Sistema excretor das aves PDF

Title Sistema excretor das aves
Author Juliana Martins Camelo
Course Zoologia de Vertebrados I
Institution Universidade de Santo Amaro
Pages 5
File Size 219.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 22
Total Views 151

Summary

Nesse trabalho iremos abordar sobre o sistema excretor das aves, apontando as principais características morfológicas ...


Description

6 Sistema reprodutor e excretor A maioria das aves apresenta maior atividade, nos períodos que antecedem o período reprodutivo. O ciclo reprodutivo pode ocorrer mais de uma vez durante o ano, dependendo da espécie. No Brasil o período de reprodução da maioria das aves, ocorre durante a primavera e o verão. 19 Na época de reprodução os pássaros estão mais ativos, cantam mais, se exibem mais e apresentam colorações atraentes na plumagem. Os órgãos genitais das aves estão adaptados ao seu modo de reprodução, que é através da oviparidade. As fêmeas apresentam apenas o ovário esquerdo. A maioria dos machos apresenta dois testículos, um par de epidídimos e um par de ductos deferentes. 19 No processo de fecundação, o ovócito II sai do ovário para o oviduto, onde será fecundado pelo espermatozoide. Quando ocorre a cópula, o ovo é formado. No oviduto há glândulas que irão secretar albumina, em volta da gema. Essa estrutura forma um revestimento espesso que fornece água ao embrião e protege o mesmo contra possíveis impactos. 18 As aves apresentam um sistema reprodutor masculino formado por dois testículos, um par de ductos deferentes e um par de epidídimos (figura 9). Os testículos são grandes e assimétricos, e geralmente o esquerdo é maior que o direito.. 19 A região externa do testículo está envolvida por três camadas; uma túnica serosa que é formada pelo mesotélio, uma camada média de tecido conjuntivo e uma camada interna de tecido conjuntivo frouxo e pequenos vasos sanguíneos.

Os testículos são formados por tubos seminíferos, revestidos

internamente por células de Sertoli e por células germinativas. As células de Sertoli tem a função de proteger os testículos e nutrir as células germinativas. 30 Em zonas temperadas, o ciclo testicular das aves é dividido em dois estágios; o estagio recrudescente e o estagio regressivo. O estagio recrudescente é caracterizado pelo aumento do tamanho dos testículos, refletindo a condição de atividade espermatogênica, quando os machos estão em período reprodutivo.

19

Quando o período recrudescente esta se findando,

observa-se uma redução do peso e do volume testicular, caracterizando o estagio regressivo.

O estagio de regressão é caracterizado pela involução do epitélio seminífero, onde são observadas células germinativas e espermatozoides no lúmen tubular. 19 O epidídimo é uma estrutura que está próxima ao testículo. É um órgão pequeno, que contém um labirinto de ductos que são os túbulos eferentes, túbulos conectores e os túbulos epididimários, que se conectam com a porção distal do ducto deferente. As aves apresentam um par de ductos deferentes longos e pregueados, que desemboca na cloaca. 19 As aves não possuem glândulas sexuais acessórias e pênis. Algumas espécies como gansos e patos, possuem um órgão copulador espiralado, denominado pseudo pênis. Essa estrutura irá conduzir o sêmen através do sulco espiral. Não possuem saco escrotal, porem ha espécies como os pássaros canoros, que apresentam uma estrutura chamada de glomo seminal. Essa estrutura é uma dilatação do ducto deferente, que quando preenchido por espermatozoides, dilata-se para os lados da cloaca, assemelhando-se a um saco escrotal. 19

Fig. 9 - Sistema reprodutor masculino das aves.

O sistema reprodutor feminino das aves é constituído por um ovário esquerdo e por um oviduto, terminado na cloaca (figura 10). O ovário possui folículos ovarianos, que estão suspensos pelo pedúnculo folicular, formado por tecido conjuntivo frouxo, músculo liso e vasos sanguíneos. O folículo ovariano consiste em um oócito em crescimento, formado por vitelo e uma vesícula germinativa. A vesícula germinativa é formada por organelas, funcionado como um centro metabólico, regulando o crescimento dos folículos ovarianos. 19 Durante o processo de crescimento folicular, o núcleo do oócito, está localizado no centro do vitelo, acima da superfície da gema e abaixo da membrana perivitelínica.

A membrana perivitelínica é uma camada proteica,

produzida por células granulosas. As células da granulosa irão envolver a camada perivitelínica, emitindo projeções que penetram na membrana perivitelínica, entrando em contato com o vitelo.

Após o período de ovulação, são formados os folículos pós-

ovulatórios. Os folículos pós- ovulatórios produzem progesterona, por um curto período de tempo. O oviduto é um tubo muscular, que se estende desde o ovário esquerdo ate a cloaca. Essa estrutura é dividida em cinco regiões funcionais; o infundíbulo, o magno, o istmo, o útero e a vagina. O oviduto é sustentado no interior da cavidade abdominal por três ligamentos: o ligamento cranial do infundíbulo, o mesoviduto ventral e o mesoviduto dorsal. 19 O infundíbulo é uma estrutura semelhante a um funil. Ele irá captar o oócito ovulado pelo ovário. O magno irá produzir e secretar os componentes proteicos do albúmen, tendo a sua atividade controlada por hormônios esteroides. O istmo forma as membranas da casca ao redor do ovo em desenvolvimento.

Tem a função de estabelecer o formato do ovo, e

também serve como um suporte estrutural para a deposição da casca. O útero é responsável pela formação da casca mineralizada e também tem a função de produzir a pigmentação da casca do ovo. A vagina é o canal de passagem para o ovo recém-formado.

19

Os espermatozoides serão armazenados na vagina,

através de glândulas tubulares que estão localizadas entre a vagina e o útero. A cloaca é o segmento final do sistema reprodutor feminino. A cloaca é dividida em três câmaras; o coprodeu, urodeu e proctodeu. A cloaca também

faz parte do sistema digestório e excretor, estando presente em aves fêmeas e nos machos. Fig. 10 - Sistema reprodutor feminino das aves.

Os rins das aves, ilustrados na figura 11, são do tipo metanefro e estão localizados simetricamente a coluna vertebral, contra a pelve e o sinsacro, possuindo um formato alongado e uma coloração acastanhada.

16

Cada rim

está dividido em três regiões; região cranial, medial e caudal. Cada lobo renal contém néfrons de dois tipos; néfrons medulares que possuem a alça de Henle e os néfrons corticais. As alças de Henle são estruturas que estão localizadas nos lobos mediais dos rins, com a função de absorver água e aumentar a concentração da urina.10 Os néfrons irão absorver a água do sangue, sal e a glicose. Os ureteres possuem uma coloração esbranquiçada e são constituídos por tecido muscular liso. Cada ramo do ureter dará origem a ramos secundários que irão receber pequenas quantidades de urina.

16

Quando a

urina esta na região do urodeu, a mesma é levada para o colón reto e ceco, através de movimentos antiperistálticos da cloaca, para a reabsorção de água

e para se misturar com o material fecal. A uretra e a bexiga urinária estão ausentes na maioria das aves. 3

Fig. 11- Sistema excretor, com destaque para os rins, ureteres e cloaca....


Similar Free PDFs