Resumo de Protostomados PDF

Title Resumo de Protostomados
Author Larissa Carneiro
Course Biologia dos Invertebrados
Institution Universidade Federal de São Carlos
Pages 7
File Size 179.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 55
Total Views 142

Summary

Download Resumo de Protostomados PDF


Description

Resumo Protostomados Níveis de organização dos animais: - os organismos unicelulares (protozoários) estão em um nível mais simples. - nível celular – esse nível se caracteriza pela presença de agregados de células funcionalmente diferenciadas. Uma divisão de tarefas é evidente, de maneira que algumas células estão envolvidas com a reprodução e outras com a nutrição. EX protozoários flagelados e poríferos. - nível celular-tissular – é a agregação de células similares em camadas definidas, formando tecidos, exemplo cnidários. - nível tissular- orgânico – ocorre a agregação de tecidos em órgãos, exemplo platelmintos. - nível orgânico-sistêmico – quando órgãos trabalham juntos para realizar alguma função, formando os sistemas do corpo, como circulatório, digestório e outras. Tamanho do corpo: A área superficial de um animal grande pode ser insuficiente para a nutrição e respiração de células posicionadas no interior do corpo, para resolver isso alguns animais dobram ou invaginam a superfície do corpo para aumentar a sua área ou se achatam bastante e a outra seria encontrada em animai s maiores o desenvolvimento de sistemas de transporte interno de nutrientes, gases e excretas entre as células. Simetria corporal: - simetria esférica – divide o corpo em duas metades equivalentes – é raro em animais - simetria radial – corpo pode ser dividido em metades similares por mais de dois planos passados pelo eixo longitudinal – esponjas, hidras e ouriços - simetria bilateral – o corpo pode ser dividido em duas porções equivalentes ou especulares ao longo do plano sagital, os animais com essa simetria se movimentam muito melhor, exemplo os cordados. Cavidades do corpo: O celoma permite um aumento de tamanho e complexidade do organismo porque um número maior de células pode se localizar próximo a superfície corporal. - bilaterais acelomados – são os que não possuem celoma verdadeiro – platelmintos - bilaterais pseudocelomados – possui uma cavidade interna que não é revestida pela mesoderma – nematódeos ( vermes cilíndricos) - bilaterais eucelomados – aqueles com celoma verdadeiro, cavidade revestida pelo peritônio, cordados. Clivagem e Desenvolvimento: Clivagem é a multiplicação celular após a formação do zigoto. Causas das variações na clivagem: - quantidade e distribuição do vitelo e pelos genes controladores dos planos de orientação da multiplicação celular. Zigotos isolécitos – vitelo localizado no centro do citoplasma Zigotos mesolécitos – vitelo concentrado no pólo vegetal Zigotos telolécitos – com muito vitelo localizado no pólo vegetal Se houver pouco vitelo ocorre a clivagem total (isolécitos e mesolécitos), quando a quantidade de vitelo é grande a clivagem é parcial ( telolécitos e centrolécitos) Tipos de desenvolvimento: -direto – não há fase larval - indireto – passa pela fase larval.

