Resumo de Vulcanismo e Placas tectonicas PDF

Title Resumo de Vulcanismo e Placas tectonicas
Author Caio Pagy
Course GEOLOGIA
Institution Universidade Estácio de Sá
Pages 9
File Size 479.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 94
Total Views 145

Summary

Resumo completo de Vulcanismo e PLacas Tectonicas ministradas em Geologioa...


Description

Universidade Estácio de Sá

Caio Pagy da Silva Greco – 201502308967 Taise Carolina dos Santos Leite – 201502613701

Vulcanismo, Terremotos e Tsunamis.

Professor: Frank Gundim

Rio de Janeiro 2015

Vulcanismo O Vulcanismo é um fenômeno que ocorre nas camadas interiores da Terra para a superfície, sempre que há um vazamento de magma em forma de lava, também liberando gases e fumaça. É o termo utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. O processo de vulcanismo é resultado das características da pressão e temperaturas dentro do subsolo. Vulcões geralmente se limitam em regiões que são ‘’cortadas’’ por placas tectônicas. Após o derretimento das pedras do manto, o magma é formado, esse magma quando chega a superfície da crosta com uma pressão muito forte é o que causa da erupção de um vulcão. Essa pressão aumenta se a quantidade do magma que vai do manto até o vulcão é alta. Por outro lado, essa pressão pode aumentar no cone do vulcão, visto que o magma ali começa a esfriar e libera gases que se expandem, aumentando-a. Em alguns vulcões, a quantidade de magma que sai é constante por isso temos erupções frequente neles. Porém em outros casos, o magma sobe bem pouco, a cada 100 ou até 1000 anos. O Entendimento do fenômeno em questão teve inicio na primeira metade do século XX, porém, sabe-se muito pouco sobre, assim não há como prever precisamente quando terá uma nova erupção vulcânica. Por exemplo, existem vulcões que entram em atividade com explosões violentas sem mesmo ter dado nenhum tipo de sinal antes do acontecimento. Ao entrar em atividade, seus efeitos representam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades, devido aos gases, fumaça e explosões, dentre outros. As lavas irão destruir tudo que encontrar em seu caminho. As Erupções não trazem só o mal, se as lavas podem destruir cidades e florestas, elas também podem formar ilhas e contribuir com a formação do relevo, além disso, as cinzas ajudam a fertilizar os solos. A água do mar que circula em fissuras do sistema vulcânico nas dorsais oceânicas é considerada um dos principais fatores que ajudam na manutenção do balanço químico dos oceanos devido a formação de minerais.

Existem alguns vulcões que não estão mais em atividade, sendo frequentemente chamados de “adormecidos”. No entanto, alguns deles podem simplesmente “acordar” sem maiores dificuldades. Isso se explica pelo fato de que as atividades vulcânicas ocorrem desde a

2

formação do planeta, a 4.5 bilhões de anos.

Vulcanismo e seus efeitos no meio ambiente Há evidencias que as erupções vulcânicas afetam o comportamento do clima em certos períodos de tempo e possivelmente influenciam as alterações de longa duração, inclusive no aquecimento global. Isso no futuro pode acabar causando o degelo das calotas polares com um aumento no nível dos oceanos, trazendo efeitos catastróficos para habitantes de cidades litorâneas como Rio de Janeiro, Tóquio, Los Angeles, entre outras. Porém, a abundancia de CO2 nos gases não é suficiente para contribuir significativamente para o efeito estufa. Visto que os mesmos produzem cerca de 110 milhões de toneladas de CO2 por ano, enquanto as atividades industriais produzem em torno de 10 bilhões de toneladas por ano. O Maior impacto dos gases se dá pela liberação de cinzar e SO2.(Dióxido de Enxofre). Esse é um gás que é transformado em acido sulfúrico pelos raios solares que interagem com o vapor de água da atmosfera. Graças a isso são formadas camadas de aerossóis, que possuem um diâmetro inferior a 1 micrômetro (0,001 mm), nas camadas possui sal marinho e poeira silicática. Elas ficam na estratosfera por muito tempo após as partículas de cinzas terem se depositado na terra, já que em altitudes muito elevadas não há nuvens e chuva para uma lavagem mais rápida e efetiva. Observações meteorológicas comprovam que essas camadas, entre altitudes de 15 e 30 km, interceptam a luz solar, aquecendo a estratosfera e diminuindo a temperatura da superfície terrestre e da própria atmosfera. Vários cientistas propuseram a correlação entre as alterações climáticas globais e grandes erupções como a de Krakatoa, Tarawera, Bandai-san e Bogoslof, as quais teriam influenciado o clima tornando-o mais frio nas décadas finais do século XIX. Há uma estimativa que a energia liberada na explosão do Krakatoa seja 5 mil vezes maior que a da bomba de Hiroshima. Calcula-se que 13% da luz solar tenham sido bloqueadas com essa explosão, causando a diminuição das temperaturas globais.

