Animação sociocultural para a saúde em idosos PDF

Title Animação sociocultural para a saúde em idosos
Course Sociologia Interdisciplinar
Institution Universidade Paulista
Pages 6
File Size 62.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 91
Total Views 122

Summary

Animação sociocultural para a saúde em idosos...


Description

Animação sociocultural para a saúde em idosos Fase inicial 1. apresentação a) título do projeto: animação sociocultural para a saúde na terceira idade. Instituição/grupo promotor: casa da terceira idade. Pessoas que projetam o projeto: Animador sociocultural e assistente social do lar. População alvejada: povos mais idosos de uma população de Salmantine. Território: aldeia Salmanno, localizada perto da Sierra de Francia. Fase diagnóstica 2. Fundação O conhecimento da realidade social e o interesse demonstrado pelos idosos em melhorar o nível de saúde de suas próprias vidas sustentam a realização do projeto de animação sociocultural (ASC) para a saúde. 2,1. estudo físico A população onde se localiza a casa da terceira idade está localizada na província de Salamanca. Tem uma área de 2.528 ha e está longe da capital 73 quilômetros. A aldeia está situada no sopé da Sierra de Francia, com uma geografia física acidentada, dominando o terreno pedregoso. Cercado por vários rios e córregos que abastecem água para a população, como o rio Agueda, os córregos da Novilla e El Picón, que constituem a hidrologia da área. O clima é continental, com verões quentes e invernos muito frios. Quanto à flora e fauna, há grandes extensões de terra seca onde o trigo, milho, aveia e cevada são cultivadas, etc. Grama, esfoliação e Jara abundam. Lobos e javalis refugiaram-se nestes lugares, mas, por causa da caça, há agora menos. 2,2. estudo demográfico Comunidade rural, dedicada à agricultura e pecuária. A população está em declínio, devido à taxa de natalidade muito baixa e porque aproximadamente 35% das pessoas têm mais de 60 anos de idade. Existem atualmente 40 famílias. Destaca-se o movimento migratório da população na década de 1980. Residentes, de acordo com o censo Municipal do ano 92, é de 228 pessoas. 2,3. estudo histórico-sociológico É uma cidade mergulhada na história. Acredita-se que havia uma aldeia celta que, com a entrada dos romanos na Espanha, foi romanizada. Este é um sinal da ponte romana que ainda está preservada. Durante as Guerras Carlistas era uma zona de trânsito pesado de exércitos. Os festivais populares são os de São Bento (11 de julho), embora tenham se mudado em meados de agosto, para a atenção para os vizinhos da cidade que, por estas datas, vêm de férias. Um dos costumes mais arraigado é o da matança do porco.

As casas são geralmente velhas, embora haja uma pequena proporção de novas casas de migrantes que retornaram à aldeia como resultado da aposentadoria. São casas baixas, do único-andar e construídas com pedras ou adobes. Os profissionais de saúde são um médico e uma enfermeira. O centro de saúde mais próximo fica a 39 quilómetros da cidade. As doenças mais comuns são típicas dos idosos, relacionadas à deterioração física e aos processos degenerativos. A aldeia tem uma escola, recentemente reconstruído, com boas condições ambientais (boa iluminação, grandes espaços, etc.). Há duas salas de aula de educação primária e duas professoras. O número de alunos é 14, embora, ano após ano, seja reduzido pela diminuição da taxa de natalidade. A informação é recebida através da televisão e do rádio, basicamente. O Home é subscrito aos três jornais provinciais e a um jornal desportivo nacional. Quanto à infra-estrutura e equipamentos, há iluminação de rua, coleta de lixo a cada quatro dias, com um telefone público e algumas áreas verdes, exceto para um pequeno playground. A sewerage abrange 90% do centro da cidade. O governo local é formado pelo Partido Popular. As decisões são tomadas ao abrigo da lei do regime local. As pessoas não frequentam os plenários. Não há vida comunitária. Cooperativas e associações não funcionam. Embora não haja nenhuma casa da cultura, nem biblioteca pública, opera-se não obstante um repouso para a terceira idade. O objetivo do lar é oferecer ao coletivo dos idosos uma série de treinamentos e atividades lúdicas que despertem seu interesse, bem como buscam sua participação na vida comunitária e aumentam a União entre eles. A casa para a terceira idade é um edifício recém-construído (1995). Possui mobiliário adaptado às necessidades das pessoas da terceira idade, além da mídia humana (diretor, administrador, Animador sociocultural, assistente social, Ordenança, gerente de bar, etc.) e com diversos serviços (cabeleireiro, podologia, etc.). O número de anciãos na aldeia está em 87, onde a maioria são mulheres Fase de planeamento Uma vez que tenhamos realizado o estudo ou análise da realidade em detalhe, podemos lidar com a elaboração do plano de ação. 3. objectivos 3,1. objectivo geral Promover, proteger e prevenir aspectos da saúde dos idosos, integrando-os em seu ambiente e melhorando suas condições de vida. 3,2. objectivos específicos Melhorar as condições de vida da terceira idade, através de atividades abrangentes e planejadas para promover a saúde, prevenção e cura de doenças. Promover a reabilitação e reabilitação social dos idosos, por meio das atividades da ASC, voltadas ao desenvolvimento comunitário.

