A Guerra do Vietnã - resumo PDF

Title A Guerra do Vietnã - resumo
Course Tópicos especiais em História Contemporânea I (História da Ásia Contemporânea)
Institution Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Pages 2
File Size 82.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 10
Total Views 173

Summary

Pequeno resumo sobre a guerra do vietnã....


Description

A Guerra do Vietnã A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. O contexto histórico no qual ela é inserida é o período de Guerra Fria. O Vietnã era colônia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954) foi dividido em dois países. Por mais que a França tentasse manter sua colônia, o Movimento de Libertação Nacional conseguiu garantir a independência. Como afirma Eric Hobsbawn: Os franceses, apoiados pelos britânicos e depois pelos EUA, realizaram uma desesperada ação para reconquistar e manter o país contra a revolução vitoriosa. Foram derrotados e obrigados a se retirar em 1954, mas os EUA impediram a unificação do país e mantiveram um regime satélite na parte Sul do Vietnã dividio (HOBSBAWN, 1995, p. 215).

O Vietnã do Norte era, comandado por Ho Chi Minh, com um viés comunista a favor da União Soviética. O Vietnã do Sul, que era uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema pró capitalismo. Os dois Vietnãs tinham uma relação de tensão por conta das divergências políticas e ideológicas no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Tal fato iniciou a guerra. Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto. Os Estados Unidos entraram no conflito em 1964, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues utilizaram táticas de guerrilha, enquanto os norte-americanos empenharam-se no uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos. Como retrata o correspondente de guerra indiano, M. Sivaram: Os sul-vietnamitas e seus aliados norte-americanos chegaram à conclusão de que se as forças armadas norte-vietnamitas e seus guerrilheiros podiam cruzar a fronteira, também eles tinham o direito de atravessá-la para o Norte, pelo ar e por terra, conforme o caso. Teve início, assim, novo tipo de guerra, em que a aviação americana e a vietnamita partiram para o ataque às instalações militares e linhas de suprimento e comunicação norte-vietnamitas (SIVARAM, 1996, p. 35).

Era evidente, no final da década de 1960, o fracasso da intervenção norte-americana. Mesmo com tecnologia avançada, não conseguiam vencer a experiência dos vietcongues. Para piorar a situação dos Estados Unidos, em 1968, o exército norte-vietnamita invadiu o Vietnã do Sul, tomando a embaixada dos Estados Unidos em Saigon. O Vietnã do Sul e os Estados Unidos responderam com força máxima. Foi o momento mais sangrento da guerra. Sem apoio popular e com uma série de derrotas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada das tropas norte-americanas. A guerra deixou mais de 1 milhão de mortos e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos severos no Vietnã. O Vietnã foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da União Soviética.

Referências SOUZA, Diego. A Guerra do Vietnã no cinema norte-americano. Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.3, vol.2, jul/dez. 2015 HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). Tradução Marcos Santarrita. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_do_vietna.htm SIVARAM, M. Guerra no Vietnam: Por que? Tradução Alcídio M. de Souza. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1966....


Similar Free PDFs