Clivagem espiral holoblástica(total) a seqüência de divisão celular ocorre obliquamente ao eixo animalvegetal Clivagem radial holoblástica – os planos de divisão celular ora são paralelos, ora são perpendiculares ao eixo animal-vegetal. Clivagem bilateral holoblástica ocorre apenas em tunicados(invertebrado marinhos) Blástula é um conjunto de milhares de células que estão arranjadas em torno de uma cavidade interna central (blastocele) Gástrula é o estágio após a blástula, quando ocorre a invaginação da parte vegetal do embrião, que se dobra para dentro da blastocele. A invaginação chama-se arquêntero, e a nova cavidade gastrocele, a abertura do arquêntero é denominada blastóporo. Protostomados são animais cujo blastóporo dará origem a boca Deutorostomados são animais cujo blastóporo dará origem ao ânus. Folhetos embrionários: ectoderma(mais externa dará origem ao tecido epitelial e ao sistema nervoso) e endoderma(mais interna dará origem aos tecidos de revestimento interno do tubo digestivo) se formam durante a gástrula Mesoderma terceiro folheto formará os sistemas musculares, reprodutivo e esquelético. Formação do celoma Protostomados o celoma se forma a partir de fendas que se abrem no mesoderma ao redor do blastóporo (processo esquizocélico) Deutorostomados o celoma se forma pela expansão das alças intestinais que compõem o mesoderma (processo enterocelico) Filos importantes: Filo Mesozoa – os mesozoários são diminutos animais vermiformes marinho, todos vivem como parasitas de invertebrados, possuem duas classes: - Filo Rhombozoa – vivem nos rins de cefalópodos benttônicos, são longos e delgados -Filo Orthonectida – são parasitas de vários invertebrados marinhos como os ofiuróides, bivalves e poliquetos - Filo placozoa – são pequenos animais marinhos de corpo achatado, sem simetria, nem órgãos ou sistemas. - Filo Porífera – possuem um complexo sistema de poros e canais para a filtragem de alimentos presentes na água, suas células flageladas (coanócitos) fazem a água movimentar (sistema aquífero). As esponjas não possuem tecidos verdadeiros e o corpo é formado por células situados em uma matriz gelatinosa. Classes do filo porífera - Calcarea – possuem espículas de carbonato de cálcio, podendo ser simples formato de agulhas ou apresentar três ou quatro raios, apresntam os três tipos de sistemas de canais(asconoide, siconoide e leuconoide) - Hexactinellida – apresentam corpo cilíndrico ou em forma de funil, apresentam os sistemas siconoide e leuconoide. - Demospongiae – o esqueleto é formado ou espículas sílicas ou espongina o sistema de canais é do tipo leuconoide.ocorrem em água doce.

Corpo dos poríferos:

Existem vários pequenos poros chamados óstios, que servem para entrada de água e poros grandes (ósculos) para a saída da água, células flageladas (coanócitos) que retem partículas de alimentos e as fagocitam Três tipos básicos de sistemas de canais dos poríferos: - asconóide – apresentam o tipo mais simples de organização, a água atravessa os poros e chega até o átrio. ( calcarea, - siconóides – apresentam canais radiais revestidos por coanócitos, o canal se liga com o átrio.(calcarea, hexactinellida) - leuconoides – são as mais complexas, possuem câmaras flageladas ou com coanócitos numerosas nas quais desembocam canais provenientes de poros dérmicos.(persentes nas três classes) Tipos de células das esponjas: - pinacócitos – células delgadas, achatadas, que revestem a superfície externa(pinacoderme) - miócitos – células com capacidade de contração, cuja função e aumentar ou diminuir o tamanho dos poros, regulando o fluxo de água. - coanócitos – revestem os canais flagelados, capturam alimento. - arqueócitos – recebem partículas fagocitadas pelos coanócitos e realizam a digestão celular. Tipos de esqueletos das esponjas: O esqueleto possui o papel de estabilizar o corpo dos poríferos, evitando um colapso dos anais por onde circula a água. Principais elementos que compõem o esqueleto: colágeno, espongina e espículas Reprodução dos poríferos é assexuada se processa por meio da formação de brotos ou pela regeneração. Reprodução sexuada as esponjas são monóicas o esperma se origina por meio de transformações dos coanócitos e o oocitos se origina a partir dos arqueócitos. Ambos são liberados na água onde ocorre a fecundação Principais alimentos das esponjas são os organismos planctônicos, bactérias edetritos contendo material orgânico. Os poríferos não possuem órgãos respiratórios ou excretores essas funções são realizadas por meio de difusão nas células. Reprodução: A reprodução assexuada se processa por meio da formação de brotos ou pela regeneração. A formação de gêmula nas espécies de água doce permite que as esponjas resistam as variações em ambientes instáveis e sobrevivam ao longo das diferentes estações do ano. Os poríferos são monóicos Os oocitos e os espermas são liberados na água, onde ocorre a fecundação.

