Relatório- Indicadores Ácido-base PDF

Title Relatório- Indicadores Ácido-base
Author Elane Santana
Course Química
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 8
File Size 371.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 47
Total Views 126

Summary

Uso e funcionamento de indicadores ácido-base (com imagens)...


Description

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luís – Monte Castelo Diretoria de Ensino Técnico Coordenadoria do Curso Técnico em Química Disciplina: Química Experimental Professoras: Clenilma Brandão e Socorro Vasconcelos Alunas: Fabyana Silveira, Elane Santana, Fabíola Queiroz e Emanuel Turma: 107

Funções Ácidos e Bases

São Luís 05/07/2016

1. Introdução Química Inorgânica, as quatro funções principais são: ácidos, bases, sais e óxidos. Funções são compostos que podem ser agrupados em famílias com propriedades semelhantes. Pela definição de Arrhenius: 1.1 Ácidos são compostos covalentes que reagem com água, formando soluções que apresentam como único H¹+. 1.2 Bases são compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, dos quais o único ânion é o hidróxido, OH1-. 1.3 Sais são compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, dos quais pelo menos um cátion é diferente de H1+e pelo menos um ânion é diferente de OH1-. 1.4 Óxidos são compostos binários, formados por apenas dois elementos químicos, dois quais oxigênio é o mais eletronegativo. Óxidos são compostos binários, formados por apenas dois elementos químicos, dois quais oxigênio é o mais eletronegativo. (Fogaça, Jennifer Rocha Vargas. "Funções Inorgânicas"; Brasil Escola.)

Na indústria química e na área de ensino é necessário muitas vezes determinar o valor aproximado do pH de uma solução de modo prático e rápido que é de fácil obtenção e manuseio, de baixo custo e pode ser preparado em laboratórios de química básica a partir de indicadores de pH. ( Silva, Paulo, Melo, Maria e Pereira, Mislene - Sociedade Brasileira de Química (SBQ))

Os indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons +

H e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica. Exemplos: Papel tornassol: esse método é feito através do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada solução muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com

uma base muda da cor vermelha para a azul. (SOUZA, Líria Alves De. Equipe do Brasil Escola.)

Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. (SOUZA, Líria Alves De. Equipe do Brasil Escola.) Indicador universal: Eles são obtidos quando se imergem as tiras de papel em soluções com uma mistura de indicadores, que depois são secas. Desse modo, eles apresentam cores diferentes para cada valor de pH, sendo mais precisos do que os anteriores. Assim, no laboratório, quando se quer determinar o pH de alguma solução, basta introduzir essas tiras na solução estudada e comparar a cor obtida com a escala que aparece na embalagem do indicador. (FOGAÇA, Jennifer. Mundoeducacao)

2. Objetivos Este relatório tem como objetivo representar como é possível diferenciar uma função ácida ou básica e como utilizar corretamente os indicadores mais comuns. 3. Materiais e métodos 1.1 Vidrarias e materiais Tubos de ensaio; Suporte para tubos; Papel indicador universal; Papel tornassol vermelho e azul;

Reagentes Soluções: HCl e H2SO4; Solução de fenolftaleína; Azul de bromotimol e metila orange; Soluções: NaOH, NH4OH,

Placas de petri; Vidros de relógio

CH3COOH; Suco de limão; Leite de magnésia

1.2 Procedimento experimental

Sete tubos de ensaios foram enumerados, e em cada um foi adicionado 5 gotas de cada uma das soluções propostas: HCl, H2SO4, NaOH, NH4OH e CH3COOH, respectivamente nos tubos de 1 a 5. Nos tubos 6 e 7 foram colocadas gotas das amostras dadas pelo professor. Após as soluções serem devidamente distribuídas nas vidrarias, foram colocados ordenadamente papeis tornassol vermelho dentro de um vidro de relógio. Após isso foi colocada uma gota de cada solução sobre os papéis (de 1 a 7, respectivamente) e foi possível observar se houve ou não mudança em sua coloração (como mostrado na imagem 1). Os procedimentos foi repetidos para os outros indicadores. Abaixo uma tabela mostrando os resultados obtidos em casa experimento: Indicador Tornassol

