Basquetebol - Caracterização Jogo Anárquico, PBO, Escola de Corrida PDF

Title Basquetebol - Caracterização Jogo Anárquico, PBO, Escola de Corrida
Course Desenho   
Institution Universidade do Algarve
Pages 6
File Size 467.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 32
Total Views 143

Summary

ESTUDEM...


Description

Basquetebol

Basquetebol Diploma: 1º ciclo

Contacto Pessoal: 45 horas i.

Trabalho Pessoal: 55 horas

Créditos: 4

Características do jogo de Basquetebol na sua primeira etapa de aprendizagem: o Jogo Anárquico.

ii.

Sumário

Resolução da característica de situações muito confusas, por deficiente domínio dos deslocamentos, do corpo e da bola.

iii. A posição ofensiva básica. iv. A “escola de corrida”.

Desenvolvimento Parte I: Componente Teórica. O jogo anárquico: próprio de uma primeira etapa de aprendizagem. 1. Situações muito confusas, por deficiente domínio da bola, dos deslocamentos e do corpo. ✓ Principais princípios para resolução. A forma privilegiada de resolver a falta de domínio da bola é com um conjunto de competências que permitam os alunos/atletas transformar a bola “numa continuação do seu corpo”: os exercícios de manipulação/manejo de bola. Posição ofensiva básica. “Escola de corrida”: aprendizagem de competências que permitam desenvolver o arranque em corrida, a técnica base de corrida, as mudanças de direcção em corrida, as paragens e os saltos.

2. Falta da noção das dimensões do campo, dos espaços, dos tempos e das distâncias. Falta de domínio prático do campo de jogo e linhas que o delimitam. Fraca percepção das distâncias de companheiros e cesto. Reduzida competência motora para concretizar intenções técnico-tácticas.

Docente: Carlos Almeida

Página 1 de 6

Basquetebol

✓ Principais princípios para resolução. “Feedbacks” que permitam o desenvolvimento do conhecimento e da exploração dos tempos e espaços do jogo. Exercícios que ajudem no conhecimento do campo (por exemplo, onde existam deslocamentos sobre as linhas e que tenham intervenção verbal do professor/treinador). Aprendizagem e treino motor das técnicas e tácticas essenciais do jogo de Basquetebol.

3. Incumprimento das regras de jogo. ✓ Principais princípios para resolução. Compreensão, aprendizagem e cumprimento do regulamento básico.

4. Muitas limitações de ordem técnica. Lançamento. Passe e Recepção. Drible. ✓ Principais princípios para resolução. Aprendizagem e treino motor das técnicas essenciais do jogo de Basquetebol.

5. Grande atracção pela bola: Numa primeira etapa o principal objectivo e fonte de prazer dos alunos é adquiriram a posse de bola e mantê-la o mais tempo possível. O jogador portador da bola possivelmente irá correr com a bola nas próprias mãos, sem um deslocamento coincidente com o objectivo do jogo e/ou protegendo a bola com o próprio corpo. Os companheiros do jogador em posse de bola (atacantes sem bola), ou se alheiam do jogo, ou procuram a intervenção no jogo, dirigindo-se para a bola, assumindo posições e atitudes que muitas vezes, por desconhecimento técnico-táctico, não ajudam na concretização do objectivo do jogo. Os “companheiros da outra equipa” (defensores) orientam toda a sua acção para a bola procurando a sua posse/intercepção, muitas vezes de forma agressiva e colocando-se em posições de intercepção. Princípio do Alinhamento entre o portador da bola, o jogador sem bola e potencial receptor da mesma, e jogadores defensores. Docente: Carlos Almeida

Página 2 de 6

Basquetebol

6. Dificuldade em percepcionar e compreender as situações de jogo, tal como em decidir acções de uma forma criteriosamente correcta. Principalmente o portador da bola. Muitas vezes percepcionam, mas não conseguem concretizá-la, ou conseguem, mas fora de tempo. ✓ Principais princípios para resolução (ponto 5 e 6). Intervir na consciencialização dos objectivos do jogo: enquadramento com o cesto; drible para o cesto; desmarcação para espaços livres e na direcção do cesto. Ensinar fundamentos tácticos base do ataque. Intervir nos tempos certos para concretizar acções técnico-tácticas base (Quando? Como? e Porquê?). Definir princípios base ofensivos (desmarcação para o cesto; apoio ao jogador com bola; ocupação equilibrada do espaço ofensivo). Defesa Individual HxH e, se necessário, defesas apenas com acção passiva.

