Atividade Avaliativa II de Fund. de Semântica PDF

Title Atividade Avaliativa II de Fund. de Semântica
Course Fundamentos de Semântica
Institution Universidade Federal de Minas Gerais
Pages 2
File Size 84.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 50
Total Views 170

Summary

Atividade avaliativa sobre dêixis e anáfora. Professora da disciplina: Maria Bernadete Rehfeld....


Description

Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Letras – Semestre: 2/2018 Disciplina: Fundamentos de Semântica (LET 306)

Turma: MS10 ( ) MS21 (x)

Profa. Dra. Maria Bernadete Rehfel Aluno(a): Exercício de fixação sobre dêixis e anáfora 1. Todas as frases que seguem foram copiadas de para-choques de caminhões, portanto, foram escritas para serem lidas pelos passageiros de outros veículos, na estrada. Identifique a quem fazem referência os dêiticos destacados nas seguintes frases. a- “Mulher feia e frete barato eu não carrego”. O caminhoneiro. b- “Eu sou imortal, pois não tenho onde cair morto”. Refere-se ao caminhoneiro. c- Se você tem olho gordo, use colírio Diet”. Aos passageiros de outros veículos. d- “Muitos me seguem, mas apenas um me acompanha”. Aos passageiros de outros veículos / Deus. e- Respeite o meu trabalho, respeitarei o seu passeio. Caminhoneiro / Aos passageiros de outros veículos. f- Não me acompanhe que não sou novela”. Refere-se ao caminhão. 2. Estabeleça todas as relações de correferência anafórica possíveis para as sentenças a seguir, usando a notação de letras. Estabeleça também as relações dêiticas possíveis, usando uma letra sem correferência. a- João i acredita que poucas mulheresj pensam que elasj possam ser bem-sucedidas.

b- Eles i conhecem poucos homensj na cidade.

c- Ela i pensa que Bárbara j está doente.

d- A Bárbara i ficará em casa, se ela i ficar doente.

e- Nenhum homem i trabalha eficientemente, quando ele i está infeliz.

f- Nenhum dos parentes i de Ana j pensa que ela j é paga adequadamente.

g- Qualquer garota da classe i pode pular mais alto que a Maria j, se ela i quiser.

h- A mãe delai (d) está orgulhosa da Maria j.

j- Todo homem i é orgulhoso de sua(d) mãe j.

3. Na narrativa que segue, a expressão que introduz, pela primeira vez, cada uma das personagens foi assinalada com uma letra. Estabeleça a relação entre cada expressão de introdução referencial e suas anáforas, identificando a correferência entre elas com a mesma letra. Outra do preguiçoso Esta é clássica. O sujeitoi era o mais preguiçoso i que já havia aparecido na face da terra. Certo dia lá, disse que não trabalhava mais, e fim de conversa, preferia morrer de fome. A vizinhança, condoída, passou a levar comida para o preguiçoso i . Mas, sabe como é, aquilo também era de mais. Resolveram fazer o enterro do preguiçoso i . Ele i num tinha dito que preferia morrer? Na rua principal, um caboclo bãoj da cidade vizinha quer saber quem tinha morrido ele j fica condoído:

i

. Quando contam o causo,

– Mas não façam isso com o pobre diabo i, sô! Olha aqui, euj ofereço uma saca de arroz para matar a fome dele i uai. O preguiçoso i abre uma fresta do caixão e grita lá de dentro: – Cum casca ou sem casca? – Cum casa, diz o prestimoso cidadãoj. – Intão segue o enterro....


Similar Free PDFs