Relatório Técnico - Nota: 10 PDF

Title Relatório Técnico - Nota: 10
Course Linguagem E Comunicação
Institution Universidade Federal de Itajubá
Pages 15
File Size 303 KB
File Type PDF
Total Downloads 48
Total Views 136

Summary

Relatório, cujo o objetivo é analisar os impactos da COVID-19 em diferentes áreas da educação, saúde e economia, este refere-se especificamente aos impactos na economia de Itajubá e de cidades próximas,causado pelo fechamento de restaurantes, bares, lojas e qualquer outro estabelecimento que não est...


Description

RESUMO Neste relatório proposto pela docente, cujo objetivo é analisar os impactos do COVID-19 em diferentes áreas da educação, saúde ou economia, este refere-se especificamente

aos

impactos

na

economia

de

Itajubá

e

de

cidades

próximas,causado pelo fechamento de restaurantes, bares, lojas e qualquer outro estabelecimento que não esteja listado como essencial, devido ao isolamento social que está sendo recomendado pelo ministério da saúde. Para a análise de como a economia regional está sendo diretamente impactada diante dessa pandemia. Este relatório teve como principal objetivo buscar a opinião dos moradores das cidades, sobre a questão desse vírus na economia de sua região e as medidas que estão sendo impostas para conter seu avanço, para compor a nota semestral da disciplina de linguagem e comunicação da universidade federal de Itajubá (UNIFEI). Utilizou-se o site “Forms”, oferecido gratuitamente pelo “Google”, para coleta de informações da população, assim foram gerados gráficos e os resultados do questionário. De acordo com os dados obtidos, pela coleta de informações com os moradores de Itajubá, entre os dia 06 de maio de 2020 até o dia 23 de maio de 2020. Após o encerramento do questionário foram obtidos os dados em forma de gráficos sobre o cenário do impacto do COVID-19 na economia, desta forma a equipe através dos resultados, concluiu que não existe um plano para lidar-se economicamente com futuras crises como a que estamos presenciando. Palavras-chave: COVID-19, educação, saúde, economia, impactos, Itajubá, vírus, coleta, universidade federal de Itajubá (UNIFEI), resultados, questionário, informações, pandemia, população, plano, crises.

SUMÁRIO 1

INTRODUÇÃO ............................................................................................5

2

OBJETIVOS ................................................................................................6 2.1 Objetivo Geral ........................................................................................6 2.2 Objetivos Específicos ...........................................................................6

3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................7

4

METODOLOGIA...........................................................................................8

5

RESULTADOS E DISCUSSÕES................................................................9

6

CONCLUSÃO ...........................................................................................13

7

REFERÊNCIAS ........................................................................................14

8

APÊNDICE ................................................................................................15

3

1. INTRODUÇÃO

Durante a pandemia, a economia foi um dos fatores que mais sofreu influência como a variação de taxas na bolsa de valores influenciando muitos brasileiros a recorrer a medidas de prevenção contra o novo corona vírus e uma delas foi o uso de máscaras, fazendo com que houvesse uma demanda maior na produção rapidamente, entre o fim de março e o começo de abril. Neste tema, enquetes com gráficos de setores explicativos e porcentagem da opinião da população sobre diversos tópicos e medidas públicas referentes ao avanço da Covid-19 e o que ela pode gerar futuramente com respostas de maneiras a esclarecer a opinião de cada cidadão sobre a crise e o que ela resultará no fator econômico e social.

4

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral Analisar os impactos do COVID-19 em diferentes áreas da educação, saúde ou economia. 2.2. Objetivos Específicos

Analisar especificamente os impactos na economia de Itajubá e de cidades próximas, causado pelo fechamento de restaurantes, bares, lojas e quaisquer outros estabelecimentos que não estejam listados como essenciais, devido ao isolamento social que está sendo recomendado pelo Ministério da Saúde.

5

3.

ANÁLISE DA ECONOMIA NO CENÁRIO DA COVID-19 É fato que o COVID-19 vem-se influenciando não só na saúde da população

como também na economia no país, podendo resultar em uma das piores crises já visto atualmente. De acordo com a ecônomo Monica de Bolle (2020), sem a existência de um preparo para lidar com futuras crises no Brasil, dificulta ainda mais a retomada das atividades econômicas pós-pandemia. Ademais, especulando sobre quanto tempo o Brasil irá estabilizar-se novamente, é válido salientar que a crise econômica e social vai depender muito de quanto tempo o vírus estiver presente na sociedade, estimando-se que tudo retornará aos seus eixos entre dois ou três anos, resultando em maiores dívidas e desemprego. Segundo Carlos Pedroso (2020), “A economia brasileira só retornará ao patamar pré-crise do coronavírus no começo de 2022, limitada pela expectativa de maior endividamento de empresas e famílias e de aumento do desemprego.”. Em virtude dos fatos mencionados, os impactos econômicos devido ao COVID-19 afetarão praticamente todos os setores da economia. Consoante Débora Freire, profes- sora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, “É muito perigoso a gente não agir no curto prazo. Essas medidas que foram colocadas não vão ser suficientes, não mexeriam na meta fiscal”. Desta forma, o governo federal e a população devem adotar novas medidas expansionistas, para que se possa conter o avanço desse vírus.

