RUP: Rational Unified Process - Perspectiva Dinâmica PDF

Title RUP: Rational Unified Process - Perspectiva Dinâmica
Course Arquitetura de Processos de Software
Institution Universidade do Grande Rio
Pages 2
File Size 65.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 36
Total Views 128

Summary

Este documento descreve o processo de desenvolvimento RUP, citando suas características e apresentando suas fases de acordo com o ponto de vista dinâmico....


Description

RUP: Rational Unified Process - Perspectiva Dinâmica ________________________________________________________________________________

Introdução O RUP (Processo Unificado) é um processo da engenharia de software,.originalmente desenvolvido pela Rational Software Corporation, posteriormente adquirida pela IBM. Este funciona como uma maneira de atribuir e gerenciar tarefas e responsabilidades num determinado projeto. Fazendo uso de tal processo, é possível produzir softwares de alta qualidade, dentro de um pré-determinado período e orçamento. O RUP permite que a equipe do projeto escolha as atividades e os artefatos para serem produzidos, reduzindo assim, o excesso de documentação para torná-lo mais ágil. Outra característica interessante dele é a aplicação do modelo de ciclo de vida iterativo e incremental. Na perspectiva dinâmica, o RUP identifica o ciclo de desenvolvimento do projeto em quatro fases sequenciais, sendo cada fase finalizada por um marco principal. As fases do RUP são iniciação, elaboração, construção e transição.

1 Fase de Iniciação A iniciação, também conhecida como concepção, é a fase em que se estabelece o escopo do projeto de software, levantando-se uma visão geral do produto final. É feito um plano de projeto avaliando os possíveis riscos, as estimativas de custo e prazos, estabelecendo as prioridades, levantamento dos requisitos do sistema e preliminarmente analisá-lo. Se o projeto for de pouca importância ou inviável, ele pode ser cancelado após essa fase.

2 Fase de Elaboração Na elaboração, identificam-se os casos de uso principais e elabora-se o sistema em iterações. O objetivo desta fase é estudar de forma mais detalhada a análise do domínio do problema, revisando os riscos que o projeto pode sofrer, garantindo que os estes sejam reduzidos, permitindo a criação de protótipos e o estabelecimento de um ambiente de suporte. Nesse momento a arquitetura do projeto começa a ter sua forma básica.

3 Fase de Construção A construção é a etapa do desenvolvimento do software. Nela, produzem-se o código fonte do produto na linguagem de programação escolhida pela equipe do projeto. Os objetivos principais da construção compreendem concluir a análise, desenvolver o produto de software com qualidade, reduzindo os custos da implementação, finalizar o design e a implementação, ao passo em que

1

verifica-se se as funcionalidades foram devidamente desenvolvidas e se os usuários estão prontos para receber o sistema em ambiente de produção.

4 Fase de Transição A transição é a fase final do RUP, abrangendo a entrega do software ao usuário e a fase de testes. Essa etapa normalmente inclui a entrega do sistema, teste beta para validação das funcionalidades, conversão de bancos de dados operacionais, treinamento com os usuários, ajustes no sistema e a avaliação do produto.

2...


Similar Free PDFs