Unidade II - Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias PDF

Title Unidade II - Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias
Author Rosane Lisbôa
Course Contabilidade Geral
Institution Universidade Cruzeiro do Sul
Pages 22
File Size 1.1 MB
File Type PDF
Total Downloads 80
Total Views 134

Summary

Download Unidade II - Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias PDF


Description

Contabilidade Comercial

Material Teórico Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias Responsável pelo Conteúdo:

Prof.a Me. Divane Alves da Silva Revisão Técnica:

Prof.a Me. Rosana Buzian Revisão Textual:

Prof.a Esp. Natalia Mendonça Conti

Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias

• Conceitos e Aplicação

• Contabilização pelo Método da Conta Desdobrada

• Inventário periódico método da conta mista

·

Na maioria dos casos, os estabelecimentos utilizam o chamado método de controle de estoques periódico. Essa forma de controle ainda é muito utilizada por empresas de pequeno porte, que não têm acesso a sistemas informatizados e mesmo por médias e grandes empresas, de acordo com as circunstâncias. No passado, o método periódico era intensamente usado, praticamente a única solução na maioria das situações, sobretudo em supermercados e lojas varejistas.

·

Estudar o método de controle de estoque periódico não deve jamais ser entendido como estudar uma “velharia”, e sim como a contabilidade se aplica a determinadas situações. E claro, é uma ótima preparação para estudarmos os métodos mais modernos em uso nas empresas, e que certamente você terá contato como profissional.

Antes de iniciar a leitura deste capítulo, imagine que você é proprietário(a) de um supermercado e pergunte-se: como eu posso controlar de forma satisfatória os estoques de mercadorias? Lembre-se que no caso de um supermercado são centenas ou milhares de produtos. Ora, você vai me responder: comprando um software de controle de estoques integrado com a contabilidade! Existem dezenas de tipos e alguns são bem acessíveis, verdadeiros produtos de prateleira assim como alimentos em um supermercado. E se procurar direito, capaz de encontrar um app de graça na internet! Mas vamos fazer o seguinte: Além de você ter o desafio de controlar os estoques, vamos voltar um pouco no tempo? Vamos não tão longe, em 1960, a época de Elvis Presley, Marlon Brando, James Jean, dos Beattles! Nesse período, trabalhando em um supermercado, você teria pouco mais do que uma caneta e folhas de papel sulfite ou um caderno para controlar os estoques! E talvez uma calculadora mecânica para ajudar na matemática. Coloque o seu vestido de bolinhas ou sua jaqueta preta e vamos ver como era feito (e ainda é em alguns casos) o controle de estoque?

5

Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias.

Contextualização

Figura 1 Fonte: Adaptado de iStock/Getty Images

6

Conceitos e Aplicação O inventário periódico é bastante utilizado nas empresas de pequeno porte, devido a sua simplicidade e a não possuir custo de manutenção. É realizado ao final de um período que pode ser de um mês e ou até um ano. Normalmente apura-se por ocasião do encerramento do Balanço Patrimonial. Este é aceito pela legislação do imposto de renda. Tem como característica principal a contagem física do estoque de mercadorias, e como os lançamentos são efetuados ao final de um determinado período, não há contabilização quando ocorre a compra ou venda de mercadorias, ou seja, não é necessário elaborar a ficha de estoque. A conta mercadoria é utilizada apenas para registrar o estoque final, que será o estoque inicial do próximo período contábil.

Pela sua simplicidade, o Método periódico acaba por atender apenas a função contábil e o fisco. Possui a desvantagem para controle gerencial. Há duas técnicas para utilizar o método de controle de inventário periódico, basicamente, a diferença está nas contabilidade a ser utilizada, sendo as técnicas: conta desdobrada de mercadorias e conta mista de mercadorias.

