Questões de Biologia PDF

Title Questões de Biologia
Author Leonardo Bolim Mardenha
Course Biologia Celular E Molecular
Institution Instituto Politécnico de Setúbal
Pages 8
File Size 647.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 74
Total Views 134

Summary

Download Questões de Biologia PDF


Description

QUESTÕES PARA RESOLVER EM SALA QUESTÃO 01 (Enem 2006) Entre as opções a seguir, assinale a que melhor representa a história da Terra em uma escala de 0 a 100, com comprimentos iguais para intervalos de tempo de mesma duração.

a)

d)

b)

e)

c)

QUESTÃO 02 (Fatec 2010) China tem fóssil só encontrado no Hemisfério Sul. Uma equipe dirigida por Nick Fraser, do Museu de Ciências Naturais da Escócia, descobriu na província de Liaoning, no norte da China, o fóssil de uma planta que era encontrada apenas no Hemisfério Sul. Os cientistas sempre acreditaram que havia uma clara distinção entre os tipos de vegetação presentes nos continentes dos dois hemisférios, mas essa descoberta contesta essa teoria. “Descobrimos um grupo de sementes nuas que se encontram frequentemente associadas a um dos fósseis de planta predominante no Hemisfério Sul”, explica Fraser, em um comunicado da instituição escocesa. “Em certo sentido, isto não deveria surpreender totalmente, porque no período triássico (de 200 a 250 milhões de anos atrás), todos os continentes estavam unidos e formavam um único continente chamado Pangea”, acrescenta o cientista.

De acordo com a notícia e com a árvore filogenética apresentadas, pode-se afirmar que a planta fóssil pertence a um grupo vegetal que surgiu há a) mais de 750 maa. b) exatamente 750 maa. c) 480 maa. d) 400 maa. e) 360 maa. __________________________________________________________________________________________ II. Um terreno montanhoso com muitas angiospermas, QUESTÃO 03 (Ufu 2012) Em livros didáticos, é muito comum aves no céu e mamíferos, como a preguiça e o tatu observarem-se representações artísticas de eras gigantes. geológicas, com caracterizações do ambiente de um III. Diversas montanhas rochosas, mares e lagos com dado período, para melhor compreensão da evolução abundância de invertebrados, e planícies sem da vida na Terra. vegetação terrestre. Observe, a seguir, as descrições de algumas dessas representações artísticas. Os períodos representados são, respectivamente, a) I – Terciário; II – Cambriano; III – Terciário. I. Uma planície com gimnospermas, riachos com b) I – Terciário; II – Terciário; III – Jurássico. peixes e inúmeros dinossauros. c) I – Jurássico; II – Terciário; III – Cambriano. d) I – Jurássico; II – Jurássico; III – Terciário.

Nessa nova árvore filogenética, de qual grupo as aves QUESTÃO 04 (Enem PPL 2013) Em 1861 foi anunciada a existência se originaram? de um fóssil denominado Arqueopterix, que a) Peixes ósseos. revolucionou o debate acerca da evolução dos b) Répteis. animais. Tratava-se de um dinossauro que possuía c) Mamíferos. penas em seu corpo. A partir dessa descoberta, a d) Peixes cartilaginosos. árvore filogenética dos animais acabou sofrendo e) Anfíbios. transformações quanto ao ancestral direto das aves. __________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 05 (Ufrrj 2003) Leia os quadrinhos a seguir:

Os quadrinhos acima apresentam uma incoerência sob o ponto de vista da evolução, que é o fato de a) homens e dinossauros não terem convivido pois estavam isolados geograficamente graças a divisão da Pangeia. b) homens e dinossauros não terem convivido pois estavam separados pelo tempo: o primeiro pertence a era cenozoica e o outro à era mesozoica. c) homens e dinossauros não se predavam, mas os dinossauros predavam outros de espécies diferentes. d) os dinossauros terem se extinguido por causa das variações ambientais causadas pelo homem. e) que os dinossauros não fugiam do homem, pelo contrário, caçavam-no. __________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 06 (Fgv 2014) Leia a notícia a seguir. “Uma equipe de investigadores da Escócia estudou três galináceos ginandromorfos, ou seja, com características de ambos os sexos. A figura mostra um dos galináceos estudados, batizado de Sam, cujo lado esquerdo do corpo apresenta a penugem esbranquiçada e os músculos bem desenvolvidos, como observado em galos. Já no lado direito do corpo, as penas são castanhas e os músculos mais delgados, como é normal nas galinhas. No caso dos galináceos, a determinação sexual ocorre pelo sistema ZW.”

