Atividade do curso Educação e Sociedade Ufscar PDF

Title Atividade do curso Educação e Sociedade Ufscar
Author Arthur Lara
Course Física
Institution Universidade Federal de São Carlos
Pages 2
File Size 62 KB
File Type PDF
Total Downloads 37
Total Views 140

Summary

Atividade do curso Educação e Sociedade Ufscar. Resenhas e reflexões sobre documentários expostos na aula...


Description

De que forma os professores contribuem para que se tornem alvo de representações aversivas (tabus) por parte dos alunos?

Sabe-se que existem muitos tabus na sociedade em relação a imagem do magistério, e estão presentes tanto nos que são e foram alunos quanto nos futuros professores. Embora Adorno não tenha sido pedagogo, suas ideias ajudaram muito na compreensão das questões relacionadas a educação e ao preconceito acerca da profissão do professor. Em seu texto “Tabus acerca do magistério”, Adorno revela que os professores possuem historicamente uma linhagem de profissões não prestigiadas socialmente sendo herdeiro dos escribas da idade média e dos escravos tutores na antiga Grécia. Ele demonstra que a autoridade do docente é pouca em relação a de profissões de maior valor social como médicos e advogados, por exemplo. Adorno utiliza a palavra “tabus” para representar preconceitos que, muitas vezes, perderam sua base real, mas mesmo assim geram consequências negativas para a realidade tendo em vista que o desprezo ao professor de certa forma o impede de desempenhar com maestria suas funções. Dessa maneira, Adorno faz um apelo à psicanálise como uma forma de abordar com mais profundidade estes preconceitos psicológicos sobre a docência. Na visão da psicanálise quando crianças fazemos uma transferência da figura dos pais para o professor e passamos a ter a mesma ambivalência de sentimentos de amor e ódio que tínhamos com os pais, agora com os professores. A tradição do professor carrasco, dada as práticas de castigos corporais antigamente, mesmo após a proibição, contribuíram muito para a criação do caráter aversivo a imagem do professor como sugere o termo Pauker - o animal homem a sociedade. Os alunos tem a imagem negativa do professor como alguém que irá os obrigar a compreender assuntos complexos, além de possuir o estigma de ser uma figura autoritária que não deve ser questionada. Essa postura assumida pelo docente de detentor da verdade pode ser analisada como sendo infantilizada por poder ser comparada com o comportamento de birra observado nas crianças. Um dos principais tabus acerca do magistério é o fato da imagem do professor estar vinculada a disciplina e a uma função controladora desde a infância, de modo que a autoridade do docente é exercida nas crianças, em cidadãos ainda não plenos ao contrário de que em profissões como juiz e policial a autoridade é aplicada frente a sociedade.

Portanto, podemos perceber que a profissão docente está atrelada a uma concepção de “adaptador social”, como alguém que corrige e pune se necessário. Se a imagem do professor carrasco ainda está presente na sociedade como um todo, mesmo após a abolição dos castigos em sala de aula, é porque as punições psicológicas continuam acontecendo como quando os professores abusam da autoridade ou agem sarcasticamente.

Arthur Lara – RA: 770951...


Similar Free PDFs