Relatório Química Experimental Reatividade dos Metais PDF

Title Relatório Química Experimental Reatividade dos Metais
Author Gabriel Ponijaleki
Course Química
Institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pages 3
File Size 108.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 9
Total Views 119

Summary

Reatividade dos metais e Principio da Incerteza de Heisenberg...


Description

1-Introdução: 1.1. Reatividade dos metais A reatividade dos metais está ligada à eletropositividade, isto é, a tendência que o metal possui de perder elétrons. Quanto mais reativo o metal for, maior será a sua eletropositividade. Pode observar que as reações de simples troca também são reações de oxido redução, ou seja, reações em que há transferência de elétrons. Assim, se o metal for mais reativo, ele transferirá elétrons para o cátion do outro metal e a reação ocorrerá. Mas se o elemento metálico for menos reativo, ele não conseguirá transferir elétrons, tendo em vista que a tendência de doar elétrons do outro metal é maior, e a reação não ocorrerá. Uma forma de descobrir se uma reação de oxirredução ocorrerá é por observar a reatividade dos metais, também chamada de fila das tensões eletrolíticas:

Se o metal vier acima do cátion do outro metal da reação, então a reação ocorrerá. Mas se o metal estiver abaixo do cátion, a reação não ocorrerá.

1.2. Principio da Incerteza de Heisenberg O princípio da incerteza de Heisenberg diz que não é possível determinar simultaneamente com a mesma precisão a velocidade e a posição de um elétron de determinado átomo. Na verdade, é possível especificar a posição ou a velocidade do elétron de modo isolado, mas, à medida que se aumenta a precisão na determinação de um, perde-se a precisão na determinação do outro. Isso significa que quanto maior for a precisão da medida da posição de um elétron no átomo, menos precisa será a determinação de sua velocidade de movimentação e vice-versa. É fácil determinar a posição e a velocidade de um objeto grande, como um carro, por exemplo; o elétron, porém, é microscópico e, portanto, determinar sua velocidade e posição não é possível porque os próprios instrumentos de medição alterariam essas determinações. Desse modo, foi adotado que, no lugar de se determinar apenas uma órbita definida para o elétron, o mais adequado e correto é admitir que existem regiões possíveis para este elétron estar. Essas regiões, em que é máxima a probabilidade de se encontrar o elétron no átomo, foram chamadas de orbitais. 2. Objetivos Comparar o caráter metálico e a consequente reatividade de algumas substâncias químicas....


Similar Free PDFs