RESOLUÇÃO - DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO PDF

Title RESOLUÇÃO - DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
Course Economia Brasileira
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Pages 4
File Size 217.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 108
Total Views 138

Summary

EXERCÍCIOS RESPONDIDOS - DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
PROF NAPIE E LEONARDO...


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DISCIPLINA DE ECONOMIA PARA ENGENHARIA PROFESSORES: NAPIÊ GALVÊ e LEONARDO ROCHA ALUNO: Ariane Raquel da Silva MATRÍCULA: 2019021881 Orientações para a resolução das questões: Fonte: Times New Roman ou Arial Tamanho: 12 Espaçamento 1,5 Obs: As atividades serão anuladas: • Duplicidade de redação por mais de um aluno, (de todos os alunos serão anulados) • Detecção de plágio. (todas as atividades serão passadas pelo detector de plágio) 1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica? Mínimo de 3 linhas R: Na análise da microeconomia, os preços relativos são considerados os principais, isto é, os valores dos bens em comparação aos outros, do que os preços absolutos (em particular) das mercadorias. 2. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus? Mínimo de 4 linhas R: A economia ela analise o comportamento do consumidor através do coeteris paribus que significa que tudo é mais constante, Ou seja, eu vou analisar o meu consumidor onde todo o resto permanecerá constante, como por exemplo, para eu poder fazer uma previsão das vendas na qual vou ter, seu eu vou vender mais ou menos, os fatores externos têm que estar constantes por exemplo se eu mantenho minha renda constante, a qualidade dos meus produtos as mesmas, eu analiso a seguinte variável o preço e a quantidade demandada, se a minha quantidade demandada aumentar os preços consequentemente diminui e vice-versa.

3. Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica? Mínimo de 4 linhas R: A microeconomia pesquisa a forma dos custos e dos seus respectivos na metodologia de construção e a relação entre eles, tendo como base toda a sua teoria no conceito das elasticidades, da oferta e da demanda. Nos custos marginais, marcando toda sua teoria no encontro dos pontos de autocontrole entre estas variáveis, apontam o preço por intermédio do qual os consumidores estão dispostos a pagar, ou seja, o preço relativo.

4. Como se divide o estudo microeconômico? Mínimo de 2 linhas R: A microeconomia se divide em análise de demanda onde vai estudar a opinião do consumidor e a demanda do mercado. Análise da oferta, que estuda a oferta particular e a oferta de mercado.

5. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada? Mínimo de 5 linhas R: Demanda trata-se de um valor/bem ou serviço que os compradores teriam vontade de possuir por meio de um valor estipulado pelo mercado. A diferença entre demanda e quantidade de demanda é que na demanda está relacionado a toda a curva dos seus possíveis preços em relação a uma particular quantidade, enquanto por quantidade de demanda vai existir um ponto específico onde essa curva vai relacionar o preço a quantidade.

6. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria? Mínimo de 5 linhas R: Conceito de oferta no sentido econômico é a quantidade de um bem ou serviço que os produtores podem ou estão dispostos a oferecer ao mercado em cada uma das faixas de preço, por exemplo, quando este computador estiver sendo vendido a mil serão ofertadas duas unidades pelos produtores é o preço de 1500 Serão ofertadas três unidades pelos produtores e ao preço de 2000 serão ofertadas quatro. Existe uma correlação direta entre nível de preço e oferta, quando o preço de um bem aumenta os produtores tendem a produzir mais, aumentando a oferta

relação conhecida como lei geral da oferta, quanto maior o preço mais os produtores se interessam em produzir. 7. Explique e ilustre graficamente o que ocorre com o equilíbrio de mercado, nos seguintes casos:

a) aumento do preço de um bem complementar; Pão – Margarina

Py

P1 D1 D2

Q2

Qx

Q1

b) diminuição do preço de um bem substituto, no consumo; Preço

P1

quantidade

c) diminuição na renda dos consumidores, de um bem normal; preço da carne 1 D1 D0

P1

Q1

Q0

Qtd da carne 1

d) aumento da renda dos consumidores, de um bem inferior; preço da carne 2º

P1 D1 D0 Qtd de carne 2º Q1 Q0

e) diminuição no custo da mão-de-obra.

Preço

D0 D1

P1 Aumento da oferta Qtd Q1

Q0

8. Qual o significado de excedente do consumidor? E do produtor? Mínimo de 4 linhas R: O excedente do consumidor compreende o benefício total para todos os compradores. excedente do produtor compreende o lucro total dos fornecedores mais as rendas relacionadas aos capitais de produção. os excedentes do consumidor e produtor está ligado e serve para medir o bem estar (consumo ou capacidade de produção) de uma sociedade....


Similar Free PDFs