Contabilização pelo Método da Conta Desdobrada A contabilização efetuada pelo Método da Conta Desdobrada consiste na abertura de contas específicas para cada operação: uma conta para registrar as compras, outra conta para registrar as vendas e outra para registrar as mercadorias pelo seu valor de estoque inicial e final. O sistema de inventário periódico pelo método da conta desdobrada tem três contas específicas utilizadas, que são compras, vendas e mercadorias, sendo:

»

Compras: é uma conta de resultado, cuja função é registrar todas as compras de mercadorias realizadas pela empresa mediante o lançamento do débito. Ela é creditada na ocasião do encerramento do exercício social, quando seu saldo é transferido para o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV).

»

Vendas: é uma conta de resultado (receita), cuja função é registrar todas as vendas de mercadorias realizadas pela empresa, sejam elas realizadas à vista ou a prazo, mediante o lançamento do crédito. Ela é debitada na ocasião do encerramento do exercício social, quando seu saldo é transferido para o Resultado Com Mercadorias (RCM).

»

Mercadorias: é uma conta patrimonial cujo saldo devedor inicial (EI) fica inalterado durante todo o período, até que se proceda a nova contagem física (inventário) dos estoques. Para apuração do Custo das Mercadorias Vendidas, o valor do estoque inicial será creditado na conta mercadoria e debitado no CMV, e o valor do estoque final, apurado no novo inventário, será debitado na conta Mercadoria e creditado no CMV.

7

Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias. Para o inventário periódico, no método de conta desdobrada de mercadorias, o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) poderá ser apurado pela fórmula:

1) CMV = EI + C – EF

· CMV  é o custo da mercadoria vendida · EI  estoque inicial · C  representa as compras · EF  estoque final A apuração do RCM ou Lucro Bruto, poderá ser apurada pela fórmula:

2) RCM = V – CMV

· RCM  Resultado com Mercadorias · V  Vendas · CMV  Custo de Mercadorias Vendidas

Trocando Ideias Não podemos esquecer que todas as operações financeiras ocorridas numa empresa devem ser contabilizadas, ou seja, os registros devem ser feitos no Livro Diário e Razão, logo, a apuração do CMV pelas fórmulas expostas, assim como o do RCM, não excluem a contabilização de tais fatos.

Registro no Livro Diário 1 - A compra de mercadorias é registrada por: D - Compras C - Caixa

2 - A venda de mercadorias é registrado por: D - Caixa C - Vendas

Exemplo 1 - exercício método conta desdobrada A empresa comercial “Tudo por três reais” apresentou um saldo de caixa em 31/01/x1 no valor de 250.000. Efetuar os lançamentos no Diário e no Razão, considerando que a empresa efetuou à vista as seguintes operações:

01/02 – Estoque inicial .......................................................... 12.000 05/02 – Compra de mercadorias ........................................... 25.000 12/02 – Venda de mercadorias ...............................................29.000 17/02 – Compra de mercadorias ............................................. 9.000 25/02 – Venda de mercadorias ...............................................32.000 28/02 – O estoque final apresentado nesta data foi de............22.000

8

Vamos iniciar a resolução pelo Livro Diário das compras e vendas de mercadorias e o segundo passo será a contabilização nos razonetes que neste exemplo representa o Livro Razão.

Diário 1 - Compra de mercadorias em 05/02/x1 D - Compras................. 25.000 C - Caixa ..................... 25.000 2 - Vendas de mercadorias em 12/02/x1 D - Caixa ...................... 29.000 C - Vendas ................... 29.000 3 - Compra de mercadorias em 17/02/x1 D - Compras................. 9.000 C - Caixa ...................... 9.000 4 - Vendas de mercadorias em 25/02/x1 D - Caixa ...................... 32.000 C - Vendas ................... 32.000

Razonetes Compras

D

C

D

(1)

25.000

(3)

9.000

(2)

29.000

34.000

(4)

32.000

(SF)

(SI)

Caixa 250.000

311.000

(SF)

Vendas

D

25.000

(1)

9.000

(3)

34.000

277.000

C

29.000

(2)

32.000

(4)

61.000

C

(SF)

Agora vamos encerrar as contas de resultados:

Diário 5 -

Apuração do CMV , transferência do estoque inicial. D - CMV .......................................