Consequências do jogo anárquico. Ausência do objectivo máximo do jogo e acções para o concretizar. Número de cestos reduzidos. As fases do jogo confundem-se (Ataque e Defesa). Defesa sobrepõe-se ao Ataque: não de forma intencional.

Docente: Carlos Almeida

Página 3 de 6

Basquetebol

1. Principais resoluções para situações muito confusas, por deficiente domínio da bola, dos deslocamentos e do corpo. ✓ Conjuntos de exercícios de manuseamento/manipulação de bola. ✓ Posição ofensiva básica. Pés, sensivelmente à largura dos ombros. Pontas dos pés viradas para a frente. Peso do corpo na parte anterior dos pés. Anca avançada. Corpo naturalmente direito. Braços flectidos pelos cotovelos, naturalmente colocados junto ao corpo, mãos ligeiramente acima da cintura, dedos afastados e não crispados. Cabeça levantada, em posição natural. ✓ “Escola de Corrida”. ✓ Apropriação de competências da técnica de corrida base (os alunos deverão associar as aprendizagens com as competências que irão desenvolver noutras unidades curriculares, nomeadamente na de Atletismo). Princípios. Posição ofensiva básica (pré-disposição para movimentos repentinos). Explosão na procura de retirar vantagem sobre o adversário. Especificidades do Basquetebol nos tipos de corrida – conjuntos de estímulos e de situações externas que tornam as situações muito diversificados. Corrida de costas: devido às especificidades do jogo muitas vezes utilizada (por exemplo para controlar o portador da bola numa transição defensiva) apesar de, como técnica de deslocamento, ser pouco eficiente. Mudanças de direcção: para responder a estímulos exteriores de forma a conseguir uma adaptação rápida e eficaz, muitas vezes uma necessidade primordial do jogo de Basquetebol. Componentes críticas principais: trajectórias rectas e não curvas; (direccionar o pé director para o alvo para segmentar o corpo na direcção desejada) mudança de direcção acompanhada de uma mudança de velocidade para um nível mais intenso.

Docente: Carlos Almeida

Página 4 de 6

Basquetebol

Cortes em “V”: pretende-se que seja uma finta ao adversário.

Mudanças de sentido na mesma direcção. Mudança de velocidade em corrida.

Parte 2 – Componente Prática ✓ Exercícios práticos que pretendem a promoção da apropriação de competências da técnica de corrida base, do arranque em corrida e das mudanças de direcção em corrida. ✓ Exercícios em que se procurou a combinação das diversas técnicas. ✓ “Feedbacks” que promoveram a integração dos exercícios analíticos no jogo. ✓ Jogo formal: reforços dados pelo professor sobre os objectivos transmitidos na componente teórica.

Docente: Carlos Almeida

Página 5 de 6

Basquetebol

Nota do Professor: o presente documento é apenas orientador das aulas teórico-práticas e assim, apesar de ser um apoio bastante importante, poderá revelar-se insuficiente para uma completa aprendizagem dos conteúdos programáticos e consequentemente, para a apropriação das competências estabelecidas para o final da unidade curricular de Basquetebol. Apoiados na bibliografia da especialidade e não apenas na recomendada, os alunos, no desenvolvimento da componente Trabalho Pessoal, deverão aprofundar os temas abordados.

Bibliografia

Adelino, J. (2001). Documento da disciplina de Teoria e Prática dos desportos I – Basquetebol. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa. Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol. Edições ANTB. Lisboa. Araújo, J. M. (1992). Basquetebol. Preparação Técnica e Táctica. Federação Portuguesa de Basquetebol e Associações Regionais de Basquetebol. Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Edição Escola Nacional de Basquetebol. Lisboa. Henriques, J. (2007). Basquetebol – Manual para professores e treinadores de jovens. TeamWork Edições. Porto. Oliveira, J. C. (2002). O Ensino do Basquetebol. Gerir o Presente. Ganhar o Futuro . Editorial Caminho. Lisboa. Oliveira, J. C, (s.d.). Etapas de Aprendizagem no Basquetebol. Dossier. Revista Horizonte, Vol. XI, (63). (p.p. II-VII). Livros Horizonte. Lisboa.

Docente: Carlos Almeida

Página 6 de 6...


Similar Free PDFs