6

4. METODOLOGIA

O relatório produzido pela equipe tem como o objetivo falar sobre como o coronavírus vem-se impactando diretamente no cenário da economia. Entretanto, tinha a opção de escolher entre dois outros temas ofertados, são eles: “o COVID-19 impactando na saúde” ou “o COVID-19 influenciando na educação”, mas em um consenso com todos os membros da equipe, optou-se argumentar a respeito da economia. Antes de tudo, para o desenvolvimento do trabalho, foi-se criado um grupo no aplicativo “WhatsApp” com o intuito de facilitar a comunicação entre os seis integrantes da equipe, já que devido à quarentena, encontros presenciais estão sendo evitado ao máximo. A partir disso, foi decidido o tema do trabalho e começouse a organizar e centralizar-se ideias e sugestões entre os membros do trabalho. Ademais, a docente Ruth Geisiane Alves realizou encontros virtuais, no qual orientou todos os alunos a realização do relatório técnico como requisito à obtenção de aprovação na disciplina de Linguagem e Comunicação. Imediatamente, logo após o roteiro da professora Ruth Alves, no grupo do “WhatsApp”, foi-se debatendo ideias, e a partir disso criado um questionário no dia 06/05/2020, pelo site do “Google Forms”, para auxiliar no desenvolvimento do trabalho e principalmente obter resposta de uma parte da população do município, sobre como o coronavírus está afetando a esfera da economia. Em suma, foram-se criadas primeiramente cinco questões, dentre as quais quatro eram de alternativas e uma dissertativa, todavia, as questões foram enviadas a docente Ruth Alves e por ela analisadas. Sugeriu-se trocar a questão aberta por uma fechada, para facilitar a obtenção dos resultados. Por isso, as cinco questões do relatório ficaram como questões de alternativas, e caso a pessoa não concordasse com as resposta ali já propostas, tinha a opção de escrever outra resposta.

7

Nesse meio tempo que o questionário ficou disponível, todos os integrantes da equipe realizaram pesquisas em artigos científicos e/ou em notícias publicadas para começar a parte da fundamentação teórica do relatório técnico. Após ser feito, foi encaminhado para docente avaliar e deixar sugestões para corrigir e alterar os erros encontrados. Enfim, após a fundamentação teórica já respondida e corrigida, foram-se coletados os dados do questionário, totalizando 59 respostas, e a partir disso, analisado e discutido os resultados. Após ser realizada essa etapa, o melhor meio encontrado para desenvolver o restante do relatório técnico foi o seguinte, cada integrante ficou responsável por fazer as partes que faltava no trabalho com o prazo de entrega até o dia 26/05/2020 para um aluno específico da equipe. Ademais, foi feito uma revisão de todas as partes e assim finaliza-lo.

8

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

O questionário, elaborado e divulgado pelo grupo, era composto de 5 questões fechadas, e uma que dava liberdade ao participante para escrever sua própria resposta, caso nenhuma das alternativas lhe agradasse. Todas as questões abordavam o mesmo tema, as consequências da pandemia de coronavirus na economia brasileira. A partir disso, obtivemos 59 respostas, e os seguintes resultados.A primeira questão, apresentou grande incerteza nas respostas, gerando um gráfico bem equilibrado, além de 5 respostas dissertativas que tinham uma coisa em comum: o descontentamento com as medidas tomadas pelo prefeito local, a respeito da pandemia, e a necessidade de uma política de isolamento mais rígida. Veja nas imagens abaixo:

Fig 1

A segunda questão, perguntou ao participante, quanto tempo essa pandemia irá durar, e por incrível que pareça, as respostas foram bem realistas, tendo com maior porcentagem, as opções que estimavam mais tempo. Confira no gráfico a seguir:

11

Fig 2

Na terceira questão, houve um grande consenso nas respostas, 71,2% das pessoas que participaram do questionário, acreditam que a melhor medida para lidar com a renda financeira durante a quarentena é comprar apenas o necessário.

Fig3

12

A pergunta de número 4, questionou se havia algum tipo de preparo para futuras crises como esta, e a maioria, mais aproximadamente 70% das pessoas, disseram que não. Enquanto 22% acreditam que talvez haja algum tipo de preparo, como mostra a imagem abaixo:

Fig 4

A quinta e última questão, perguntava ao participante, qual será a maior consequência econômica pós-pandemia, e houve um grande equilíbrio nas respostas. Sendo que 49,2% das pessoas escolheram o desemprego como maior vilão, e 44,1% escolheram a inflação como pior consequência. Confira a seguir:

13

Fig5

A partir dessas respostas, é possível perceber que apesar da situação difícil e das graves consequências que estão por vir, a população está bem consciente de seus deveres e preocupada com as decisões que estão sendo tomadas pelos seus governantes. Essa participação e interesse das pessoas em relação a pandemia é essencial para superar crises como a atual e adquirir conhecimento e experiência para futuras situações da mesma magnitude e complexidade.

