Resumo: Arquitetura Kitsch PDF

Title Resumo: Arquitetura Kitsch
Course História da Arquitetura e da Cidade III
Institution Universidade do Oeste de Santa Catarina
Pages 3
File Size 337.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 2
Total Views 137

Summary

Resumo slides de aula sobre o estilo arquitetônico Kitsch....


Description

ESTILOS ARQUITETÔNICOS: Arquitetura Kitsch O estilo Kitsch O termo Kitsch tem origem alemã, e é utilizado para identificar elementos que copiam e fazem referência a cultura erudita sem qualquer critério, geralmente tendo como alvo a população em massa.

Características ● O Kitsch engloba faces distintas, como a arquitetura, decoração de ambientes, literatura, música, vestuário, e até o erotismo e a religião. ● Foi muito comum entre as décadas de 50 e 70 no segmento arquitetônico, onde os profissionais da área procuravam ares arrojados para as edificações. Década de 50, Belém/PA; Década de 60, São Paulo; Década de 70, Boate KILT, São Paulo (da esquerda para a direita, respectivamente).

● Alguns exemplos de objetos kitsch são bibelôs, bichinhos de pelúcia, etc. Em sentido popular, a palavra kitsch tem um sentido pejorativo e pode ser traduzida por reles, brega cafona. ● É considerada inferior, imitada ou sem valor artístico.

Arquitetura Kitsch no mundo Existem diversos exemplares da arquitetura Kitsch espalhados pelo mundo, porém existe um local em que ela é extremamente concentrada: Las Vegas, Estados Unidos. Las Vegas é a materialização do Kitsch, a cidade dos sonhos, onde a possibilidade de uma grande ascensão social através de uma única aposta é possível, afetando as edificações locais, que remetem ao extremo luxo. Há uma recriação de monumentos já existentes ao redor do mundo, como a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade, em meio a edificações de imensas proporções e altamente chamativas, que competem entre si, criando um ambiente caótico.

Arquitetura Kitsch na Brasil No Brasil, o fenômeno Kitsch é singular pois funcionou como uma ponte entre a arquitetura erudita e as massas, por incorporar elementos de uma arquitetura sofisticada, disseminados (porém distorcidos) até alcançar uma parte significativa da população brasileira. Dessa forma, muitos arquitetos o classificam como meras imitações. Em vez de perceber isto como uma ferramenta de contato com as massas, os arquitetos viram isto como degeneração e imitação desprezível ou kitsch. Boa Vista, Roraima (déc. 70); Boa Vista, Roraima; Túmulo em Londrina (da esquerda para a direita, respectivamente).

Arquitetura Kitsch em Santa Maria Em Santa Maria são encontrados vários exemplos de arquitetura kitsch. Entre eles, se destacam os edifícios residenciais que apelam para estilos passados para vender

uma imagem de aristocracia e poder econômico. Comumente há uma inspiração nos clássicos gregos, com colunatas e ornamentos remetendo aos mesmos. Projeto pórtico Condomínio Alexandria (à esquerda) e Loja Maçônica (à direita), ambos em Santa Maria, RS.

Exemplos variados de Arquitetura Kitsch pelo mundo...


Similar Free PDFs