Anotações - Homem, Cultura e Sociedade PDF

Title Anotações - Homem, Cultura e Sociedade
Course Superior Tecnologo em Gestão Financeira
Institution Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Pages 7
File Size 145.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 65
Total Views 179

Summary

Anotações - Homem, Cultura e Sociedade...


Description

Homem, Cultura e Sociedade Formação da Sociedade Capitalista e o desenvolvimento da teoria social prof(a) Maria Gisele de Alencar

UnidadedeEnsino: Formação da Sociedade Capitalista e o desenvolvimento da teoria social. Competência da Unidade de Ensino: Compreender o processo de formação da sociedade moderna, no bojo do desenvolvimento do sistema capitalista e da teoria social. Resumo: Analisar o processo de ascensão e decadência do feudalismo; compreender os processos revolucionários burgueses e a consolidação do modo de produção capitalista; estudar o desenvolvimento da teoria social como instrumento para entender a nova ordem social. Palavras-chave: Feudalismo, Renascimento, Iluminismo, Sociedade Moderna, Sistema Capitalista, Teoria Social, Sociologia Clássica. Título da tele-aula: Formação da Sociedade Capitalista e o desenvolvimento da teoria social Contextualizando a disciplina A consolidação da sociedade capitalista e os processos revolucionários burgueses. As ciências sociais como instrumento de compreensão sobre os impactos revolucionários e a formação de um novo modo de produção. Diferentes interpretações: KarlMarx, Émile Durkheime MaxWeber.

Antecedentes e a Sociedade Moderna Feudalismo

•Sociedade Estamental: Clero, Nobreza e Servos. •CentralidadeReligiosa: poder ideológico. •Senhores feudais detinham o poder jurídico, político e econômico. •Base econômica: agrária. •Pouca atividade comercial: trocas pelo escambo. •Trabalho:servidão. •RelaçãodedependênciaeRelaçãodelealdade Declínio das relações feudais •Crescimento demográfico –a partir século X. •Cruzadas: reconquistar Jerusalém. •Epidemia: Peste Bubônica (Peste Negra). •Surgimento dos Burgos –ascensão da burguesia. •Formação dos Estados Nacionais (leis, moedas, língua, exército e limites territoriais).

O Renascerdo Pensamento

Século XIV à XVI Renascimento: Urbano, Comercial, Cultural, Rejeição à organização e a mentalidade da Idade Média e o retorno à Antiguidade Clássica. •Humanismo. •RacionalizaçãodaVida

As luzes e o pensamento

O Iluminismo –século XVIII •Valorização da ciência e da racionalidade. •Combate ao Estado Absolutista. •Defesa do Estado Laico. •Defesa das liberdades individuais

As Revoluções e a Consolidação do Capital As Fases Revolução Industrial Primeira Revolução Industrial –1750 à 1850 Segunda Revolução Industrial –1850 à 1950 Terceira Revolução Industrial –1950

A Primeira Fase : consolidação do Capitalismo 1750à1850: •Substituiçãodotrabalhomanualeartesanal; •Tecnologiasemododeproduçãodebensemercadorias; •Industrialfabril; •Capitalacumuladoeorganizaçãodotrabalho; •Eficáciaeocustodaproduçãodosprodutos. •FortalecimentodaBurguesia.

Revolução Burguesa na França RevoluçãoPolítica: Fim do Absolutismo – Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Queda da Bastilha 1789: Revolta do Terceiro Estado contrao Primeiro e Segundo Estado. Influência dos Ideais Iluministas: Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Capitalismo: características gerais Define as relações econômicas, políticas e sociais. Capitalismo Mercantil - Capitalismo Industrial - Capitalismo Financeiro.

•Propriedadeprivada. •Lucro.Acúmulo de riquezas. •Trabalho assalariado. •Controle dos sistemas produtivos por parte de proprietários privados e do Estado. •Individualismo.

Ciências Sociais e a Sociedade Positivismo: August Comte (1798 –1857) Ciência como guia de descobertas sobre o mundo – Racionalidade. Ciências Naturais Leis para explicar a vida social. Perspectiva linear sobre a história e o desenvolvimento da sociedade: EVOLUÇÃO-PROGRESSO

leis dos Três Estados --------------------------------------------→

Teológico

Metafísico

Positivo

Durkheim e o Método (1858 –1917) Método Funcionalista. Sociedade como um organismo vivo que se sobrepõem ao indivíduo.



Os Fatos Sociais modos pensar sentir e agir Coercitivos – Exteriores – Generalidade.

Marx e as contradições (1818 –1883) Materialismo Histórico Dialético. A história das sociedades é a história da luta de classes. Burguesia e Proletariado. Sociedade – Infraestrutura e Superestrutura.

Weber e o indivíduo (1864 –1920) Método Compreensivo. Teoria da ação social dos indivíduos –causalidades. Teoria da dominação.

A Racionalização como instrumento de potência e ação Situação Problema A sua empresa está passando por um momento de reorganização estrutural e, entre os aspectos problematizados é a racionalização da produção sem que o caráter humano seja desconsiderado. A equipe de gestão elaborou um plano para formação dos profissionais, cuja a tônica é : Compreender como a ciência (e os conhecimentos por ela elaborados) é um instrumento de potência e ação e, por conseguinte, contribuirá com o sucesso tanto na produção quanto na comercialização.