Admitindo-se que Sam apresente perfeita diferenciação cromossômica nas células dos lados direito e esquerdo do corpo, e uma gônada de cada lado, é correto afirmar que a gônada do lado a) esquerdo produz espermatozoides, constituídos pelo cromossomo Z, ou pelo cromossomo W. b) esquerdo produz óvulos, constituídos apenas pelo cromossomo Z. c) direito produz espermatozoides, constituídos apenas pelo cromossomo W. d) direito produz óvulos, constituídos pelo cromossomo Z, ou pelo cromossomo W. e) direito produz óvulos, constituídos apenas pelo cromossomo W.

MÚSICA DE APOIO 42. ERA MESOZÓICA (No meu jardim...) Link: https://www.youtube.com/watch?v=j0jCBEfQcys Tria mamíferos aqui / Juraves pangéia no fim Cretangiospermas vão surgir / Dinossauros vão se extinguir A mesozóica eu aprendi

QUESÕES COMPLEMENTARES 01) (Ufrgs 2006) Dinossauros e mamíferos surgiram no final do período Triássico e conviveram por cerca de 150 milhões de anos. Durante esse tempo, os mamíferos viveram à sombra dos dinossauros, apresentando baixa representatividade. No entanto, após a extinção destes, os mamíferos sofreram rápida especiação, dispersando-se amplamente e explorando novas oportunidades ecológicas. O processo evolutivo descrito refere-se a) à panmixia. b) à oscilação genética. c) à irradiação adaptativa. d) à divergência evolutiva. e) ao gargalo de garrafa. 02) (Pucrs 2003) Se as plantas angiospermas evoluíram a partir de gimnospermas ancestrais apenas no início do período Cretáceo, há aproximadamente 144 milhões de anos, então os dinossauros dos períodos Triássico e Jurássico NÃO poderiam ter apresentado hábito alimentar a) frugívoro. b) carnívoro. c)coprófago. d) onívoro. e) detritívoro.

03) (Ufpel 2000) "Fóssil de animal pré-histórico é encontrado no município de Santa Maria por equipe de paleontólogos alemães". Essa frase possivelmente apareceu nos maiores jornais do estado, ao final dos anos vinte, com as primeiras descobertas paleontológicas de répteis no estado. Ao analisarmos a quantidade de répteis fósseis no período Triássico do Rio Grande do Sul (180 milhões de anos), é possível notar que a maior parte deles é composta por dicinodontes e rincossauros, ambos herbívoros. São raríssimos os exemplares encontrados de tecodontes carnívoros. A partir dessas informações você poderia concluir que nesse ecossistema pré-histórico a) o número de presas era menor que o de predadores, fato comum até mesmo nas cadeias alimentares atuais. b) o número de presas era maior que o de predadores, fato observado nas cadeias alimentares atuais. c) os dicinodontes e os rincossauros eram mais numerosos porque predavam os tecodontes. d) os tecodontes eram menos numerosos porque concorriam pelo mesmo alimento com os dicionodontes e os rincossauros. e) os rincossauros predavam os dicinodontes, concorrendo, assim, diretamente com os tecodontes, promovendo o declínio de sua população.

04) (Fuvest 2013) O gráfico mostra uma estimativa do número de espécies marinhas e dos níveis de oxigênio atmosférico, desde 550 milhões de anos atrás até os dias de hoje.

