Radiojornalismo Pauta Intercâmbio PDF

Title Radiojornalismo Pauta Intercâmbio
Author Caio Kavanski
Course Radiojornalismo
Institution Universidade Estadual do Centro-Oeste
Pages 3
File Size 85.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 96
Total Views 122

Summary

Exemplos de trabalho...


Description

RETRANCA: Cultura/Intercâmbio TÍTULO: Como o intercâmbio ajuda o indivíduo no mercado de trabalho? RESUMO: O significado de intercâmbio no dicionário é “um substantivo masculino que aborda sobre ”relações (comerciais, culturais, educacionais etc.) que são desenvolvidas de modo recíproco entre nações (ou instituições) podendo ser um intercâmbio estudantil; ou um intercâmbio econômico”; ou até mesmo uma “Ação de permuta; troca.” Mesmo em um momento de crise econômica, a Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association) revelou em sua última pesquisa que o número de indivíduos procurando por intercâmbio cresceu 20,46% em 2018, movimentando cerca 1,2 bilhão de dólares. Milhares de indivíduos embarcam todos os dias em intercâmbios, com as mais diversas finalidades, que se baseiam principalmente na troca de conhecimentos, costumes e informações que influenciam o indivíduo durante toda a sua vida, seja no setor profissional ou pessoal. O intercambista pode trabalhar ou estudar e nesse meio tempo conhecer um pouco mais sobre a cultura, ou seja, costumes, tradições, idiomas e etc; o intercambista também pode ficar em homestay, acomodação estudantil, acomodação universitária, porém tudo depende das condições e das necessidades do mesmo. Há várias modalidades de intercâmbio, aquele voltado para jovens no ensino médio que podem cursar de um semestre até um ano do seu ensino no exterior aprendendo ou aprimorando não só o idioma, como também frequentando a escola regularmente assim como qualquer outro jovem do local. Há também aquele voltado exclusivamente para o idioma, onde o foco é aprender ou aprimorar a língua, podendo ser de um mês a um ano sem restrições de idade, nessa modalidade também é possível associar uma atividade extra de seu interesse, como a gastronomia, por exemplo. Há também uma modalidade chamada Au Pair, em que o intercambista pode trabalhar como babá, é um tipo de intercâmbio regulamentado pelo governo, além de ser muito comum nos Estados Unidos e Europa, a idade pode variar de 18 a 30 anos. Uma outra opção é o intercâmbio voluntário, em que a o indivíduo pode ir para ajudar crianças, idosos, trabalhar com meio ambiente, animais entre outras diversas atividades e ainda de bônus aprender ou até aprimorar um novo idioma, nessa modalidade os destinos mais comuns são África do Sul e China.

Participar de um intercâmbio é o sonho de grande parte dos estudantes que desejam trabalhar, morar fora do país e vivenciar uma nova cultura, desenvolvendo habilidades para iniciar uma carreira no mercado de trabalho, onde essa experiência se torna um diferencial. Rodrigo Cintra que é diretor de internacionalização da ESPM, uma universidade de São Paulo, explica como o intercâmbio auxilia o mercado de trabalho atualmente “Aqui, a gente tem 50% dos alunos que acabam se envolvendo em intercâmbio ou de curta ou de longa duração, pelo menos uma semana fora eles acabam passando. É mais do que uma busca de emprego, é uma busca de carreira. A forma que a gente tem de pensar o mundo não dá pra ter uma experiência só nacional. A partir de um determinado nível dentro das empresas, você precisa efetivamente viver com outras culturas e com outros tipos de demanda”. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, portanto, é fundamental ter um bom domínio de, ao menos, uma língua estrangeira para se destacar do resto, isso quando se fala apenas de idiomas. Portanto, a experiência internacional faz toda diferença em processos seletivos de grandes empresas, por exemplo, visando a internacionalização do mercado, principalmente com a globalização cada vez maior do mundo atual.

DIRECIONAMENTO: A discussão busca compreender até que ponto o intercâmbio auxilia o indivíduo no mercado de trabalho.

SUGESTÕES DE PERGUNTAS: 1.

Como foi sua experiência com o intercâmbio? 2.

Você

acredita que auxiliou na sua entrada ao mercado de trabalho?

3.

Professora, você acha importante para o jovem ou até adulto de hoje ter a experiência do intercâmbio?

4.

Em momentos de instabilidade política e crise econômica o mercado de trabalho fica ainda mais competitivo e difícil. O intercâmbio é um diferencial?

5.

Em uma visão mais especializada, como é a perspectiva do mercado quanto aos intercâmbios?

6.

Há diversas modalidades de intercâmbio, desde aquele focado no ensino, seja de idioma ou até mesmo de especialização, até aquele focado mais no trabalho de fato, qual você acha que ajuda mais quando o assunto é mercado de trabalho?

7.

O intercâmbio muitas vezes acaba sendo lembrado apenas pelo aperfeiçoamento ou aprendizado de idiomas, o que mais ele oferece ao indivíduo?

FONTES PARA A PESQUISA: https://www.dicio.com.br/intercambio/ https://www.mundialintercambio.com.br/intercambio-cultural/ http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/12/intercambio-ajuda-na-carreira-e-no-desenvol vimento-de-habilidades.html https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/objetivo-sorocaba/conduzindoo-melhor-de-voce/noticia/por-que-aprender-outro-idioma-e-vantagem-no-mercado-de-trabalh o.ghtml https://www.estudarfora.org.br/o-que-e-intercambio-tipos/ https://www.guiaviajarmelhor.com.br/cresce-o-numero-de-brasileiros-fazendo-intercambio/...


Similar Free PDFs