Características dos animais do filo cnidária e ctenoforos - mais complexos que as esponjas - simetria radial, sendo que nos cnidários e simetria radial primaria (as partes do corpo estão arranjadas em torno do eixo que passa pela boca, de forma concêntrica) os ctenoforos possuem simetria birradial( apenas dois planos de simetria passam pelo centro do corpo) - nível de organização celular- tissular - triblásticos - mesogleia que dá aspecto transparente e gelatinoso - digestão é extracelular

Locomoção Possuem 4entáculos Características que auxiliam os ctenoforos e cnidários a serem predadores eficientes: - presença de células nervosas - presença de estruturas sensoriais - presença de células especiais para captura e imobilizar as presas. Células nervosas Células especiais os cnidocitos injetam toxinas imobilizando as presas Coloblastos capturam as presas Cnidocitos, coloblastos e placas ciliares em forma de pente são estruturas exclusivas desses filos. Classificação dos cnidários ou coelenterata - scyphozoa, cubozoa, hidrozoa e anthozoa Característica exclusiva a todos os cnidários é a presença de cnidoblastos, que são células urticantes. Os cnidários são os primeiros a apresentarem células nervosas As trocas gasosas ocorrem por difusão.

Tipos morfológicos do filo cnidária: - pólipos e medusas - os pólipos estão adaptados a vida sedentária, vivendo fixo no substrato, seu corpo tem forma tubular, sua boca ocupa a posição central e esta rodeada por tentáculos, na outra extremidade do corpo existe um disco aderente. - as medusas são organismos que não se fixam ao substrato, a forma de seu corpo lembra um gurada-chuva, aboca encontra-se no centro da superfície côncava eos tentáculos estão distribuídos nas suas bordas Classes do filo cnidária: - hidrozoa - scyphozoa - cubozoa - anthozoa Hidrozoa Ciclo de vida com o Corpo de forma polipoide e medusoide, sendo portanto dimórficos Teça é um envoltório protetor de zooides, a reprodução é assexuada na fase de pólipo e sexuada na fase medusoide, os pólipos são gonocoricos ou seja tem sexos separados. - Scyphozoa Nesta classe aparecem as verdadeiras, pois a forma medusoide é mais duradoura. Cifomedusas não possuem véu e as hidormesusas possuem Partes do corpo – umbrela, tentáculos, boca e bolsas gástricas - Anthozoa Nesta classe estão os corais verdadeiros, formadores de recife

Filo Ctenophora: Todos os animais desse filo possuem oito fileiras de placas ciliadas em forma de pentes que promovem a locomoção. Os ctenophoros são bioluminescentes O estatocisto é o órgão dos sentidos característico dos ctenoforos

Diferenças entre cnidária ctenofora Clivagem indeterminada – determinada Estagio larval larva planula – larva cidipídio Sexualidade gonocóricos – hermafroditas

Vantagens de ser um verme (filos sobre vermes): - os tecidos moles são resistentes, o movimento em uma direção e favorecido, a simetria bilateral e estabelecida e o esqueleto hidrostático da resistência corporal, facilita a locomoção e a variação da forma do corpo Desvantagens de ser verme - o esqueleto hidrostático depende de hidratação, a locomoção depende de um intenso trabalho muscular. Características dos platelmintos Características marcante dos platelmintos é a presença de um eixo antero-posterior distinto e da região cefálica na extremidade anterior. Triploblásticos Clivagem espiral O filo inclui formas de vida livre (apenas nos turbellaria - planaria) como parasitas (monogea- fascíolas, trematoda - fascíolas e cestoda - tênias) Monogeia é ectoparasita e os outros são endoparasitas A boca quando presente é a única abertura do sistema digestivo, órgãos excretores são os protonefridios, os espermatozóides são biflagelados Sistema nervoso formado por um plexo nervoso subepidermal e cinco pares de cordões nervosos longitudinais. Órgãos sensoriais são os ocelos e as células tácteis (sensações mecânicas) e quimiorreceptoras( sensações químicas)

Classes do filo platelmintos - Classe turbellaria: vermes de vida livre, corpo achatado dorsoventralmente e revestido por uma epiderme ciliada, hermafrodita, fertilização cruzada e reprodução assexuada por fissão do corpo. Planarias - Classe monogenea: corpo foliáceo ou cilíndrico, tegumento sincicial sem cílios possuem opistaptor para fixação no hospedeiro, são monóicos e a larva e ciliada. - Classe trematoda: corpo foliáceo ou cilíndrico com tegumento sincicial sem cílios, ventosas orais ou ventrais sem ganchos, monóicos desenvolvimento indireto estágios larvais( miracidio, esporocisto, redia, cercaria e metacercaria),  Schistosoma mansoni – esquistossomose Ovos liberados junto com as fezes humanas, chegam a água emergem miracidios ciliados que nadam até encontrar caramujos Biomphalaria(vetores), os miracidios penetram no caramujo e se trnasformam em esporocistos. Os esporocistos se tranformam em cercarias, saem do caramujo e nadam ativamente até entrar em contato com a pele humana, por onde penetram e chegam ao vaso sanguineo invadindo o sistema circulatório.

