Basquetebol - Bloqueios PDF

Title Basquetebol - Bloqueios
Course Desenho   
Institution Universidade do Algarve
Pages 7
File Size 582.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 54
Total Views 138

Summary

ESTUDEM...


Description

Basquetebol

Basquetebol

Data:15/01/2021 Diploma: 1º ciclo

Contacto Pessoal: 45 horas

Trabalho Pessoal: 55 horas

Créditos: 4

i. A movimentação dos jogadores sem bola, através do uso dos bloqueios indireto e direto como forma de criação de vantagens.

Sumário

ii.i. Trabalho motor com o intuito de potenciar a apropriação das competências supramencionadas. iiii . Em situação de Jogo, aplicação dos princípios que devem reger o ataque, numa segunda fase de aprendizagem através dos bloqueios e aplicação das competências do jogador defensor.

Desenvolvimento Componente Teórica. Um “Bloqueio” é onde um jogador do ataque tenta bloquear o caminho do defensor de um companheiro de equipa.

Princípios Gerais dos Bloqueios Estabelecer o Bloqueio – Jogador que executa o Bloqueio ✓ Um jogador ao estabelecer um bloqueio deve usar uma paragem a um tempo para garantir que esteja parado antes de qualquer contato com o defensor - lembrando que o propósito do bloqueio é de que haverá esse contato. O bloqueador também deve estar numa posição baixa e equilibrada para garantir que possa manter a sua posição quando houver contato. ✓ Por vezes, num ataque em equipa há bloqueios que são definidos num determinado momento. Mesmo nesse caso, o bloqueador deve comunicar ao colega de equipa que vai executar o mesmo. O Bloqueio deve ter uma abordagem visual (frequentemente é usado um punho levantado) e também verbal.

Docente: Carlos Almeida

Página 1 de 7

Basquetebol

Sair num Bloqueio – Jogador que recebe o Bloqueio ✓ O jogador que vai receber o bloqueio deve preparar o seu movimento, o que pode fazer da seguinte maneira: o Movendo-se lentamente para determinar a posição em que o defensor se está a colocar em relação ao Bloqueio; o Mostrar uma “mão alvo” para receber um passe, pois o defensor pode reagir; o Ao sair do bloqueio, passar perto do mesmo “ombro com ombro”, garantindo que não haja espaço para o defensor passar e impedir essa vantagem; o Comunicar o movimento que estão a fazer, nomeando o corte (por exemplo, "recto", "Curl") ou identificando onde estão a cortar (por exemplo, "cesto", "topo", "flare"). ✓ Existem quatro tipos básicos de reacções que podem ser usadas com um bloqueio indireto. o O “estímulo do sinal-chave” ou “dica” é a ação que o defensor realiza para defender o bloqueio, ou seja, reagimos mediante a ação do defesa.

Corte Direto / “STRAIGHT CUT” O jogador que sai do bloqueio move se na direção de seu defensor e, em seguida, sai por cima no bloqueio. Se o defensor fica preso no bloqueio, a saída é em linha recta.

Cortar para o cesto / Enrolar para o cesto / “CURL CUT” Se o defensor ficar abaixo do bloqueio (para interromper um “corte nas costas”), o jogador que sai do bloqueio avança em direção a ele e corta para a parte superior do bloqueio.

Se o defensor “seguir” o jogador que sai do bloqueio correndo atrás dele, o jogador depois de passar no bloqueio, “enrola” para o cesto. Como o defensor está atrás dele, se fizerem um corte direto, o defensor pode conseguir uma posição que interfira no passe.

Docente: Carlos Almeida

Página 2 de 7

Basquetebol

Corte nas costas / “BACK CUT” Se o defensor tentar impedir o corte direto do atacante, este avança na sua direção para estabelecer contacto, deslocando-se depois na direção oposta do bloqueio, através de um corte nas costas.

“FLARE CUT” Se o defensor tentar compensar a desvantagem que tem sobre o bloqueio, indo por trás do bloqueador, o atacante deve voltar para trás, fazendo com que o defensor fique entre ele e o Bloqueador.

MOVIMENTO DO BLOQUEADOR Após o corte, o bloqueador também se deve movimentar. O princípio geral é “linha de passe interna e outra externa”. Assim, se o atleta que sai do bloqueio fizer um corte direto, o bloqueador “abre” em direção do cesto. Da mesma forma, se o atleta que sai do bloqueio fizer um corte em “Curl”, o Bloqueador abre numa linha de passe externa.