Placa Tectônica ou Litosférica Litosfera é a camada rochosa que cobre a superfície da terra, a mesma é formada pela crosta e por parte do manto superior. Ela se divide em várias placas que se encaixam umas nas outras,

2

essas placas recebem o nome de placas litosféricas ou tectônicas.

(Fonte: http://cientistasetimo.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html)

Uma placa tectônica é uma porção de litosfera encontradas em zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. Atualmente, a Terra tem sete placas tectônicas principais e algumas sub-placas com pequenas dimensões. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terramotos e erupções vulcânicas. São atualmente reconhecidas 52 placas tectônicas, 14 principais e 38 menores.

Movimentos apresentados pela Litosfera Os movimentos gerais apresentados pela litosfera são chamados de movimentos tectônicos. Orogênese: movimento horizontal que provoca o aparecimento de cadeias montanhosas. Epirogênese: movimento vertical que provoca o soerguimento e o rebaixamento de porções da litosfera pelo vulcanismo e pelos abalos sísmicos.

Movimento das placas Mesmo que as placas estejam se movimentando, nunca percebemos. O mapa abaixo mostra

2

como as placas se combinam e as suas áreas de colisão.

(Fonte: http://andergeo2012.blogspot.com.br/2013/07/placas-tectonicas.html)

Tipos de movimentos das placas Tectônicas

(Fonte: http://escolakids.uol.com.br/tectonismo.htm)

1) Movimento Transformante: As placas deslizam lateralmente uma em relação a outra. 2) Movimento Divergente: as placas tectônicas separam-se e movem-se em direções opostas, permitindo a formação de nova litosfera. 3) Movimento Convergente: as placas tectônicas convergem, colidem e uma mergulha por baixo da outra, promovendo o retorno da litosfera oceânica para o manto.

2

Terremotos

As placas tectônicas ou litosfericas se movem constantemente, esses movimentos provocam tremores de terra que são conhecidos como terremotos ou sismo. A intensidade dos terremotos pode variar bastante, alguns são percebidos por algumas pessoas e outros não.

(Fonte: http://www.dicyt.com/viewItem.php?itemId=18890)

Ondas sísmicas Os abalos sísmicos são causados por 3 tipos de ondas, vibrando da mesma forma na rocha ou na água. São denominadas da seguinte maneira: Onda P: são ondas longitudinais, rápidas (chegam primeiramente quando ocorre um terremoto - P = primária). Essas ondas não causam grande destruição. Onda S: A velocidade ‚ menor do que a da onda P. São ondas transversais, lentas e com efeito destrutivo grande. É o segundo tipo de onda produzida em um terremoto - S = secundário. Onda L: terceira categoria de ondas. São lentas, altamente catastróficas, transversais e não se propagam em regiões profundas da terra.

2

Círculo de fogo

(Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/circulo-fogo-pacifico.htm)

Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico, é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e / ou movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.

Uma grande parte da atividade vulcânica e dos abalos sísmicos mais fortes (terremotos) estão localizados nas bordas das placas tectônicas. Os limites das placas tectônicas e a localização dos terremotos e vulcões coincidem e se concentram em volta do oceano Pacífico (por isto esta região é chamada de Círculo de Fogo do Pacífico).

Tsunamis De origem japonesa, Tsunami significa ondas oceânicas de tamanho gigante. Embora sejam denominadas de uma forma errada como ondas de maré, os Tsunamis não são causados por pelas

2

forças de maré. As Tsunamis são ondas de grande tamanho geradas por abalos sísmicos

(terremotos). Têm sua origem em maremotos, erupções vulcânicas e nos diversos tipos de movimentos das placas tectônicas do fundo submarino.

(Fonte: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=957&evento=7)

2

Bibliografia

Vulcões e Vulcaniesmo. Disponível em

W. TEIXEIRA, T. RICH, M. CRISTINA TOLEDO. Decifrando a Terra, 2.ed. IBEP, 2009 Benefícios do Vulcanismo. Disponível em: GROTIZINGER, John. Para entender a Terra. 6ª Ed. Grupo A, 2015. CRUZ, José Luiz Carvalho da. Ciências: projeto Araribá. 2ª Ed. Moderna, 2009. Placas Litosférica. Disponível em: Acesso em 2010. Terremotos. Disponível em: Acesso em 2009.

O Círculo de Fogo do Pacífico e o presságio de um Mega-Terremoto. Disponível em: Acesso em 17 de mar. 2011. A Terra do Início até Hoje. Disponível em: Acesso em 27 de mar. 2012. Placas Tectônicas. Disponível em: Acesso em 27 de jul. 2013. Tectonismo. Disponível em: Acesso em 2015. PENA, Rodolfo f. Alves. O círculo de fogo do Pacífico. Disponível em:

2

Acesso em 2015....


Similar Free PDFs