Presbiacusia - o que é ? sinais, dados, caso clinico PDF

Title Presbiacusia - o que é ? sinais, dados, caso clinico
Course Fonoaudiologia
Institution Universidade Potiguar
Pages 2
File Size 52.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 38
Total Views 118

Summary

dados sobre presbiacusia, aspectos, caso clínico, primeiros sinais...


Description

PRESBIACUSIA INTRODUÇÃO  A presbiacusia é uma perda gradual auditiva, bilateral associada ao

envelhecimento devido à degeneração progressiva das estruturas cocleares e das vias auditivas centrais. Na presbiacusia, a perda auditiva geralmente se inicia nas frequências altas e então, progride para os sons de média e baixa frequência.

 Significa audição do velho, (presbi = envelhecimento + acusia = surdez).  Juntamente com a idade, o aparelho auditivo começa a instalar alterações

estruturais, como por exemplo: aumentando o tamanho do pavilhão auricular; enrijecimento devido a diminuição das fibras elásticas da membrana timpânica, e limitação dos movimentos da cadeia ossicular, devido os processos degenerativos articulares decorrentes da osteoporose.

CAUSAS  Origem multifatorial; - Alterações estruturais do aparelho auditivo - Perda progressiva no epitélio sensorial e nos componentes do labirinto, assim como na cóclea; - Declínio sensorial e o cognitivo (demência e depressão).

TIPOS  Existem quatro tipos de presbiacusia: sensorial, neural, metabólica e mecânica.  A presbiacusia sensorial é um tipo de perda simétrica, sensorioneural e bilateral, que inicia-se por volta da meia idade, e evolui lentamente, de acordo com o avanço da idade. É a perda mais comum, e que envolve a lesão das células ciliadas, ou seja, quando há atrofia das células de sustentação do órgão de Corti.  A presbiacusia neural é um tipo de perda progressiva, que acomete a compreensão da fala e que é caracterizada pela lesão degenerativa dos neurônios na via auditiva e cóclea ocorrendo diminuição do número de unidades neurais funcionais disponíveis. Há uma perda dos neurônios cocleares.  A presbiacusia metabólica é um tipo de perda que é caracterizada pela atrofia das estrias vasculares que acomete as frequências agudas e graves. O que difere a presbiacusia metabólica da sensorial, é que uma ocorre a nível de células ciliadas, e a outra, ocorre a nível vascular. É comum ter início insidioso, entre a terceira e sexta década de vida, e progride lentamente.  A presbiacusia mecânica é um tipo de perda que é decorrente de processos atróficos da cóclea que acarretam modificações nas propriedades físicas do ducto coclear, cuja rigidez aumenta e altera o movimento mecânico da membrana basilar, justificando a deficiência auditiva. Ocorre devido ao enrijecimento da membrana basilar.

DIAGNÓSTICO A perda auditiva pode ser semelhante em todas as frequências ou ser pior nas frequências agudas. A audiometria e impedanciometria são os principais exames diagnósticos e definem o tipo e intensidade da perda auditiva. Outros podem ser necessários como o BERA, exames de imagem (tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética) e exames de sangue. Os exames de imagem auxiliam principalmente a excluir outras causas de perda auditiva, sendo normais na maioria das vezes

TRATAMENTO Uso de aparelhos auditivos, de preferência bilateral. - Adaptação precoce da prótese Manutenção do estímulo auditivo.

DISCENTES: HELEN CARVALHO, JULIANA ROCHA, LUANA TELES, MARIA FERREIRA, MICHELE SANTANA. DISCIPLINA: AUDIOLOGIA E PATOFAS 17/05/2017...


Similar Free PDFs