Anatomia dental interna PDF

Title Anatomia dental interna
Author Alex Albuquerque
Course Endodontia
Institution Centro Universitário Fametro
Pages 12
File Size 289.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 24
Total Views 187

Summary

Download Anatomia dental interna PDF


Description

Endodontia Conteúdo: Anatomia dental interna.

O que você verá nesse resumo: ➢ Anatomia dental interna ➢ Câmara pulpar (Forma da câmara pulpar nos diferentes grupos dentais, paredes da câmara pulpar e orifício de entrada dos canais radiculares). ➢ Canal radicular ➢ Questões 1-

Anatomia dental interna

Dentre os fatores responsáveis pelo insucesso endodôntico, a anatomia dental interna e a anatomia dos canais radiculares, são fatores que em algumas situações podem acabar fugindo do controle do cirurgião dentista, uma vez que, o exame de imagem usado na maioria das vezes é de natureza bidimensional, nos mostrando apenas uma IMAGEM SUGESTIVA do sistema de canais radiculares. É óbvio que em determinadas situações, o percentual de insucesso endodôntico aumentaria bastante se o operador não detivesse um conhecimento da anatomia interna do canal. O conhecimento sobre esse conteúdo é a base para um futuro sucesso endodôntico. Saber as características da Cavid Cavidade ade pulpar, desde a forma da Câmara pulpar, suas paredes, os orifícios de entrada dos canais radiculares, a morfologia do Canal radicular, o número de canais possíveis em cada raiz e suas ramificações, assim como as características do terço apical. Essas sacadas são fundamentais para entender e realizar a terapêutica endodôntica. Anatomicamente, podemos levar em consideração a M acroconfiguração e a Microconfiguração da cavidade pulpar. ➢ Macroconfiguração: Se entende por todos os dados anatômicos radiográficos que norteiam o cirurgião dentista na realização da endodontia.

➢ Microconfiguração: Representa o sistema de canais radiculares composto pelo CANAL PRINCIPAL E SUAS RAMIFICAÇÕES, que segundo HESS (1952), são encontrados em qualquer elemento dentário. Existem nomenclaturas para essas ramificações, assim designadas: I.

Canal principal: Sai da câmara pulpar até o forame apical.

II.

Canal colateral: Apresenta-se paralelo ao canal principal, contudo, possui um menor calibre, podendo alcançar, independentemente, o ápice.

III.

Canal adventício ou lateral: Sai do principal até a superfície externa do dente.

IV.

Canal secundário: Localiza-se no terço apical, sai do principal até o pericemento.

V.

Canal aacessório: cessório: Deriva do canal secundário para o cemento apical.

VI.

Interconduto ou intercana intercanal:l: Pequenos canais que interligam canais principais.

VII.

Canal recorrente: Sai do canal principal e retorna e retorna posteriormente, correndo pela dentina.

VIII. IX.

Canais reticulares: Uma rede de pequenos canais que interligam os canais principais. Delta apicais: Múltiplos canais que saem do principal-apical e desembocam no ápice formando múltiplas foraminas.

X.

Cavo-in Cavo-interradicular: terradicular: Aparecem em dentes posteriores. São canais que saem do assoalho da câmara pulpar para a bifurcação ou trifurcação denominados canal cavointerradicular.

Microconfiguração dos canais radiculares:

Segundo Hess (1952), a cavidade pulpar representa a forma externa do dente, porém pode apresentar variações anatômicas como por exemplo: Raízes únicas portadoras de dois canais, ramificações ao longo do canal, derivações do forame apical etc. A Cavidade pulpar pode ser dividida em: Câ Câmara mara pulpar, C Cavidade avidade relacionada com a coro coroa ae o canal radicular.

