Questões Sobre Senso Moral E Conscienca Moral PDF

Title Questões Sobre Senso Moral E Conscienca Moral
Course Filosofia da Educação
Institution Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Pages 2
File Size 57.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 52
Total Views 145

Summary

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE SENSO MORAL E CONSCIENCIA MORAL. DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ...


Description

Disciplina: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO QUESTÕES SOBRE SENSO MORAL E CONSCIENCIA MORAL

1. O senso moral e a consciência moral, no seu entender, são inatos ou adquiridos?

São adquiridos, pois nossos sentimentos e nossas ações estão sujeitos a mudanças e assim como pessoas de culturas diferentes tem conceitos moralmente diferentes isto é, pessoas que foram educadas de formas diferentes têm consciências diferentes, pois sua moral foi criada e adquirida de acordo com sua doutrinação.

2. Qual o papel da educação para a formação da consciência moral? A educação na formação de uma consciência tem um papel principal, por exemplo se uma criança desde muito nova e criada para agir de forma civilizada em sociedade as chances dessa mesma criança se comportar de forma ética em sua vida adulta são maiores que uma que não recebeu educação , porem isto não pode ser levado com uma regra há exceções, com tudo a educação ainda é a base para um comportamento ético. 3- Por que devemos distinguir juízo de fato e juízo de valor? O juízo de fato são as coisas em seu sentido real metafísico e cientifico, já o juízo de valor atribui um valor ao acontecimento como avaliações sobre coisas, pessoas situações, são identificados na arte na religião, na política etc.. Devemos distinguir o juízo de fato do juízo de valor, pois assim teremos uma concepção sobre o bem e o mal e que comportamentos devemos ter em determinadas situações.

4- Explique os principais constituintes do campo ético.

O campo ético é constituído pelo sujeito ou agente moral (pessoa) principalmente constituinte da existência ética e pelos valores e virtudes, o sujeito moral só existe se for consciente de si e dos outros, ser dotado de vontade , ser responsável , e ser livre. O sujeito moral pode ser passivo, que deixa se governar e se arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstancias, pelas opiniões alheias, pelo medo e não exerce sua própria consciência, vontade liberdade e responsabilidade. Vive na heteronomia, é heterônomo, ou ativo, ou virtuoso que controla interiormente seus impulsos, inclinações, paixões avalia sua capacidade para dar a si mesmo as regras de conduta, consulta a razão e a sua vontade antes de agir, em outras palavras é autônomo. Além destes, o campo ético é constituído pelos meios para que o sujeito realize os fins da ação moral. Mas na ética nem todos os meios são justificáveis, os fins éticos, exigem meios éticos....


Similar Free PDFs