Resenha Critica A rede social PDF

Title Resenha Critica A rede social
Author Juliane Amorim
Course Marketing Digital
Institution Universidade do Vale do Itajaí
Pages 3
File Size 185.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 13
Total Views 154

Summary

Resenha crítica sobre o filme A Rede Social que trata sobre a criação do Facebook....


Description

Resenha Crítica1 de filmes Título do A Rede Social filme: Ficha técnica

Título original: (The Social Network) Lançamento: 2010 (EUA) Direção: David Fincher Atores: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Rooney Mara. Duração: 121 min Gênero: Drama

Elenco Jesse Eisenberg como Mark

Bryan Barter como Billy Olsen

Dustin Fitzsimons como Phoenix Club President

Zuckerberg

Brenda Song como Christy Rooney Mara como Erica Albright

Sinopse da obra

De que trata a obra? (1,0)

A obra trata de inovação, era digital, desenvolvimento de software, influência, ganância e objetivos. “A Rede Social” conta a história desde a ideia ao desenvolvimento da rede social Facebook. Uma trama que apresenta as fortes características de Mark Zuckerberg, o gênio por trás da criação, que é acusado de ter roubado a ideia deste projeto. O enredo cria uma reflexão sobre as atitudes de Mark em relação ao seu amigo Eduardo, e desperta dois lados sobre as ações dele para obter o sucesso.

Análise Organizacional – Considerando o ciclo de vida da organização em estudo, identifique as características da empresa no período de nascimento e maturidade a partir dos conceitos estudados em sala. Exemplifique com uma cena do filme. Nascimento Maturidade Orgânica (estrutura flexível): Cena na festa em que Mark sugere Característica Principal que ele seja o desenvolvedor e (1,0) Eduardo o diretor financeiro, mas não cria uma hierarquia. Eles são flexíveis.

1

Mecânica (estrutura formal): Cena final do filme já é possível ver diversos funcionários e uma certa hierarquia dentro da empresa.

A resenha crítica consiste na apresentação sucinta e apreciação crítica do conteúdo de uma obra, ou seja, compreende o resumo e o comentário de uma obra científica ou literária.

Orgânica (individual): Diversas cenas do Mark virando noites sem dormir e trabalhando no desenvolvimento do projeto.

Orgânica (equipes): Cena do escritório na Califórnia que possuía já estagiários cuidando do Facebook online.

Orgânica (execução das tarefas): Entre os dois, cada um sabia o que Característica da tinha que fazer e executava suas Comunicação (1,0) atividades. Cena de Eduardo dando cheque com dinheiro para o projeto. Virtual (mobilização para o novo): Momento na festa em que Mark Cultura (1,0) revela a ideia para Eduardo e diz criar uma página exclusiva e diferentes das existentes nas universidades.

Adhocráticas (equipes interligadas): Cena quando atingiram um milhão de usuários, já havia diversos funcionários e todos trabalhando juntos e em conjunto.

Unidade Básica (1,0)

Capacidade predominante (1,0)

Orgânica (inovação): Cena em que Mark inclui também no projeto, um campo para preencher o estado civil de cada usuário.

Procedimentos (1,0)

Virtual (por especialidade): Cena clara de Mark desenvolvendo o projeto e Eduardo indo atrás de investidores.

Liderança (1,0)

Orgânica (determinada por competência): Não existe liderança. Mark assume toda programação e Eduardo entra com capital e busca por investidores.

Virtual (mobilização para o novo): Cena assinando o contrato com novos investidores, visando parcerias com empresas novas no mercado. Não tradicionais (pensamento avançado): Cena em que os gêmeos descobrem que a corrida deles foi vista via “live” no Facebook, por alguém no outro lado do mundo. Mecânica (padronizado): Cena em que Eduardo quebra o computador de Mark e diz que vai processá-lo. Ali já é visível que há um quadro funcional bem maior, incluindo secretárias, telefonistas, seguranças, estagiários, etc. Redes (compartilhada): Não existe apenas uma liderança. Cena em que Eduardo lê o contrato e descobre que várias pessoas possuem maior porcentagem nas ações do Facebook do que ele.

Crítica do Resenhista quanto à:

Considerando as características da empresa, acima elencadas, qual a forma organizacional preponderante em cada período. Justifique sua resposta (1,0)

Conteúdo e abordagem (em relação à história, se possui uma história bem elaborada e se contempla os conceitos abordados acerca das formas organizacionais) (1,0)

Nascimento

Maturidade

Analisando o modelo de negócios da empresa Facebook, durante o seu nascimento, dentre os sete itens listados, o modelo orgânico destacou-se cinco vezes. Se classifica orgânica por haver propósitos, funcionamento, pessoas e motivação. Fortes características das organizações orgânicas.

Já no período de maturidade da empresa, o modelo de negócios do que prepondera é o mecânico por se destacar duas vezes. Após a expansão do Facebook, ele muda algumas características de organização, abrangendo também os não tradicionais, os virtuais e em rede. Formas não engessadas e bem flexíveis de trabalho, em grande parte.

Em relação as formas organizacionais, o filme não aborda claramente, deixando um pouco confuso a identificação real de cada momento entre o nascimento e maturidade. Mas, no geral, é um bom enredo. Acho que o fato de misturar o passado da história com o presente (enquanto eles estão nas etapas do processo iniciado pelo amigo de Mark, o Eduardo), cria-se uma ilusão de não haver tanto tempo para explicar melhor como foi o “boom” real do Facebook. O filme foca muito na biografia do gênio por trás da criação da rede social e das suas características pessoais o que gera uma certa repulsa pelo personagem. Personalidade antissocial, tímida e grosseira, mas ao mesmo tempo Mark é ingênuo e ganancioso, seguindo as opiniões de Sean Parker, criador do Napster, e apunhalando pelas costas seu amigo Eduardo. Por fim, parece que querem deixar uma reflexão sobre os custos que temos para conseguir o sucesso profissional e que por mais que Mark foi o mais jovem bilionário, ele não tinha sucesso na vida pessoal....


Similar Free PDFs