Fornecer conhecimento sobre a saúde, para desfrutar de hábitos saudáveis de vida. Promova bons comportamentos saúde-amigáveis. Incentivar a participação dos idosos em todos os tipos de atividades. 4. metodologia A metodologia utilizada com este grupo tem como objetivo a introdução de mudanças no ambiente dos idosos, de modo que o comportamento de forma saudável lhes traga benefícios imediatos. Nós usaremos reforços externos (medalhas, presentes, etc.), até elogios, aceitação e apoio social. Reforços internos (alívio do comportamento saudável) também podem ser planejados. Mas talvez um dos reforços mais efetivos seja a execução ou a prática do mesmo comportamento que se destina a ser implementado. É o "aprendizado praticando". Com base nesta estratégia, são realizados workshops e cursos de formação (educação física, redução de dietas de hiperfat, automedicação, etc.) A metodologia utilizada será adaptada às necessidades do coletivo de idosos: Responda a todas as suas preocupações ou necessidades: fala sobre hábitos saudáveis no idoso, etc. Incentivar o relacionamento e a comunicação entre eles. Melhorar a sua participação nas oficinas. 4,1. actividades Fala sobre hábitos saudáveis e prevenção de mau comportamento: tabaco, álcool, etc. Curso de técnicas de enfrentamento de estresse, que ajuda as pessoas mais velhas a reduzir a tensão em determinadas situações. Curso de educação física para a terceira idade. Curso de formação para a eliminação de hábitos insalubres: sedentarismo, dietas inadequadas, etc. Mini campanha sobre acidentes comuns na terceira idade: acidentes domésticos, envenenamentos, etc. Realização de uma semana de informação sociocultural, com o intuito de promover hábitos saudáveis. Tertulias como um meio de apoiar as diferentes conversações. Atividades concretas para melhorar "bons hábitos de saúde": andar, dieta equilibrada, etc. Os jogos visavam incentivar as pessoas idosas a praticarem exercício físico. Comissionamento de workshops ASC. Atividades socioculturais: triagem de filmes sobre idosos ou temas de interesse geral: "a terceira idade como outra forma de viver" ou "como fazer amigos depois dos anos sessenta", etc.

Atividades culturais: visitas à cidade e outras comunidades de Castela e Leão. Atividades corporais: ginástica de manutenção, caminhadas, relaxamento, etc. Atividades recreativas: jogo de bingo e jogos de tabuleiro, com prêmios para Campeões (medalhas, presentes, etc.). 4,2. técnicas e instrumentos As técnicas e instrumentos que aplicaremos, de acordo com as fases do projeto (diagnóstico, planejamento, aplicação/execução e avaliação), serão os seguintes: Questionários para conhecer suas preferências. Entrevistas individuais. Folha de dados social. História social. Escalas de comprometimento intelectual. Técnicas de Grupo: dinâmicas de grupo. Registro de dados. Observação não participativa. Técnicas de motivação e auto-estima. Análise qualitativa. Relatórios. Reuniões com o diretor de casa. Guias de avaliação para monitores. 5. temporaryization O início do projeto começará em Janeiro e terminará em maio. Anteriormente, a fase de diagnóstico e planejamento levou aproximadamente dois meses (novembro-dezembro). Antes de começar, e com os dados da fase diagnóstica, será realizada uma Assembléia Geral com a assistência do diretor do lar, do Conselho de administração, do Animador sociocultural, do assistente social, no qual os dois últimos explicarão a todo o projeto ASC para o saúde que vai ser realizada. Haverá outra reunião de contato com todos os profissionais que colaborarão na realização do projeto ASC (monitores, palestrantes, médico, etc.), para planejar as atividades que durarão até maio. 6. os recursos 6,1. recursos humanos Animador sociocultural: planeja e agenda o projeto ASC para a saúde, incentiva os élderes a integrarem e participarem do projeto. É responsável por folhetos informativos e cartazes de divulgação.

