Projeto DE Implantação DE REDE Esgoto Sanitário EM NOVO Loteamento - Memorial PDF

Title Projeto DE Implantação DE REDE Esgoto Sanitário EM NOVO Loteamento - Memorial
Author Niine Debastiani
Course Saneamento Básico
Institution Universidade de Caxias do Sul
Pages 4
File Size 97.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 58
Total Views 130

Summary

Download Projeto DE Implantação DE REDE Esgoto Sanitário EM NOVO Loteamento - Memorial PDF


Description

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM NOVO LOTEAMENTO

REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PROJETO APROVADO

MEMORIAL DESCRITIVO

EMPREENDIMENTO: LOTEAMENTO 02 DE MAIO. PROPRIETÁRIO: MAGNABOSCO INCORPORADORA E INVESTIMENTOS LTDA. DADOS ATUAIS: GLEBA NO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA TIPO DE INCORPORAÇÃO: RESIDENCIAL.

SOLICITANTE: PROF.ª ME. FLAVIA MANICA SIVIERO. RESPONSÁVEIS TÉCNICOS: BRUNO ZAGO STRACKE ISMAEL FILIPE DE NARDI ISRAEL BIASIZ MARCA JÉFERSON CORREA FERREIRA PATRICK MATHEUS THOMA DA SILVA

10 de dezembro de 2019

1. OBJETIVO: O presente projeto contempla a criação de sistema de abastecimento de água em novo loteamento na cidade de Farroupilha - RS. Este memorial tem por objetivo descrever e especificar tecnicamente a execução da rede de abastecimento. 2. CARACTERISTICAS FÍSICAS. Os lotes urbanizados fruto deste projeto, abrigarão unidades residenciais unifamiliares. Cada unidade terá dimensionada uma população de 5 pessoas, para cálculo de demanda. 3. CRITÉRIOS DE DIMENSIONAMENTO DA REDE. O dimensionamento hidráulico da rede de abastecimento de água será feito respeitando os coeficientes de dia e hora de maior demanda bem como o atestado de pressão fornecido. As vazões de projeto e dimensionamento da rede foram definidas a partir da estimativa da população, e dos seguintes parâmetros empregados: * Taxa de consumo per capita q = 200 L/ habitante/ dia. * Limite de velocidade: 5 m/s * Máxima altura da lâmina: 75% do diâmetro. * K1 = 1,2 - coeficiente do dia de maior demanda. * K2 = 1,5 - coeficiente da hora de maior demanda. * L = comprimento do trecho. 3.1.Estimativa da População: O loteamento encontra-se dividido em 11 quadras, cada um com suas respectivas áreas. Total de 117lotes, sendo adotado 5 habitantes por economia para a população, resulta então: População = 5 * 117 População = 585 habitantes 4. Rede de abastecimento. A rede foi dimensionada levando em consideração os dados mostrados para o dimensionamento da rede, de modo a abastecer o lote mais desfavorável com uma pressão mínima de 10 m.c.a, sendo seu escoamento feito através da pressão empregada na rede, e 50 m.c.a. de pressão máxima. Vide planilhas de dimensionamento anexa, bem como projeto graficado. 4.1. Metodologia e equações utilizadas no dimensionamento. Considerou-se que a vazão é uniforme ao longo da linha de distribuição; cada metro linear da tubulação distribui uma vazão uniforme q. O roteiro utilizado bem como as equações seguem abaixo: 1º Definiu-se a nomenclatura dos pontos a montante e a jusante; 2º Apurou-se o comprimento do trecho; 3º Calcula-se a vazão unitária, através da equação: 𝑞𝑢 =𝑞 ∗ 𝑃 ∗ 𝑘1 ∗ 𝑘2 / 86.400 Sendo: qu: vazão unitária (l/s.economia)

q: consumo per capta (l/hab.dia) P: taxa de ocupação familiar (hab/economia) k1: coeficiente do dia de maior consumo k2: coeficiente da hora de maior consumo

4º Calcula-se a vazão em marcha, que corresponde a vazão total do trecho: 𝑄𝑚𝑎 = 𝑞𝑢 ∗ 𝑛º𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑎𝑠 𝑎𝑡𝑒𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎𝑠 5º Calcula-se a vazão a jusante: * Quando se tratar de uma ponta seca (final de rede) - Qj= 0 Quando se tratar de um nó, é toda vazão atendida após o ponto. 6º Calcula-se a vazão a montante, que é a soma da vazão em marcha e da vazão a jusante; 7º Utilizamos a vazão a montante para arbitrar o diâmetro a ser utilizado, através da tabela; 8º Calculou-se a velocidade no trecho: 𝑉=𝑄𝐴 Sendo: V: velocidade por trecho (m/s) Q: vazão do trecho (L/s) A: área da seção (m²)

