Apostila PUA Bôtanica PDF

Title Apostila PUA Bôtanica
Author Max Aládio
Course Introducao a Botânica
Institution Universidade Federal do Pará
Pages 5
File Size 446.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 61
Total Views 130

Summary

Apostila sobre Botânica referente a Biologia...


Description

Projeto Universidade Aberta – PUA/ UFPA Professor (a): Kelion De Almeida Costa Assunto: Introdução

Módulo: Botânica

Data: _____/ _____/ _____

Características Reino METAPHYTA

Reino Plantae

1. São eucariontes, pluricelulares, autótrofos por fotossíntese. 2. Na cadeia alimentar representar os produtores, ou seja, o primeiro nível trófico. 3. Sua célula possui vacúolos, cloroplastos e parede celular formada por celulose. 4. Têm como carboidrato de reserva o amido.

Classificações baseadas no método cladístico consideram como pertencentes ao reino Plantae todos os organismos que apresentam como apomorfia típica a presença de embriões multicelulares maciços (que não desenvolvem cavidades internas como observado nos animais) que se desenvolvem a custa do organismo materno. Graças a isso sugere-se o termo embriófitas para designar alguns vegetais.

Supõem-se que há 500 milhões de anos, um grupo de algas verdes iniciou a colonização de ambiente terrestre. A adaptação dos seus descendentes a esse ambiente exigiu o aparecimento de características ligadas, principalmente, a obtenção e economia de água. -Desenvolvimento de um sistema radicular (rizóides e raízes) para absorção de água do solo. -Desenvolvimento de um sistema condutor de água e sais. -Desenvolvimento de um tipo de reprodução que não exija a necessidade de água para que ocorresse a fecundação. -Desenvolvimento de revestimentos impermeáveis que diminuem a perda de água por evaporação.

Atenção: Antigamente as algas eram inclusas no reino plantae. Entretanto, por liberarem seu zigoto no meio ambiente e este se desenvolver independente do organismo materno, as mesmas foram remanejadas pra o Reino protista.

Cladograma dos grupos vegetais. Imagem:https://flavioehedranbioifes.files.wordpress.c om/2011/06/cladograma.jpg Célula vegetal. Imagem: http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1 /Biologia/vida/celulaveg.jpg

Grupos Atualmente, as plantas são representadas por 12 filos. Apresentam vasos condutores de

Projeto Universidade Aberta – PUA/ UFPA Professor (a): Kelion De Almeida Costa Assunto: Introdução

Módulo: Botânica

Data: _____/ _____/ _____

seiva, sendo por isso denominados de VASCULARES ou TRAQUEÓFITAS; os outros 3 filos não apresentam tais tecidos, sendo denominados de vegetais AVASCULARES ou ATRAQUEÓFITAS. Nos vegetais vasculares a presença ou não de sementes separa-os geralmente em dois grandes grupos: PTERIDÓFITAS (plantas sem sementes, como as samambaias e as avencas) e as ESPERMATÓFITAS (plantas com sementes). Nos vegetais espermatófitos, há aquelas em que as sementes ficam expostas no órgão reprodutivo (GIMNOSPERMAS), e outras nas quais as sementes ficam abrigadas no interior de um fruto (ANGIOSPERMAS).

Embriófitas: plantas que formam embrião durante seus ciclos de vida. Espermatófitas: sementes.

plantas

que

possuem

Avasculares ou atraqueófitas: plantas que não possuem vasos condutores de seiva. Vasculares ou traqueófitas: plantas que possuem vasos condutores de seiva. Fanerógamas: plantas que possuem o sistema reprodutor visível. Criptógamas: plantas que não possuem o sistema reprodutor visível. Assifonógamas: plantas desenvolvem o tubo polínico.

que

não

Sifonógamas: plantas que desenvolvem o tubo polínico. Ciclos Reprodutivos Metagênese: alternância de gerações sexuadas e assexuadas durante o ciclo de vida de certos organismos, como os vegetais. Imagem: http://images.slideplayer.com.br/1/294013/slides/slide _6.jpg

Conceitos Fundamentais em Botânica Talófitas: organismos cujo corpo é um talo, estrutura não diferenciada em raiz, caule e folha. Cormófitas: apresentam o diferenciado (raiz, caule e folha)

organismo

São classificados de acordo com a meiose em cada ciclo e considerando o numero de cromossomos presentes nas células do indivíduo adulto. Reconhecem-se três tipos básicos: 1. Ciclo Haplôntico ou Haplobiôntico: Inicia-se com a fusão dos gametas masculino e feminino, formando um zigoto diploide. Esse, então, sofre uma meiose e origina quatro células haploides. Cada uma dessas células haploides pode se desenvolver e,

Projeto Universidade Aberta – PUA/ UFPA Professor (a): Kelion De Almeida Costa Assunto: Introdução

Módulo: Botânica

Data: _____/ _____/ _____

através de mitoses, formar um adulto haploide, que por diferenciação celular produzirá gametas.

imagem:https://djalmasantos.files.wordpress.com/20 10/10/032.jpg

2.Ciclo Diplôntico ou diplobiôntico: Após fusão dos gametas masculino e feminino forma-se o zigoto, que sofre sucessivas mitoses e origina o individuo adulto diploide. Esse novo organismo produz gametas através de meiose, fechando o ciclo.

