Barroco PDF

Title Barroco
Course Literatura Portuguesa
Institution Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Pages 3
File Size 348.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 103
Total Views 147

Summary

resumo barroco...


Description

LITERATURA PORTUGUESA BARROCO

Brasil e Europa século 17 foi considerado “a literatura do feio” por tanto rebuscamento Contexto: Na Europa: crise do renascimento, contrarreforma, morte de Camões, União Ibérica, formação dos Estados Absolutistas No Brasil: Era da cana de açúcar, invasão holandesa no Brasil, expansão da escravidão Características: Igrejas de Ouro Preto e Diamantina, tetos abarrotados de pinturas e que “forçam a vista para o centro” dualidade: antropocentrismo x teocentrismo fé x razão renascimento x absolutismo divino x profano alma x corpo vida x morte claro x escuro estilo rebuscado, ornamental, antíteses, metáforas, hipérboles cultismo (jogo de palavras) conceptismo (jogo de conceitos)

Dualidade e Antítese Conflito entre o corpo e a alma, a vida terrena e a vida eterna/divina, a vida virtuosa e a vida do pecado, a vida e a morte, a razão e a fé. É o conflito entre os princípios cristãos e os princípios do Renascimento (paganismo, racionalismo, antropocentrismo). Conflitos de princípios opostos, é a época das antíteses, em que se tenta conciliar o inconciliável. A Igreja Católica reage à Reforma Protestante com a Contrarreforma e com a Inquisição, procurando reprimir as manifestações culturais que vão contra as suas doutrinas. Cultismo e Conceptismo O homem barroco valoriza o cultismo, a linguagem difícil e rebuscada, cheia de inversões e de jogo de palavras, as figuras de linguagem. Valoriza o conceptismo, associado ao pensamento complexo, ao raciocínio lógico, ao jogo de ideias. As palavras são rebuscadas e difíceis (cultismo) e as ideias e o raciocínio são complexos (conceptismo). O Tempo (Carpe Diem) O tempo passa rápido, a vida é efêmera (é rápida), o tempo é veloz e destrói tudo. Tudo é instável e passageiro, o povo vive esse conflito de modo angustiado.

Pe. Antônio Vieira. Seus sermões estavam a serviço das causas políticas que abraçava e defendia. Defendia os índios contra a escravidão (já para osnegros havia a perspectiva de vida após a morte que compensasse os sofrimentos da vida). Seus sermões eram dotados de raciocínios complexos e lógicos, com metáforas, comparações e alegorias Gregório de Matos Irreverente e satírico, recebeu o apelido de "Boca do Inferno". Sua poesia pode ser classificada como lírica, religiosa, filosófica ou satírica. Poesia Lírica: dualismo amoroso (carne X espírito), leva a um sentimento de culpa cristão. A mulher é a personificação do pecado e da perdição espiritual (morte), fica dividido entre o pecado (representado na mulher) e o espírito (cristianismo). Poesia Religiosa: obedece aos fundamentos do Barroco europeu, com amor a Deus, culpa, arrependimento, pecado, perdão. Linguagem culta, com inversões e muitas figuras de linguagem. Poesia Filosófica: desconcerto do mundo, consciência da transitoriedade da vida e do tempo. Poesia Satírica: Criticou todas as classes da sociedade baiana. Linguagem diversificada, com termos indígenas, africanos, palavrões e expressões locais....


Similar Free PDFs