Resolução Análise histórica sobre o renascer das ideias e da razão. Como os princípios do Iluminismo foram decisivos no processo de consolidação de uma sociedade, potencial mente liberta das amarras absolutistas e por conseguinte, pauta da pelas liberdades individuais. O desenvolvimento científico contribuiu como desenvolvimento e consolidação da lógica industrial. Entender que a Ciência é o caminho para resolução dos problemas sociais e, portanto deve ser valorizada e reconhecida.

Ciência e Contemporaneidade. No final do século XIX a Ciência foi considerada como um instrumento eficaz para o desenvolvimento da vida social, principalmente naquele contexto de profundas crises que assolavam a Europa Ocidental. Parece contraditório: Na atualidade, diante de todo aparato tecnológico e das grandes conquistas da humanidade, porque há uma descrença em relação à ciência que, no limite, desconsidera o conhecimento acumulado por séculos.

Cientificidade e a Sociologia

Sociedade Moderna e a Solidariedade Compreender a coesão e permanência das relações sociais ao longo das gerações. Consenso entre os indivíduos. A divisão do trabalho social que predomina em uma sociedade determina um tipo cooperação (solidariedade social) entre os indivíduos, que por sua vez, dá origem a uma vida moral diferente.

A Sociologia como instrumento





• • •

Compreensão e explicação dos aspectos da vida social, sejam individuais ou coletivos. Capacidade de análise sobre a vida cotidiana e estabelecer relações entre elas. Questionar o que parece inquestionável. Desnaturalizar e estranhamento. Amplia o alcance e a prática da liberdade e emancipação do pensamento.

Aspectos sociológicos sobre o Sistema Capitalista O Trabalho e as Classes

É através do trabalho que o homem transforma a natureza e reproduz sua existência. O Estado moderno é um instrumento de exploração do trabalho assalariado pelo capital. •

Proletariado e Burguês.



Classe social fruto das relações que os homens estabelecem no processo de produção.

O Alienar-se do Processo Elemento básico da economia capitalista – mercadoria. *Valor de uso – Valor de troca. A mercadoria é fetichizada no Sistema Capitalista. A mais-valia é o valor excedente produzido pelo operário - Tempo do trabalho não pago ao trabalhador.

O trabalhador não se reconhece no processo produtivo

A Ética do Capitalismo Racionalismoresultadododesencantamentodomundo-Aumentodaeficiênciaeprodutividade. Oespíritodocapitalismo umaéticadevida,ummododevereencararaexistência.•Práticadaasceseepelacrençanapredestinação O Poder e a Dominação O PODER é a Capacidade de agir em uma determinada direção, seguindo certos interesses e objetivos; •

Determinar o comportamento e a atitude de outro agente social.

A Dominação - quem tem o poder e este, por isso mesmo, é o que dá sentido à Dominação. • Legal – Tradicional – Carismática.

Aspectos sociológicos sobre a Desigualdade Como Fato Social A desigualdade social e todas as formas de anomias, referem-se a desestabilização e o funcionamento da sociedade e de suas instituições que são decorrentes das tensões e derivam da transição da divisão do trabalho social.



Elemento de ordem moral.



Como Luta de Classe A origem da desigualdade estava na relação desigual de forças - na luta de classes – entre a burguesia e o proletariado. • A propriedade privada dos meios de produção • A dominação da classe dominante no processo de expropriação do trabalho. • As contradições econômicas da divisão da sociedade em proprietários e não proprietários dos meios de produção.

Como estratificação Social As classes sociais estão ligadas aos privilégios e prestígios, sendo uma forma de estratificação social. Se manter estáveis ao longo de gerações, reproduzindo a desigualdade com as classes inferiores. Classe – relação com a ocupação no trabalho; •

Grupos de status – partilham símbolos culturais, gostos, estilo de vida; honrarias e prestígios. Partidos – organizações do poder, independentemente da propriedade.

Desigualdade Social Em 2019 a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), divulgou o documento com dados preocupantes sobre o aumento da desigualdade social nos países latino americanos. Em destaque, “o aumento de 2,3 pontos percentuais da pobreza entre 2014 e 2018 na média regional é explicado basicamente pelo aumento registrado no Brasil e na Venezuela”. Segundo o relatório, para erradicar a pobreza e reduzir a desigualdade e a vulnerabilidade dos estratos de baixa e média renda, são necessárias políticas de inclusão social e do trabalho.

Ao utilizar como instrumento de análise a perspectiva sociológica dos autores estudados, você poder problematizar seguindo as reflexões: 1° Qual é o modo de produção presente nas sociedades atuais? 2° Que tipo de relação de trabalho existe? 3° A desigualdade social é resultado apenas do aspecto: econômico (Marx)? moral (Durkheim)? status – prestígio (Weber)?

Pobreza Considerando os impactos do modo de produção capitalista na vida da população latino-américana, observa-se uma aumento significativo da pobreza, indicativos de desigualdade segundo a CEPAL em 2019.

Tomando como referência seus conhecimentos sobre a desigualdade social associada à pobreza responda: Qual o limite entre responsabilizar o indivíduo e a sociedade sobre o aumento da taxa da miséria, fome e pobreza?...


Similar Free PDFs