Assistente social: planeja e agenda o projeto ASC para a saúde, contatando os profissionais que irão intervir. Ele irá monitorar os Majors e observar a participação. Diretor de casa. Dois doutores e uma enfermeira para dar os cursos programados. Psicólogo que ensina o curso de técnicas contra o stress. Professora de educação física: planeja e ensina o curso de educação física para idosos. Profissionais do centro de saúde (médico e enfermeiro). Pessoal doméstico (Portaria, gerente de bar, etc.). Os próprios membros da casa: sem a sua presença em cursos e palestras e sem a sua participação, este projeto seria inrealizável. 6,2. recursos materiais Colchões, trellises. Equipamento de música e vídeo. Fotocopiadora. Bolas, cordas, fitas. Material de Expendable: fólios, pastéis, cardboards, celofán, colagem, penas, etc. As atividades serão realizadas nas instalações do agregado familiar: Os discursos e palestras serão ministrando na biblioteca. Treinamento, educação física, automedicação ou cursos de redução de estresse serão ensinados na sala que não tem móveis. Ele será condicionado para este fim. A semana de informação sociocultural será realizada no café do Hogar. Reuniões de contato anteriores, planejamento, execução, avaliação e revisão, serão realizadas no escritório do assistente social. 6,3. recursos financeiros As despesas de pessoal especializado (médicos, enfermeiros, psicóloga, professora de educação física), bem como o material inventável (Fotocopiadora, discos, esteiras, etc.), fungível e imprevisto, equivale ao montante de 6.000 euros. No que diz respeito ao rendimento estrangeiro (subvenções) e ao rendimento próprio (quotas), o montante ascende a EUR 6082,24. Não há despesas locais, pois todas as atividades são realizadas nas instalações do lar. Fase de execução 7. aplicação/execução A fase de implementação é implementar e tomar medidas todas as atividades que nós projetamos antes.

7,1. programa de actividades Palestras dadas pelos profissionais de saúde: Haverá duas por semana, por três semanas seguidas. Eles vão durar uma hora e a participação dos anciãos será tentada. Eles serão realizados nas primeiras três semanas de fevereiro. Cursos (estresse-nivelamento, educação física e técnicas de treinamento para eliminar hábitos insalubres): Eles serão mantidos durante o mês de março. Vai ser a tarde. Durante os meses de fevereiro e março, o seguinte será colocado em operação: Oficinas de ginástica de manutenção, etc. A semana da informação sociocultural também será realizada. Às sextas-feiras destes meses será dedicada a excursões (visitas às cidades de Castela e Leão) ou à triagem de filmes. A mini campanha contra os acidentes comuns dos idosos: Vai ter lugar em abril. Cartazes e brochuras serão elaborados na primeira semana. No segundo, serão distribuídos entre estabelecimentos públicos. A segunda metade do mês será trabalhada em um curso casual, com conversas curtas, com visitas ao Animador sociocultural, todas as mensagens nos folhetos informativos. Reunião de avaliação final: Será realizada na primeira quinzena de maio. O animador sociocultural, o assistente social, os monitores dos diversos cursos, os profissionais de saúde encarregados das palestras e um representante dos idosos estarão presentes. Fase de avaliação Ao avaliar o projeto ASC, todas as fases que passam devem ser levadas em conta e avaliadas uma a uma....


Similar Free PDFs