12.000

C - Mercadorias (EI) ...................... 12.000 5.1 - Apuração do CMV , transferência de compras. D - CMV .......................................

34.000

C - Compras.................................

34.000

9

Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias. 5.2 - Apuração do CMV, transferência de estoque final. D - Mercadorias (EF) .................... 22.000 C - CMV ....................................... 22.000 6 - Apuração do resultado com mercadorias, encerrar a conta de vendas. D - Vendas ................................... 61.000 C - RCM ....................................... 61.000 6.1 - Apuração do resultado com mercadorias, encerrar a conta do CMV. D - RCM ....................................... 24.000 C - CMV ....................................... 24.000

Razonetes do encerramento das contas de resultado D

Mercadorias

(EI)

12.000

(5.2)

22.000

12.000

34.000

(SF)

C

D (SA)

(5)

Compras 34.000

34.000

C (5.1)

12.000

22.000 D (6)

D

CMV

(5)

12.000

(5.1)

34.000

22.000

46.000

22.000

24.000

24.000

Vendas 61.000

61.000

C (SA)

C (5.2)

D (6.1)

(6.1)

RCM 24.000

C

61.000

(6)

37.000

(SF)

Importante SF = saldo final

quando se coloca esses dois riscos no final do razonete, quer dizer que o saldo do mesmo é zero.

Atenção Não podemos esquecer que a contabilização do Razão foi representada nesta unidade pelos razonetes, porém, independente do cliente, seja interno ou externo, devemos elaborar as demonstrações financeiras.

10

Após a resolução do exemplo, verificamos que o saldo final do estoque foi de $ 22.000 enquanto que o Lucro Bruto (ou receita de vendas) foi $ 37.000. Vamos elaborar uma simples Demonstração do Resultado do Exercício, uma vez que não temos dados suficientes para elaborar o Balanço Patrimonial. Vendas ..................... 61.000 (-) CMV .................... 24.000 (=) RCM ou LB........ 37.000

Este exercício também poderá ser resolvido de forma aritmética com as formulas apresentadas no inicio da unidade II.

1 - CMV = EI + C – EF CMV = EI + C – EF CMV =12.000 + 34.000 - 22.0000 CMV = 24.000

2 - RCM = V – CMV RCM = 61.000 – 24.000 RCM = 37.000

Exemplo 2 - exercício método conta desdobrada Dando continuidade aos saldos anteriores: a empresa comercial “Tudo por três reais” apresenta um saldo de caixa em 28/02/X1 no valor de 277.000. Efetuar os lançamentos do Diário e no Razão, considerando que a empresa efetuou à vista as seguintes operações em março/x1:

01/03 – Estoque inicial ............................................................................. 22.000 06/03 – Compra de mercadorias .............................................................. 45.000 12/03 – Venda de mercadorias ................................................................. 55.000 19/03 – Compra de mercadorias .............................................................. 47.000 27/03 – Venda de mercadorias ................................................................. 65.000 31/03 – O inventário de mercadorias feito nesta data acusava o valor de 38.000

11

Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias. Diário 1 -

Compras de mercadorias em 06/03 D - Compras ...................................................................................... 45.000 C - Caixa ........................................................................................... 45.000

2 -

Vendas de mercadorias em 12/03 D - Caixa ........................................................................................... 55.000 C - Vendas......................................................................................... 55.000

3 -

Compras de mercadorias em 19/03 D - Compras ...................................................................................... 47.000 C - Caixa ........................................................................................... 47.000

4 -

Vendas de mercadorias em 27/03 D - Caixa ........................................................................................... 65.000 C - Vendas......................................................................................... 65.000

Como efetuamos no exemplo anterior, faremos a transcrição dos lançamentos para o Razão (ou Razonetes) e depois voltaremos ao Diário para apuração do RCM.