2-

Câmara pulpar

Na câmara pulpar, iremos estudar a suas formas e paredes, importantes para a realização da etapa do acesso endodôntico, e os orifícios de entrada dos canais radiculares, buscando sempre seu posicionamento. 2.1- Forma da câmara pulpar nos diferentes grupos dentais a) Dentes anteriores: Câmara pulpar apresenta-se com uma forma triangular com base para incisal e o vértice em direção ao colo do dente. Desse grupo de dentes, os incisivos anteroinferiores podem apresentar também forma ligeiramente el elíptica íptica e os caninos, tanto superiores quanto inferiores, o triângulo apresenta-se com os ângulos mais arredondados. b) Pré Pré-molares -molares superiores: Tem uma câmara pulpar com forma elíptica, com maior diâmetro no sentido vestíbulo-palatino e o menor no sentido mesiodistal. c) Pré Pré-molares -molares inferiores: Apresentam-se de uma forma circular ou ligeiramente elíptica. d) Molares superiores: Apresentam forma triangular com a base para vestibular e o vértice para lingual ou palatino. e) Molares inferiores: Possui forma de trapézio com a base maior para distal, podendo apresentar uma variação para uma forma mais retangular. 2.2- Paredes da câmara pulpar A câmara pulpar dos dentes antero-superiores apresenta quatro paredes, sendo uma vestibular, uma palatina ou lingual, também chamada de teto da cavidade, uma mesial e outra distal. Os dentes anteriores inferiores podem apresentar quatro ou cinco paredes, dependendo do número de canais. Tem a mesma nomenclatura dos antero -superiores e na presença de dois

canais apresentam a quinta parede, denominada de parede cervical ou assoalho da câmara pulpar. Nos dentes posteriores, o número de paredes estará na dependência do número de canais. Nos portadores de um só canal, a câmara pulpar apresenta cinco paredes assim denominadas: Parede mesial, parede distal, parede vestibular, parede palatina ou lingual e parede oclusal também chamada de teto da cavidade. Quando esses dentes apresentam mais de um canal, uma sexta parede é encontrada chamada de parede cervical ou assoalho da câmara pulpar. A parede oclusal ou o Te Teto to de cavidade dos dentes posteriores apresentam projeções em direções as cúspides chamadas de corn cornos os pu pulpares, lpares, dando uma forma côncava em direção á oclusal. Já o (soalho) apresenta-se de forma convexa, característica que pode ajudar na localização dos orifícios de entrada dos canais radiculares. OBS: V Vale ale re ressaltar ssaltar que em tod todos os os grupos dentais a câmara pul pulpar par apresenta apresenta-se -se ccentralizada, entralizada, porém, em alguns dentes tem sido relatado como mais MESIALIZADA.

2.3- Orifício de entrada dos canais radicul radiculares ares Nos dentes unirradiculares, o orifício de entrada é de fácil localização, pois se assemelha com o início do canal radicular, sendo uma extensão da câmara pulpar. Nos dentes antero-inferiores portadores de dois canais, os orifícios de entrada ficam no encontro das paredes. Os pré-molares superiores que apresentam dois canais, o orifício de entrada do canal vestibular está no encontro das paredes vestibular, mesial e distal e o do palatino no encontro das paredes mesial, distal e palatino. Nos pré-molares inferiores, o orifício de entrada se confunde com o início do canal radicular. Tanto nos molares inferiores como nos superiores, os orifícios de entrada dos canais estão sempre no encontro das paredes da câmara que lhes dão o nome, (MV,ML, D ou DV, DV e palatino). 3- Canal Radicular

O canal radicular apresenta a forma externa da raiz, contudo, pela deposição de dentina, pode apresentar variações quanto a forma e número de canais.



As raízes apresentam achatamento podem apresentar canal elíptico ou dois circulares.



Raízes que são achatadas no sentido mesiodistal: Raizes dos incisivos e caninos inferiores, pré-molares superiores quando raiz for única, raiz mesiovestibular dos molares inferiores.

O Fusion Fusionamento amento das raízes, tanto de molares superiores quanto os inferiores podem levar a existência de um ou dois canais. Os pré-molares inferiores, por apresentar variação na sua anatomia externa, podem apresentar um, dois ou três canais. O canal radicular é divido em dois segmentos, são eles: Canal dentinário: Revestido por dentina Canal cementário: Revestido por cemento O encontro desses dois segmentos está o Limite CDC, limite do canal na junção da dentina e do cemento. Na maioria das vezes, existe uma derivação do canal cementário para-apical o que significa na quase totalidade, o forame apical não fica no vértice da raiz. Em media a distancia do ápice para o forame é de 0,5mm, podendo aumentar com a idade devido a deposição de dentina.