As cercarias se transformam em esquistossomos, vão se alojar no sistema porta-hepatico e em seguida nas vênulas do intestino. O macho difere da fêmea pela presença do canal ginecofórico. - Classe cestoda: Corpo com aspecto de fita, tegumento sincicial sem cílios o escolex é o órgão de fixação, possuindo ganchos ou ventosas, corpo dividido em proglotides. Taenia saginata, causadora da teníase. Ingestão de carne de boi crua ou malpassada contendo cistecercos.  Taenia solium, comendo carne de porco crua ou mal passada contendo cistecercos ou ingerindo cistecercos(cistecircose). A tênia adulta vive presa a parede do intestino delgado ***Diferenças entre as tênias esta no aspecto do escolex o qual apresnta ventosa na saginata e ganchos na solium Demais anotações sobre os Filos Animais pseudocelomados – são aqueles que não apresentam o revestimento peritonial, de origem mesodermica. Vantagens do pseudoceloma contra o acelomado: - o pseudoceloma possui maior capacidade de movimentação, - Maior espaço interno para circulação dos alimentos - cavidade que serve para armazenamento de dejetos - desenvolvimento de um sistema hidrostático Filo Rotifera se caracteriza por apresentar uma coroa ciliada. Sendo seu corpo formado por cabeça, tronco e por uma cauda posterior, são dióicos. Filo Gastrotricha – lembram os rotiferos só que não possuem coroa ciliada e o corpo e coberto por cerdas e escamoso. Filo Kinorhyncha – são vermes marinhos, segmentados, revestidos de espinhos com cabeça retrátil. Filo Loricefera – animais que vivem entre os grãos do fundo marinho possuem estilos orais e espinhos Filo Priapulida – pseudocelomados marinhos que vivem na lama e areia do fundo, corpo cilíndrico e são predadores. Filo Nematoda  Características do filo - Corpo cilíndrico, parede corporal com músculos dispostos longitudinalmente, eutelia, sistema excretor sem protonefrideos e utilização do pseudoceloma omo órgão hidrostático. - Tubo digestivo formado por boca, faringe, intestino , reto e anus. - São dióicos, fertilização interna - Doenças causadas por nematódeos - ascaridíase – Ascaris lumbricoides - lombrigas que se alojam no intestino - ancilostomose (amarelão) Ancilostoma duodenale ou Necator americanus, vivem no intestino e no duodeno, deve-se proteger os pés e fazer uso de vasos sanitários. - enterobiose – parasitose causada pelos oxiúros, no intestino humano, no ceco, sua principal característica e a coceira na região anal. - filariose ou elefantiase – filaria que vive no sistema linfático humano, as micorfilarias passam para os mosquitos(vetores) quando estes picam uma pessoa doente, quando o mosquito se alimenta novamente

as microfilarias penetram em outra pessoa. O combate ao mosquito é uma das soluções contra essas patologias. Filo Annelida: - Corpo segmentado oque e ventajoso pos se o animal perder alguma parte o corpo continua funcionando, presença de celoma, clivagem espiral, holoblástica e determinada. - Sistema circulatório fechado, com dois vasos principais, um dorsal que conduz o sangue para a parte anterior e um ventral que conduz o sangue para o posterior, pigmento respiratório hemoglobina. - Sistema nervoso formado por um cordão nervoso ventral e uma agregação de tecidos nervosos. Sistema digestivo linear completo, comenado com a boca e terminando no anus.Excreção por metanefridios -Repordução: são hermaforditas, com fecundação interna, fertilização cruzada e respiração tegumentar por difusão Classes dos anelídeos - Polychaeta – possuem muitos feixes de cerdas ao longo do corpo e concentração de órgãos sensoriais na região cefálica, apresentam parapodios para locomoção e troca gasosa, são marinhos. - Clitellata – possuem clitelo, minhocas(oligoquetas) e sanguessugas(hirudíneas)...


Similar Free PDFs