Resumo - Capitulo 7 - Mankiw PDF

Title Resumo - Capitulo 7 - Mankiw
Author Isadora Salles
Course Introdução à Economia
Institution Universidade Federal de Minas Gerais
Pages 3
File Size 87.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 65
Total Views 140

Summary

Download Resumo - Capitulo 7 - Mankiw PDF


Description

Capítulo 7 – Consumidores, Produtores e a Eficiência dos Mercados Economia do bem-estar: o estudo do modo como a alocação de recursos afeta o bem-estar econômico. O equilíbrio da oferta e da demanda em um mercado maximiza os benefícios totais obtidos por consumidores e produtores. O preço que equilibra a oferta e a procura de um bem é, em um sentido particular, o melhor porque maximiza o bem-estar total de consumidores e produtores.

Excedente do Consumidor  Disposição para pagar Disposição para pagar: quantia máxima que um comprador pagará pelo bem. Excedente do consumidor: quantia que o comprador está disposto a pagar por um bem menos a quantia que ele paga de fato. Mede o benefício obtido pelos consumidores mediante a participação no mercado.  Uso da curva de demanda para medir o excedente do

consumidor A altura da curva de demanda reflete a disposição para pagar dos compradores. A qualquer quantidade, o preço dado pela curva de demanda mostra a disposição para pagar do comprador marginal, o

comprador que seria o primeiro a deixar o mercado se o preço fosse um pouco maior. Excedente do consumidor é dado pela área acima do preço e abaixo da curva de demanda. A diferença entre a disposição para pagar e o preço de mercado é o excedente do consumidor de cada comprador.

 Como um preço mais baixo aumenta o excedente do consumidor O aumento do excedente do consumidor é composto de duas partes: 1. Aqueles compradores que já estavam comprando o bem ao preço mais alto estão em melhor situação porque agora pagam menos. 2. Alguns novos compradores entram no mercado porque agora estão dispostos a pagar o bem pelo preço mais baixo. Em consequência disso a quantidade demandada no mercado aumenta.

 O que mede o excedente do consumidor? O excedente do consumidor é uma boa medida de bem-estar econômico se os formuladores de políticas públicas desejam respeitar as preferências dos compradores. Os consumidores são os melhores juízes a respeito do benefício obtido a partir dos bens que adquirem.

Excedente do Produtor  Custo e disposição para vender

Custo: valor de tudo aquilo de que o vendedor deve desistir para produzir um bem (custo de oportunidade). O custo é uma medida de disposição para venda de bens. Excedente de produtor: a quantia recebida por um vendedor menos o custo de produção. Mede o benefício que os vendedores obtêm de sua participação no mercado.

 Uso da curva de oferta para medir o excedente do produtor A qualquer quantidade, o preço dado pela curva de oferta mostra os custos do vendedor marginal, isto é, aquele que seria o primeiro a abandonar o mercado se o preço fosse menor. Como a curva de oferta reflete os custos dos vendedores, podemos usa-la para medir o excedente do produtor. A área abaixo do preço e acima da curva de oferta mede o excedente do produtor em um mercado. A lógica é simples: a altura da curva de oferta mede os custos dos vendedores, e a diferença entre o preço e o custo de produção mede o excedente do produtor de cada vendedor.

 Como um preço mais alto aumenta o excedente do produtor

Usamos o excedente do produtor para medir o bem-estar dos vendedores de forma semelhante àquela empregada para medir o bem-estar dos compradores a partir do excedente do consumidor.

Eficiência de Mercado A alocação de recursos determinada pelos mercados livres é desejável?

 O planejador social benevolente O planejador social benevolente é um ditador que tudo conhece, tudo pode e é bem-intencionado (Eficiência como objetivo). Excedente total: somatório dos excedentes do produtor e do consumidor. É natural usar o excedente total como uma medida do bem-estar econômico da sociedade. Como a quantia paga pelos compradores é igual à quantia recebida pelos vendedores, temos: Excedente total = Valor para os compradores – Custo para os vendedores Valor total atribuído pelos compradores do bem -> disposição para pagar.

O aumento do excedente do produtor é composto de duas partes:

Eficiência: propriedade da alocação de um recurso em maximizar o excedente total recebido por todos os membros da sociedade.

1. Os vendedores que já estavam vendendo uma quantidade do bem ao preço menor ficam em melhor situação porque agora ganham mais pelo que vendem.

Equidade: a imparcialidade na distribuição do bem-estar entre os membros da sociedade.

2. Alguns novos vendedores entram no mercado porque agora estão dispostos a produzir o bem pelo preço mais elevado.

 Avaliação do equilíbrio de mercado

A área total entre as curvas da oferta e da demanda até o ponto de equilíbrio representa o excedente total do mercado. 1. Mercados livres alocam a oferta de bens para os compradores que lhes atribuem o maior valor, tal como medido por sua disposição para pagar. 2. Mercados livres alocam a demanda por bens para os vendedores que os produzem ao menor custo. Dada a quantidade produzida e vendida em um mercado equilibrado, o planejador social não pode aumentar o bem-estar econômico alterando a alocação do consumo entre os compradores ou a alocação da produção entre os vendedores. Também não pode fazê-lo mediante o aumento ou diminuição da quantidade do bem: 3. Mercados libres produzem a quantidade de bens que maximiza os excedentes do produtor e do consumidor. Aumentar a quantidade aumenta o excedente total até que seja alcançado o nível de equilíbrio. Produzir mais do que a quantidade de equilíbrio reduziria o excedente total. O equilíbrio da oferta e da demanda maximiza a soma dos excedentes do consumidor e do produtor, ou seja, o resultado do equilíbrio é uma alocação eficiente dos recursos. A tarefa do planejador social benevolente é, portanto, deixar os resultados do mercado tal como se apresentam. Ela não precisa alterar o resultado do mercado porque a mão invisível já orientou compradores e vendedores

para uma alocação dos recursos econômicos que maximiza o excedente total.

 Conclusão: Advertência: consideramos algumas hipóteses sobre o funcionamento dos mercados: 1. A análise pressupôs que os mercados são perfeitamente competitivos. Poder de mercado: capacidade de influir sobre os preços (pode provocar ineficiência no mercado) 2. A análise pressupôs que o resultado de mercado interessa apenas aos participantes do mercado. Externalidades: efeitos colaterais que fazem com que o bem-estar do mercado dependa de algo mais do que apenas o valor atribuído pelos consumidores e os custos dos vendedores (pode provocar um equilíbrio ineficiente do ponto de vista da sociedade como um todo). Falha de mercado: a incapacidade de alguns mercados nãoregulamentados de alocar eficientemente os recursos (ex.: poder de mercado e externalidades)...


Similar Free PDFs