Imagem:https://djalmasantos.files.wordpress.com/201 0/10/012.jpg

3. Ciclo Haplôntico-Diplôntico: Os gametas fundem-se e formam um zigoto diploide. Este se desenvolve dando origem a um adulto. Neste novo organismo ocorrerá meiose, com a formação de células haploides denominadas esporos. Cada esporo poderá

então germinar, originando um haploide, que formará gametas.

adulto

Imagem:https://djalmasantos.files.wordpress.com/201 0/10/046.jpg

Atividades 1)Os organismos I, II, III, IV e V apresentam características descritas na tabela a seguir:

A ordem crescente de evolução desses organismos é: a) II, IV, I, III e V. c) II, IV, V, I e III. e) II, IV, I, V e III. b) IV, I, V, II e III. d) IV, II, I, V e III. 2) (UNIFESP) Em um sítio arqueológico foram encontrados três fósseis, cada um contendo diferentes órgãos vegetais: 1 caule; 2 - flor; 3 - semente. Não se sabe se são provenientes de uma única planta ou de

Projeto Universidade Aberta – PUA/ UFPA Professor (a): Kelion De Almeida Costa Assunto: Introdução

Módulo: Botânica

Data: _____/ _____/ _____

três plantas diferentes. Sobre tais fósseis, foram levantadas as seguintes hipóteses: I. Os três fósseis pertencem a plantas com sistema vascular (condução de água e nutrientes) organizado. II. Os fósseis 1 e 3, se pertencerem a uma mesma planta, são ou de uma gimnosperma ou de uma angiosperma. III. Os fósseis 2 e 3, se pertencerem a uma mesma planta, são ou de uma gimnosperma ou de uma angiosperma. IV. Os fósseis 1 e 2, se pertencerem a uma mesma planta, são exclusivamente de uma angiosperma. Estão corretas: a) I, II e III. b) I, III e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV. e) todas as hipóteses. 3)Os seres vivos apresentam diferentes ciclos de vida, caracterizados pelas fases nas quais gametas são produzidos e pelos processos reprodutivos que resultam na geração de novos indivíduos. Considerando-se um modelo simplificado padrão para geração de indivíduos viáveis, a alternativa que corresponde ao observado em seres humanos:

5) (UEL) Os esquemas a seguir representam três tipos de ciclos de vida.

Os ciclos de vida válidos para todas as samambaias, certas algas e todas as aves são, respectivamente: a) I, II, III b) I, III, II c) II, III, I d) III, I, II e) III, II, I 6) Analise as seguintes afirmativas: I. Musgos são exemplos de criptógamas avasculares, ou seja, sem vasos condutores de seivas e sem sistema reprodutor visível. II. Samambaias são exemplos de criptógamas vasculares, ou seja, dotadas de vasos condutores de seivas. III. As criptógamas são também chamadas espermatófitas pelo fato de formarem sementes. IV. Plantas que se caracterizam por possuir flores e sementes, mas não formam frutos, pertencem ao grupo das talófitas.

Projeto Universidade Aberta – PUA/ UFPA Professor (a): Kelion De Almeida Costa Assunto: Introdução

Módulo: Botânica

Data: _____/ _____/ _____

V. As fanerógamas compreendem dois grupos informais: gimnospermas e angiospermas. VI. As fanerógamas estão distribuídas de maneira restrita pelo mundo, ocupando apenas regiões úmidas. Estão CORRETAS: a) II, V e VI b) III, IV e VI c) II, V e VI d) I, II e V e) I, III e V 7) Os METAPHYTA são organismos (A), (B) e (C), cujo corpo apresenta estruturas especializadas para (D) e absorção e reproduzem-se por (E). A sequência correta de palavras que, preenchendo os espaços correspondentes às letras (A), (B), (C), (D) e (E), tornará a frase acima verdadeira é: a) pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, síntese, via assexuada b) unicelulares, procariontes, heterótrofos, secreção, via assexuada. c) pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, digestão, via sexuada d) unicelulares, eucariontes, autótrofos, englobamento, metagênese e) pluricelulares, eucariontes, autótrofos, fixação, metagênese 8) - (FUVEST SP) Na evolução das plantas, o aparecimento do tubo polínico trouxe a vantagem de: a) eliminar a participação do gameta masculino na fertilização. b) facilitar a nutrição do embrião.

c) assegurar a fertilização em meio aquático. d) tornar a fertilização independente da água. e) assegurar a sobrevivência do gameta feminino. 9) (FUVEST SP) O diagrama representa as relações filogenéticas entre as algas e os principais grupos de plantas atuais. Cada círculo numerado indica uma aquisição evolutiva compartilhada apenas pelos grupos representados nos ramos acima desse círculo. Por exemplo, o círculo 1 representa ―embrião dependente do organismo genitor‖, característica comum a todos os grupos, exceto ao das algas. Alga Briófita Pteridófita Gmnosperma Angiosperma

4 3 2 1 Os círculos de números 2, 3 e 4 representam, respectivamente, a) alternância de gerações; fruto; semente. b) alternância de gerações; tecidos condutores; fruto. c) tecidos condutores; fruto; flor. d) tecidos condutores; semente; fruto. e) semente; flor; tecidos condutores. Gabarito: 1-e/ 2-c/ 3-c/ 5-d/ 7- e/ 8-d/ 9-d...


Similar Free PDFs