9º Verificação da velocidade máxima no trecho de acordo com o DN adotado e a condição: 𝑉𝑚á𝑥 = 0,6 + 1,5 ∗ 𝐷 10º Perda de Carga Unitária Calculada pela fórmula de Hazen-Williams: 𝑄 = 0,2785 ∗ 𝐶 ∗ 𝐷2,63 ∗ 𝐽0,54 Sendo: Q: vazão do trecho (m³/s) C: coeficiente de perda de carga ou rugosidade; D: diâmetro do tubo (m) J: perda de carga unitária (m/km ou m/m)

11º Perda de Carga no trecho: 𝐽𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 = 𝐽𝑢𝑛𝑖𝑡á𝑟𝑖𝑎 ∗ 𝐿 Sendo: 𝐽𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙: perda de carga total (m) 𝐽𝑢𝑛𝑖𝑡á𝑟𝑖𝑎: perda de carga unitária (m/m) L: comprimento do trecho (m)

12º NP do ponto a montante Se a numeração inicial a partir do Ponto de Tomada de Água (PT), o NP do primeiro ponto será o valor referente ao NP do PT; 13º NP do ponto a jusante: 𝑁𝑃𝑗𝑢𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒 = 𝑁𝑃𝑚𝑜𝑛𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 – 𝐽𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙

14º Cota do terreno conforme levantamento topográfico; 15º Pressão Disponível (PD): 𝑃𝐷𝑗𝑢𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒 = 𝑁𝑃𝑗𝑢𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒 − 𝐶𝑜𝑡𝑎 𝑑𝑜 𝑇𝑒𝑟𝑟𝑒𝑛𝑜𝑗𝑢𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒

16º Pressão Estática (PD): 𝑃𝐸𝑗𝑢𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒 = 𝑁𝑃𝑃𝑜𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑇𝑜𝑚𝑎𝑑𝑎 − 𝐶𝑜𝑡𝑎 𝑑𝑜 𝑇𝑒𝑟𝑟𝑒𝑛𝑜𝑗𝑢𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒

5. Especificações. 5.1.Escavações. A abertura de vala será feita com o emprego de equipamentos mecânicos de terraplenagem, sendo o fundo da vala regularizado manualmente com solo de boa qualidade ou pó de brita, de forma a conformar perfeitamente a geratriz inferior do tubo nas profundidades determinadas no projeto. Na presença de material de 3 categoria, deverão ser empregados explosivos. 5.2. Fornecimento e assentamento de tubos. Todas as tubulações serão em PVC JEI, de ponta e bolsa dotadas de junta elástica integrada. O recobrimento mínimo a empregar será de 60 cm no passeio e 1 m da pista, constituído de brita zero ao redor de todo o tubo. 5.3. Ponto de tomada: O ponte de tomada encontra-se na Rua Garibaldi, uma tubulação de PVC DeFOFO DN 150. 5.4.Reaterro. Deverá ser executado com solo de boa qualidade, isento de fino, impureza e matéria orgânica, garantindo a compactado mínima de 30% do ensaio de Proctor Normal. 6. Especificações de materiais 6.1. Tubulações: Foram adotados tubos de PVC, diâmetro mínimo de 50mm, sendo que no projeto consta o diâmetro de 75mm. 6.2. Conexões: As conexões serão utilizadas em Ferro Dúctil PSA=1,6 Mpa nos diâmetros necessários a cada trecho. Sendo eles: joelho de 90°, joelho de 45°e tê. 6.3. Válvula de gaveta com cunha revestida de borracha. Composto de cunha maciça em Ferro Fundido Dúctil. Operação suave e vedação elastômero-metal no final do fechamento. Corpo e tampa confeccionado em Ferro Fundido Dúctil. 6.4. Válvula Redutora de Pressão (VRP) utilizada para o controle e bloqueio de vazões d’água, permitindo o controle preciso do fluxo (10 m.c.a.). 6.5. Registro de descarga serão revistos em todos os pontos baixos das tubulações e finais de rede. 7. Execução. A execução dos elementos projetados deve seguir rigorosamente o disposto em projeto, sendo que qualquer alteração será submetida por escrito à CORSAN. .

Farroupilha, 10 de dezembro de 2019....


Similar Free PDFs