Analise as seguintes afirmativas: I. Houve eventos de extinção que reduziram em mais de 50% o número de espécies existentes. II. A diminuição na atividade fotossintética foi a causa das grandes extinções. III. A extinção dos grandes répteis aquáticos no final do Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, foi, percentualmente, o maior evento de extinção ocorrido. De acordo com o gráfico, está correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. __________________________________________________________________________________________ 05) (Pucrs 2003) No dia 7 de março de 2003, o Portal que come pizza não consegue fugir a tempo, enquanto Terra divulgou na Internet a notícia de que imagens de seu companheiro de hábitos alimentares mais satélite analisadas pela NASA comprovam ter ocorrido saudáveis sobrevive. o impacto de um asteroide ou cometa na América do As figuras apresentam cenas desses dois filmes Norte no final do período Cretáceo, o qual teria sido o publicitários. responsável pela extinção de 75% dos seres vivos de nosso planeta, incluindo os dinossauros. No entanto, não se sabe como o impacto causou essa extinção em massa. Várias hipóteses têm sido propostas. Uma delas sugere que a colisão teria causado a dispersão de grande quantidade de sedimentos na atmosfera, afetando inicialmente os seres .......... por meio do comprometimento do processo de ........... a) autotróficos decomposição b) autotróficos fotossíntese c) autotróficos respiração d) heterotróficos fotossíntese e) heterotróficos respiração Embora se trate de uma campanha publicitária, sem 06) (Cesgranrio 1994) A partir de registros fósseis, sabe-se que no Período Jurássico a 200 milhões de anos atrás, havia cerca de 300 Famílias de insetos; enquanto entre os quadrúpedes havia cerca de 100 Famílias. A partir do Período Cretáceo, há cerca de 100 milhões de anos até o Período Terciário, mais recente, o número de Famílias de Insetos quadruplicou enquanto o número de Famílias de quadrúpedes apenas dobrou. Percebe-se que os insetos constituem um grupo bastante bem sucedido na conquista do ambiente terrestre. Uma das características que possibilitou essa adaptação foi a presença de: a) respiração traqueal. b) circulação fechada. c) fecundação externa. d) tubo digestivo incompleto. e) carapaça permeável. 07) (Unesp 2012) Recentemente, uma marca de arroz colocou nos meios de comunicação uma campanha publicitária com o tema Só os saudáveis sobrevivem. Em um dos filmes da campanha, um homem préhistórico, carregando um pacote de batatas fritas, é perseguido por um dinossauro, que despreza as batatas e devora o homem. Em outro filme, um homem

qualquer compromisso com o rigor científico, uma professora de biologia resolveu usar estes filmes para promover com seus alunos uma discussão sobre alguns conceitos biológicos e alguns fatos da evolução humana. Pedro afirmou que ambos os filmes traziam uma informação errada, pois homens e dinossauros não coexistiram. Alice afirmou que o tema da campanha publicitária, Só os saudáveis sobrevivem, remete ao conceito de seleção natural. Marcos afirmou que os tubérculos e as sementes, não necessariamente as batatas e o arroz, só vieram a fazer parte da dieta humana uma vez estabelecida a agricultura. Catarina observou que no primeiro filme o dinossauro desprezou as batatas, uma vez que esses animais, qualquer que fosse a espécie, eram predadores e, necessariamente, carnívoros. Pode-se afirmar que estão corretos a) Pedro, Alice, Marcos e Catarina. b) Pedro e Alice, apenas. c) Pedro e Marcos, apenas. d) Alice e Marcos, apenas. e) Marcos e Catarina, apenas.