14

6. CONCLUSÃO

Como já mencionado, o trabalho apresentado teve como temática as consequências da crise do COVID-19 na economia brasileira. A pesquisa realizada pela equipe, além de apresentar diferentes pontos de vista profissionais, reuniu dados com base na opinião pública através de um questionário, cujas perguntas eram referentes ao nível de estabilidade econômica da região após a crise, tempo de recuperação e medidas de segurança a serem tomadas. De acordo com a opinião profissional, é possível concluir que há a necessidade de medidas mais eficientes durante o atual estado de calamidade pública no qual o país se encontra. Ainda assim, vale ressaltar que o tempo de estabilização econômica depende diretamente do tempo pelo qual o país será afetado pela pandemia. Além disso, um aumento no índice de desemprego após o primeiro ano é esperado. Levando em consideração os dados obtidos e analisados, entende-se que mesmo em crise a população local mostra um nível aceitável de consciência e preocupação em relação à quarentena. Aproximadamente, 50% das respostas mostram insatisfação com as medidas tomadas até o momento da pesquisa, e a grande maioria parece entender que levará tempo até que a economia volte a normalidade. Entretanto, até 93,3% concordaram com a inevitabilidade de consequências relacionadas ao cenário econômico pós-pandemia. Destarte, tanto a realização da pesquisa quanto o processo de elaboração do relatório em geral, representou um grande benefício para a equipe. A prática de um trabalho em grupo foi de suma importância para o ganho de experiência, que será bem usado em um futuro profissional. Além disso, a obtenção e a análise de dados para a pesquisa proporcionou um ganho de habilidades técnicas necessárias para a futura área de trabalho dos integrantes.

15

7.

REFERÊNCIAS

MIGUEL ÁNGEL GARCÍA VEGA - 13/04/2020 https://brasil.elpais.com/economia/2020-04-13/como-sera-a-economia-apos-ocoronavirus.html Carlos Pedroso, economista sênior do Banco MUFG Brasil - 05/05/2020 https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/05/05/economia-do-brasil-voltara-apatamar-pre-crise-do-covid-19-apenas-no-1-tri-de-2022-preve-mufg.htm Monica de Bolle - 13/03/2020 https://apublica.org/2020/03/nao-ha-precedentes-para-a-crise-economica-causadapelo-coronavirus-na-historia-recente-diz-economista-monica-de-bolle/ Primeiro-ministro francês, Edouard Philippe - 07/05/2020 https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/economia/impacto-da-covid-19-naeconomia-aumenta-e-pa%C3%ADses-amenizam-confinamento-1.419596 Débora Freire, professora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. https://apublica.org/2020/03/coronavirus-renda-de-mais-pobres-tera-impacto-negativo20-superior-a-media/

16

8. APÊNDICE

Dados do Formulário Aplicado Título : COVID-19 e a Economia Descrição: Este formulário apresenta questões sobre o impacto do COVID-19 na economia, no momento atual e no futuro. Pergunta 01 : Diante da pandemia causada pelo vírus COVID-19, você acredita que o prefeito e os vereadores de sua região tomaram as medidas corretas para tentar conter o avanço desse vírus no município? Opções de Resposta: 1 Sim 2 Não 3 Não sei responder Pergunta 02: Se a resposta da pergunta anterior foi "não", quais você acha que seria as corretas? Opções de Resposta: Resposta livre Pergunta 03: Em sua perspectiva, em quanto tempo a economia e as relações financeiras do município irão estabilizar-se novamente? Opções de Resposta: 1 De 1 a 12 meses 2 De 1 ano a 2 anos 3 Mais tempo 4 Não sei responder Pergunta 04: Se a resposta da pergunta anterior foi "mais tempo", em quanto tempo? Opções de Resposta: Resposta livre Pergunta 05: Diante desta pandemia, qual medida você acredita ser melhor para lidar com sua

17

renda durante esse período? Opções de Resposta: 1 Comprar apenas o necessário 2 Manter os seus gastos normalmente 3 Guardar dinheiro para o mundo pós-pandemia 4 Outra forma Pergunta 06: Se a resposta da pergunta anterior foi "outra forma", qual seria? Opções de Resposta: Resposta Livre Pergunta 07: Acredita que existe um preparo econômico para futuras crises? Opções de Resposta: 1 Sim 2 Não 3 Talvez 4 Não sei responder Pergunta 08: Se a resposta anterior foi "sim", qual preparo você acha que existe ou vai existir? Opções de Resposta: Resposta Livre Pergunta 09: Qual das seguintes opções, você acredita que será a maior consequência econômica pós-pandemia? Opções de Resposta: 1 Aumento dos preços (inflação) 2 Dificuldade em encontrar determinados produtos 3 Aumento do desemprego 4 Outra Pergunta 10: Se a resposta da pergunta anterior for "outra", qual seria? Opções de Resposta:...


Similar Free PDFs