Razonetes D

Compras

C

D

Caixa

(1)

45.000

(SI)

277.000

45.000

(1)

(3)

47.000

(2)

55.000

47.000

(3)

92.000

(4)

65.000

(SF)

397.000

(SF)

D

Vendas

C

55.000

(2)

65.000

(4)

120.000

12

C

(SF)

305.000

92.000

Diário 5 - Para apurar o CMV, transfere-se o SI de Mercadorias para esta conta: D - CMV ............................................................................................ 22.000 C - Mercadorias (EI) ..........................................................................22.000

5.1 - Continuando a apuração do CMV, agora se transfere o total de Compras para esta mesma conta : D - CMV ............................................................................................ 92.000 C - Compras ...................................................................................... 92.000

5.2 - Continuando a apuração do CMV, agora se transfere o total do EF de Mercadorias apurado para esta mesma conta: D - Mercadorias (EF) .........................................................................38.000 C - CMV ............................................................................................ 38.000

6 - Para apurar o RCM, transfere-se o total de Vendas para o RCM: D - Vendas ........................................................................................ 120.000 C - RCM ............................................................................................ 120.000

6.1 - Continuando a apuração do RCM, agora se transfere o valor apurado do CMV para o RCM: D - RCM ............................................................................................ 76.000 C - CMV ............................................................................................ 76.000

Razonetes D

Mercadorias

(EI)

22.000

(5.2)

38.000

22.000

60.000

(SF)

C

D (SA)

(5)

Compras 92.000

92.000

C (5.1)

22.000

38.000 D (6)

D

CMV

(5)

22.000

(5.1)

92.000

38.000

114.000

38.000

76.000

76.000

Vendas 120.000

120.000

C (SA)

C (5.2)

D (6.1)

(6.1)

RCM 76.000

C

120.000

(6)

44.000

(SF)

E finalmente, para este exemplo, elaboraremos uma breve Demonstração do Resultado do Exercício, uma vez que não temos dados suficientes para elaborar o Balanço Patrimonial.

13

Métodos Períodicos de Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), do Resultado Com Mercadorias (RCM) e dos Estoques Finais de Mercadorias. Vendas ...................................................................................................120.000 (-) CMV .................................................................................................. 76.000 (=)RCM ou LB....................................................................................... 44.000

Trocando Ideias Vale informar que o Livro Razão (aqui simplificado para os Razonetes) tem a finalidade de evidenciar a composição do saldo de cada conta, porém não podemos esquecer que para os usuários das informações contábeis, quer interno ou externo, deveremos elaborar as demonstrações financeiras.

Inventário Periódico – Método da Conta Mista Embora pouquíssimo utilizado, o método da conta mista permite que a mercadoria ora seja classificada no Balanço Patrimonial, ora como resultado, e sua principal característica seja uma única conta tanto para a compra como para a venda de mercadorias. Esta pode apresentar saldo devedor ou credor, independente do saldo da conta mercadoria/ conta mista (devedor ou credor), este não representa o RCM, pois o EF (Estoque Final) de mercadorias não é parte integrante dessa sistemática de contabilização envolvendo operações com mercadorias. Quando o saldo da conta mercadoria/conta mista for credor, adicionamos a este o valor do EF (apurado extra contabilmente) e teremos um RCM positivo. Quando o saldo da conta mercadoria/conta mista for devedor, o resultado só será positivo se o valor do EF (apurado extra contabilmente) for maior do que o valor desse saldo da conta mista. A princípio pode parecer confuso, mas com o exemplo e um pouco de atenção você será capaz de identificar a respectiva conta para a contabilização.

Contabilização pelo método de conta mista Por utilizar uma única conta, registra-se o estoque inicial debitando a conta mercadorias. As compras são contabilizadas a débito na conta mercadorias, e as vendas a crédito na mesma conta.

14

D

Mercadorias

Estoque Inicial

C

Compras

Vendas (CMV)

Saldo devedor

Saldo credor

A utilização de classificar a conta como Patrimonial ou resultado depende das operações que a empresa apresentar. Para exercer a função de conta Patrimonial deverá apresentar estoques iniciais e/ou finais. Para resultado, a conta mista será utilizada quando além de contabilizar as compras e vendas, também tratar das devoluções e fretes (será estudado na unidade 5). A contabilização de cont...


Similar Free PDFs