08) (Unesp 2015) Estudo confirma que meteorito Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de causou extinção dos dinossauros poeira na atmosfera. Um estudo publicado na revista Science de De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em 08.02.13 pretende pôr um ponto final na discussão função de modificações no planeta que sobre qual foi o evento que levou à extinção dos a) desestabilizaram o relógio biológico dos animais, dinossauros. Os novos dados obtidos pelos causando alterações no código genético. pesquisadores são os mais precisos até agora e b) reduziram a penetração da luz solar até a superfície mostram que o meteorito atingiu a Terra há 66.038.000 da Terra, interferindo no fluxo energético das teias anos, pouco antes da extinção. tróficas. c) causaram uma série de intoxicações nos animais, Um fato ainda pouco divulgado pela mídia é provocando a bioacumulação de partículas de poeira 2 que, nesse mesmo período, cerca de das espécies nos organismos. 3 d) resultaram na sedimentação das partículas de que viviam na Terra também foram extintas, poeira levantada com o impacto do meteoro, configurando um grande evento de extinção em provocando o desaparecimento de rios e lagos. massa. e) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a Dentre os fatores decisivos para essa extinção em retroalimentação do ciclo hidrológico. massa, é correto inferir que a) os dinossauros ocupavam o topo da cadeia 10) (Mackenzie 2012) Pequeno mamífero era superior alimentar e com a sua extinção houve um aumento a dinossauro em termos de sobrevivência descontrolado das populações das espécies que lhes serviam de presa, causando um colapso nas relações Apesar de serem inicialmente do tamanho de um rato, tróficas. pequenos mamíferos primitivos conhecidos como b) o sucesso adaptativo dos dinossauros no papel de multituberculados, surgiram nos últimos 20 milhões de predadores levou ao declínio das populações de anos do reinado dos dinossauros, prosperaram e se espécies que lhes serviam de presa, resultando na tornaram extintos muito depois dos dinossauros (66 redução das fontes de alimento. milhões de anos). c) o impacto do meteorito causou a extinção de muitas A explicação para a vida longeva está nos dentes. Um espécies de produtores, o que contribuiu para o estudo de um paleontólogo da Universidade de declínio das populações de consumidores primários, Washington indica que protuberâncias se secundários e, assim, sucessivamente, ao longo da desenvolveram na arcada posterior, permitindo que se cadeia alimentar. alimentassem de angiosperma, plantas com flores que d) o impacto do meteorito causou a morte abrupta dos então se tornaram um fato comum na paisagem. dinossauros, o que disponibilizou imensas quantidades Esses mamíferos eram capazes de proliferar em de matéria orgânica para decomposição, alterando a termos de número de espécies, tamanho do corpo e composição da atmosfera e levando as demais formato de seus dentes, características que espécies à extinção. influenciaram o que comiam. e) a extinção das várias espécies de dinossauros resultou no aumento das populações de outros Adaptado FAPESP – 14/04/2012. predadores, o que alterou as relações tróficas, A respeito do texto, considere I, II e III abaixo. causando um desequilíbrio no ecossistema e o consequente colapso das comunidades. I. A evolução dos mamíferos ocorreu junto com a evolução das plantas. 09) (Enem 2012) Paleontólogos estudam fósseis e II. Trata-se de um texto claramente darwinista porque esqueletos de dinossauros para tentar explicar o sugere que a existência prévia de adaptações nos desaparecimento desses animais. Esses estudos animais, como a dentição, garantiu maior possibilidade permitem afirmar que esses animais foram extintos há de sobrevivência. cerca de 65 milhões de anos. III. Esses mamíferos viveram na mesma época dos dinossauros.

Assinale a) se todas as afirmações estiverem corretas. b) se somente as afirmações I e II estiverem corretas. c) se somente a afirmação I estiver correta. d) se somente as afirmações I e III estiverem corretas. e) se somente a afirmação II estiver correta.

13) (Enem cancelado 2009) A maior parte dos mamíferos — especialmente os grandes — não pode viver sem água doce. Para os mamíferos marinhos, água doce é ainda mais difícil de ser obtida. Focas e leões-marinhos captam água dos peixes que consomem e alguns comem neve para obtê-la. Os peixes-boi procuram regularmente água doce nos rios. As baleias e outros cetáceos obtêm água de seu alimento e de goladas de água do mar. Para tanto, os cetáceos desenvolveram um sistema capaz de lidar com o excesso de sal associado à ingestão de água marinha.