Docente: Carlos Almeida

Página 3 de 7

Basquetebol

Princípios Específicos da Defesa Independentemente do tipo de bloqueio, a comunicação é crítica para proteger a defesa com eficácia. O defensor que protege o jogador que bloqueia deve: ✓ Chamar a atenção do companheiro de equipa (que vai ser bloqueado) o - “Nome”; avisar que um bloqueio está a chegar o - “Bloqueio”; confirmar com o seu companheiro de equipa, como deve proteger o bloqueio - por exemplo, “Baixo”, “Cima”, “Troca”. o Uma equipa pode ter regras definidas para como uma situação de bloqueio deve ser defendida ou pode ficar a critério dos jogadores. Em qualquer caso, é o defensor do bloqueador que é responsável por comunicar como proteger a situação, pois, dependendo do método usado, as ações do defensor do bloqueador mudarão.

TIPOS DE DEFESA DOS BLOQUEIOS “Perseguir” O defensor do atleta que recebe o bloqueio estabelece contato com o atacante, forçando o mesmo a usar o bloqueio e dando espaço para o defensor ficar ao lado ou seguir imediatamente atrás. Como técnica ofensiva, os jogadores são instruídos a efectuar um “Curl”. Consequentemente, o defensor do bloqueador deve entrar no caminho do jogador que sai do bloqueio para forçá-los a se afastar (permitindo que o defensor recupere a posição) e não permitindo que eles se enrolem.

Docente: Carlos Almeida

Página 4 de 7

Basquetebol

“Passar por baixo” Novamente, o defensor do atleta que recebe o bloqueio começa baixo, forçando-o a usar o bloqueio. O defensor então vai para o outro lado do bloqueio, movendo-se rapidamente para interceptar o seu defensor.

“Passar em 3º ” O defensor do bloqueador avança para a bola, criando um espaço entre eles e o bloqueador, espaço esse por onde seu companheiro de equipa pode se movimentar. O defensor do jogador que sai no bloqueio começa baixo, forçando-o a usar o bloqueio e depois vai para o outro lado do mesmo movendo-se rapidamente para intercetar o seu atacante.

O BLOQUEIO DIRETO / PICK AND ROLL O pick and roll, também conhecido como screen and roll, é uma das jogadas mais simples de executar ofensivamente. Embora possa ser simples de executar, quando executado corretamente, pode ser um pesadelo para a defesa. É por isso que hoje em dia vemos este movimento em todo caminho até nos níveis da formação mais baixos. O que é? ✓ Um jogador ofensivo define um bloqueio para outro jogador ofensivo que naquele momento tem a bola. ✓ O jogador com bola dribla ao redor do bloqueio em direção ao cesto e tenta marcar. ✓ O bloqueador abre para a bola e corta para o cesto. (Abrir para a bola)

Docente: Carlos Almeida

Página 5 de 7

Basquetebol

A execução técnica do Bloqueio Idealmente, a primeira opção é sempre a finalização perto do cesto após a vantagem criada pelo bloqueio, tomar boas decisões e ter a habilidade de passar em velocidade pelos defensores. No entanto, os defensores adotam estratégias diferenciadas e o ataque deve estar preparado para reagir em concordância. ✓ Adoptar uma postura baixa e equilibrada ✓ Aguarde pelo Bloqueio. É um erro muito comum, a execução do bloqueio sem que o mesmo esteja estabelecido. ✓ Fintar sempre o oposto – Deve ser sempre efetuada uma finta de movimento antes de sair no bloqueio para que o defensor possa sempre estar na duvida sobre como o bloqueio vai ser executado. O Bloqueador De preferência, é desejável que seja um jogador deposições interiores que possam definir bons Bloqueios e tenha a capacidade atlética de rolar para o cesto, É sempre uma vantagem se o jogador “interior” puder lançar de fora com boas percentagens, o que também configura o pick and pop. ✓ Comunicação – O Bloqueador deve informar ao ao jogador com bola que vai definir um bloqueio de bola levantando o punho e chamando o nome do jogador com bola. ✓ Correr para a área – O Bloqueaor deve correr para a área que vai atacar. Isso dará à defesa pouco tempo para reagir e tornará mais difícil para os mesmos defenderem a tela do bloqueio. ✓ Fique parado - para evitar que uma falta ofensiva seja marcada. ✓ Ocupar espaço – manter os pés um pouco mais afastados do que a largura dos ombros, joelhos dobrados e quadris para baixo. Isso torna mais difícil para a defesa movê-lo ou empurrá-lo. ✓ Rolar - Depois que a tela for estabelecida, tentar imobilizar o defensor de costas, inverta o bloqueio e abrir para a bola e “enrolar” para a cesta.

Docente: Carlos Almeida

Página 6 de 7

Basquetebol

Bibliografia

Docente: Carlos Almeida

Página 7 de 7...


Similar Free PDFs