Prática - Observação de células de raiz de cebola PDF

Title Prática - Observação de células de raiz de cebola
Author Eduardo Gonçalves
Course Embriologia E Biologia Celular Aplicada À Odontologia
Institution Universidade Metodista de São Paulo
Pages 3
File Size 194.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 117
Total Views 160

Summary

Aula prática sobre observação de raiz de cebola para observação de mitose....


Description

INTRODUÇÃO ATIVIDADE 5 – OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS DE EPIDERME DE CEBOLA Todos os seres vivos são compostos por células. A célula é um pequeno elemento de dimensões microscópicas que constitui a unidade básica da vida. Apresenta uma grande diversidade morfológica e funcional. As células dividem-se em dois grandes grupos: as células Eucarióticas as células Procarióticas. Os seres que possuem células procarióticas são as bactérias enquanto animais e vegetais apresentam célula eucariótica. A célula vegetal é muito semelhante com a célula animal embora apresente algumas diferenças, entre elas, a parede celular, vacúolo e os cloroplastos. A célula vegetal é dividida em: - Componentes protoplasmáticos: que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos. - Componentes não protoplasmáticos: que são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.

Parede celulósica As células vegetais possuem um envoltório externo, espesso e relativamente rígido: a parede celulósica, também chamada membrana esquelética celulósica. A parede primaria fina e flexível, de modo a permitir o crescimento celular. Depois de atingir o tamanho e a forma definitiva cria-se a parede secundaria, essa sendo mais espessa e resistente. A celulose, constituinte da parede secundaria, é secretada pela membrana plasmática e se deposita entra essas duas camadas de parede celular. A parede das células vegetais é constituída por longas e resistentes microfibrilas do polissacarídeo celulose. As microfibrilas celulósicas se mantém unidas por meio de uma matriz formada por glicoproteínas (proteínas ligadas a açucares), hemicelulose e pectina (polissacarídeos). Dentre as funções da parede celular podemos destacar: absorção, transporte e secreção de substancia e defesa contra agentes patogênicos como bactérias e fungos.

é

Vacúolos O vacúolo é uma organela exclusivamente das células vegetais, são grandes bolsas que ocupam grande parte da estrutura intracelular, tem como principal função o armazenamento de água. São delimitados pelo tonoplasto, membrana lipoproteica e são exclusivos das células vegetais. Nas células vegetais jovens, são numerosos e pequenos. Conforme a célula cresce, eles se fundem em um único, grande e bem-desenvolvido vacúolo.

Plastos Plastos são orgânulos citoplasmáticos encontrados nas células de plantas e de algas. Sua forma e tamanho variam conforme o tipo de organismo. Os plastos podem ser separados em duas categorias: 



cromoplastos (do grego chromos, cor), que apresentam pigmentos em seu interior. O cromoplasto mais freqüente nas plantas é o cloroplasto, cujo principal componente é a clorofila, de cor verde. Há também plastos vermelhos, os eritroplastos (do grego eritros, vermelho), que se desenvolvem, por exemplo, em frutos maduros de tomate; leucoplastos (do grego leukos, branco), que não contêm pigmentos.

Os cloroplastos produzem substâncias orgânicas através do processo de fotossíntese. Nesse processo, a energia luminosa é transformada em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas fabricadas. As matérias-primas empregadas na produção dessas substâncias são, simplesmente, gás carbônico e água. Durante a fotossíntese, os cloroplastos também produzem e liberam gás oxigênio (O2), necessário à respiração tanto de animais quanto de plantas.

CEBOLA

Foto de uma lâmina ao microscópio contendo células de epiderme de cebola.

Ao observar as células de cebola pelo microscópio, o que mais chama atenção são o formato das células, delimitadas por suas respectivas paredes celulares. Cada célula possui um formato padrão, variando apenas em pequenos detalhes. O núcleo sempre isolado no canto da célula, devido ao vacúolo que ocupa quase toda a parte

intracelular. Nesta ampliação não é possível visualizar todos os componentes celulares, pois estão além do que o microscópio ótico consegue visualizar....


Similar Free PDFs