11) (Ufsm 2010) Durante o período das grandes navegações, vários exploradores viajaram por novas terras, entrando em contato com novos tipos de fauna, ainda desconhecidos pela ciência. O naturalista Charles Darwin foi um deles. A partir de então, houve grande avanço quanto ao conhecimento sistemático e A grande quantidade de sal na água do mar zoológico da biota sobre o planeta. a) torna impossível a vida de animais vertebrados nos Considerando essas observações, analise as oceanos. b) faz com que a diversidade biológica no ambiente afirmativas a seguir. marinho seja muito reduzida. I. Os únicos mamíferos ovíparos atualmente são os c) faz com que apenas os mamíferos adaptados à Monotremados; já os gambás fazem parte dos ingestão direta da água salgada possam viver nos Marsupiais, que são mamíferos que apresentam oceanos. d) faz com que seja inapropriado seu consumo direto marsúpio. II. O grupo mais bem-sucedido de répteis foi o grupo como fonte de água doce por mamíferos marinhos, por dos dinossauros, já extinto há cerca de 65 milhões de exemplo, as baleias. anos, após um período denominado de "Idade dos e) exige de mamíferos que habitam o ambiente marinho adaptações fisiológicas, morfológicas ou Répteis". III. As aves atuais são classificadas em dois grupos, o comportamentais que lhes permitam obter água doce. das Paleognathae ou Ratitas (aves que não voam), que incluem a ema e o avestruz, e o das Neognathae, 14) (Unifesp 2006) "Ave brasileira" conviveu com que incluem as aves mais modernas, como os dinossauros. Com essa manchete, o jornal "Folha de S. Paulo" (11.08.2005) relata a descoberta, no interior Passeriformes. do Estado de São Paulo, de fósseis de aves que seriam tão antigas quanto os dinossauros. Caso este Está(ão) correta(s) fato se confirme, podemos afirmar corretamente que a) apenas I. a) essa descoberta revoluciona o conhecimento sobre b) apenas II. a evolução dos vertebrados. Até agora, admitia-se que c) apenas I e III. as aves surgiram a partir dos dinossauros e, portanto, d) apenas II e III. não poderiam ter convivido com eles. e) I, II e III. b) a descoberta é revolucionária por derrubar a teoria 12) (Ufrgs 2010) Dinossauros e mamíferos, apesar de de que as aves descendem dos répteis. Como ambos fazerem parte de linhagens distintas, compartilham um conviveram num mesmo período, passa-se então a ancestral comum que surgiu no período carbonífero. postular que aves tenham descendido diretamente de Esse ancestral apresentou uma inovação evolutiva que um grupo mais antigo, possivelmente dos peixes lhe conferiu vantagens adaptativas em relação aos pulmonados. c) essa convivência derruba a informação mais aceita anfíbios que o precederam. atualmente de que o Brasil é um dos poucos países do Essa inovação evolutiva foi a mundo em que não há indícios da presença de a) respiração branquial. dinossauros no passado. Até o momento, não foi b) excreção de amônia. localizado fóssil algum desses répteis em nosso c) presença de âmnio. território. d) placentação. d) existe certa inadequação na manchete. O fato de os e) presença de notocorda. fósseis serem tão antigos quanto os dinossauros não prova que houve convivência entre aves e esses

répteis, principalmente porque as evidências de dinossauros em nosso território são ainda fracas. e) a informação é interessante por se tratar de ave brasileira; porém, não é novidade que as aves conviveram com alguns dinossauros. Várias teorias apontam para o fato de que possivelmente aves e algum grupo de dinossauros tenham tido um ancestral comum.

17) (Mackenzie 2001) Recentemente foi encontrado um fóssil de dinossauro nos EUA, que apresentava o coração também fossilizado. Esse coração possuía 4 câmaras, impedindo a mistura de sangue. Isso indica que esse animal apresentava parentesco evolutivo com __________, sendo, portanto, __________.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas é: a) aves - homeotermos b) mamíferos - heterotermos c) anfíbios - homeotermos TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Na edição brasileira da revista Scientific American de d) aves - heterotermos abril de 2003, Richard Prum e Alan Brush publicaram o e) anfíbios - heterotermos artigo intitulado "A controvérsia do que veio primeiro, 18) (Cesgranrio 1994) "Cientistas norte-americanos penas ou pássaros?", no qual afirmam: anunciaram ter encontrado a maior cratera da Terra. "Agora sabemos que as penas surgiram pela primeira Provocada pelo impacto de um asteroide, ela tem 177 vez num grupo de dinossauros terópodes e km de...


Similar Free PDFs