Questões de concurso. 01. (Prefeitura municipal de São João da Barra Biorio- 2015) Sobre a anatomia da cavidade pulpar, assinale é correto afirmar que: A) O canino inferior apresenta uma raiz mais achatada no sentido vestíbulo-lingual que o canino superior. B) Quando o primeiro molar possui quatro canais, dois deles estão na raiz DV. C) O canal radicular do incisivo central superior é maior e mais largo do que o canino superior. D) Quando o primeiro molar inferior possui três canais, dois deles situam-se na raiz mesial e um na raiz distal. E) A maioria dos primeiros pré-molares inferiores apresentam dois canais radiculares.

02. (Concurso público para oficiais da saúde pública para cadete da policia militar- UEG-2013) Corresponde ao nome dos canais dos molares inferiores. A) Canal distal, canal MV, canal VL. B) Canal distal, canal MV, canal ML C) Canal lingual, canal MV, canal DV. D) Canal distal, canal DV, canal DL.

03. (Concurso público Maravilha/SC - UNOESC- 2014) Durante o tratamento endodôntico, o profissional observou que havia um canal paralelo ao canal que chega independente ao ápice. Como é denominado o canal com essas características? A) Canal colateral B) Canal Lateral C) Canal recorrente D) Canal secundário

Questões de minha autoria. 01. Em relação aos incisivos centrais superiores superiores, quais são as características endodônticas importantes nesse grupo dental?

02. Em relação aos incisivos laterais superiores superiores, quais são as características endodônticas importantes nesse grupo dental?

03. Em relação aos incisivos centrais inferio inferiores res res, quais são as características endodônticas importantes nesse grupo dental?

04. Em relação aos incisivos laterais inferiores inferiores, quais são as características endodônticas importantes nesse grupo dental?

05. Em relação aos caninos supe superiores riores riores, quais são as características endodônticas importantes nesse grupo dental?

06. Em relação aos caninos inferiores inferiores, quais são as características endodônticas importantes nesse grupo dental?

07- Em relação aos pré-molares supe superiores riores riores, quais são as características endodônticas importante nesse grupo dental?

08. Em relação aos 2° pré-mo pré-molares lares superiores superiores, quais são as características endodônticas importante nesse grupo dental?

09. Em relação aos 1° molares inferiores inferiores, quais são as características endodônticas importante nesse grupo dental?

10. Em relação aos 2° mo molares lares inferiores inferiores, quais são as características endodônticas importante nesse grupo dental?

11. Em relação aos 1° superiores superiores, quais são as características endodônticas importante nesse grupo dental?

12. Em relação aos 2° molares superiores superiores, quais são as características endodônticas importante nesse grupo dental?

13. Levando em consideração as características anatômicas do incisivo permanente lateral superior, na execução de um tratamento endodôntico deve-se considerar:

A) B) C) D) E)

O alargamento acentuado da câmara pulpar no sentido mesiodistal. A tendência para curvatura distal do terço apical da raiz. O diâmetro mesiodistal do canal maior que o diâmetro vestibulolingual. A tendência para curvatura mesial da raiz do terço apical da raiz. A tendência para curvatura mesiovestibular do terço apical da raiz.

14. Assinale a alternativa CORRETA sobre a anatomia endodôntica: A) O primeiro molar inferior pode apresentar quatro canais, sendo dois mesiais e dois distais. B) O canal mesio-palatino se encontra na raiz distovestibular C) Quando o 2° pré-molar superior apresenta dois canais, um se apresenta na mesial e o outro na distal. D) O 1° pré-molar superior geralmente apresenta uma raiz e um canal. E) O incisivo inferior pode apresentar dois canais um mesial e outro distal.

15. Em relação ao 1° pré-molar superior, pode-se afirmar que em sua maioria, apresenta: A) Dois canais, mesmo quando apresentar uma só raiz. B) Um canal e uma só raiz. C) Um canal, mesmo que com duas raízes. D) Três canais, mesmo que com duas raízes. E) Três canais, mesmo quando apresenta uma só raiz.

16. Em relação a conhecimentos de anatomia dental, assinale a alternativa verdadeira. A) A câmara pulpar do 2° molar superior é mais achatada no sentido mésio-distal em relação ao 1° molar superior. B) O Canino superior apresenta raiz mais achatada no sentido mésio-distal que o canino superior. C) A ocorrência de 4 canais em molares inferiores está restrita ao segundo canal da raiz distal. D) Raramente o 2° pré-molar superior apresenta dois canais

17. Identifique todas as estruturas dentais internas.

18. Identifique o sistema de condutos radiculares....


Similar Free PDFs