HCl

NaOH

H2SO4

NH4OH

CH3COOH

AM1

AM2

Rosa

Azul

Rosa

Azul

Rosa

Rosa

Azul

Rosa

Azul

Rosa

Azul

Rosa

Rosa

Azul

1

7

vermelho Tornassol azul Papel

1

10

3

4

10

universal

Após os procedimentos anteriores os tubos de ensaio foram novamente preenchidos da mesma maneira. Depois foram pegos 7 (sete) vidros de relógio e colocada 3 gotas de cada solução na mesma vidraria (foram colocadas separadas uma das outras para que não se misturassem), nas vidrarias de 1 a 7 respectivamente. Depois de as soluções serem devidamente distribuídas, foram pegos mais três indicadores (Fenolftaleína, metilorange, azul de bromotimol) e colocada uma gota de cada sobre cada solução. Foi possível notar a mudança de cor em algumas das soluções (como mostrado nas imagens 2, 3 e 4) Abaixo uma tabela mostrando os resultados obtidos em casa experimento:

Indicador

HCl

NaOH

H2SO4

NH4O

CH3CHOO

AM1

AM2

H

H

Fenolftaleí na

Incolor Róseo Incolor

Rosa

Incolor

Incolor

Róseo

Metilorang e

Marro m

Laranj a

Âmbar

Laranj a

Marrom

Laranj a

Marro m

Azul de Bromotimo l

Laranj a

Azul

Avermelhad Azul o

Amarelo queimado

Amarel o

Azul

4. Resultados e discussões 5. Conclusão A prática possibilitou a visualização das diferentes reações de um ácido ou uma base em contato com um indicador. O aspecto que pode se observar foi que cada um adquiria cores diferente (ácido forte ou fraco, base forte ou fraca) e com diferentes intensidades.

6. Referências: FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Funções Inorgânicas"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 08 de julho de 2016. Silva, Paulo, Melo, Maria e Pereira, Mislene - Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Disponível em < http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T37712.pdf>. Acesso em 09 de julho de 2016. SOUZA, Líria Alves De. "Indicadores de pH"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 09 de julho de 2016. FOGAÇA, Jennifer Rocha. “Equilíbrio Químico”; Mundo Educação. Disponível em . Acesso em 09 de julho de 2016.

7. Anexos 7.1 Pesquisa A) 8. Apêndice Imagem 1: A imagem 1 mostra os papeis tornassol da cor azul (colocados no vidro de relógio) e da cor rosa (colocados na placa de petri) após as soluções serem gotejadas sobre ele.

Imagem 2:

A imagem 2 mostra como os indicadores reagiram ao entrarem em contato com uma solução ácida (HCl e suco de limão), a esquerda com metilorange, a direita com azul de bromotimol e no meio com fenolftaleína (que adquire uma coloração “incolor”)

Imagem 3:

A imagem 3 mostra como os indicadores reagiram ao entrarem em contato com uma solução ácida (H2SO4) e uma solução básica (leite de magnésia, AM2), a esquerda com metilorange, a direita com azul de bromotimol e no meio com fenolftaleína (que no caso da base adquiriu uma coloração rosa forte)

Imagem 4: A imagem 4 mostra como os indicadores reagiram ao entrarem em contato com soluções básicas (Hidróxido de Amônio e Hidróxido de Sódio), a esquerda com metilorange, a direita com azul de bromotimol e no meio com fenolftaleína. A solução de NH4OH apresentou uma coloração de rosa bem fraco indicando uma base fraca, e a solução de NaOH adquiriu uma coloração de rosa bem forte por ser uma base forte....


Similar Free PDFs