perceber as divergências e concordâncias.

Tópico 13: Auditório, Rosane mello, ações afirmativas Conversa importante sobre as ações afirmativas na Geociências. Onde vemos uma geografia tão ampla, a pluralidade deve ser respeitada. Mas como? Com ações que nos garantam e afirmem um espaço de garantia no mercado de trabalho e numa formação de qualidade e exemplar.

Tópico 14: Cidadania Introdução e suas derivações, nosso papel como cidadão num âmbito com políticas atuais. Em seguida, a pedido do professor, formamos grupos e discorremos sobre um texto do qual tiramos algumas conclusões sobre o tema. Tópico 15: Auto avaliação Para o encerramento das atividades, o professor Cesar nos surpreendeu com uma avaliação, da qual os alunos tiveram que avaliar o próprio rendimento. E aqui deixo uma ressalva. Uma cadeira tão importante e com uma didática tão amigável e eficiente se mostra tão necessária quanto as outras. Me faz encher os olhos pensar que mais alunos poderão ter a mesma oportunidade de ensino. Obrigado!...


Similar Free PDFs