Biomecânica das pprs - Resumo baseado na aula lecionada no curso de ODONTOLOGIA na UVA. PDF

Title Biomecânica das pprs - Resumo baseado na aula lecionada no curso de ODONTOLOGIA na UVA.
Author Bianca Menezes
Course Prótese Parcial Removível
Institution Universidade Veiga de Almeida
Pages 3
File Size 155.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 114
Total Views 148

Summary

Resumo baseado na aula lecionada no curso de ODONTOLOGIA na UVA....


Description

1

PPR

BIOMECÂNICA APLICADA ÀS PPRS Vamos abordar principalmente classe I e II de Kennedy, pois são as classes que temos os maiores problemas biomecânicos

CONCEITO  

Estuda as reações de fenômenos mecânicos sobre organismos vivos Odontologia: entender a forma que os esforços mecânicos são transmitidos pela PPR e como são recebidos pelos tecidos biológicos (dentes, mucosa). Sempre buscaremos forças axiais; ao longo eixo do dente), jamais forces horizontais para não causar tração ao dente pilar.

É PRECISO CONSIDERAR   



A capacidade de cada dente em suportar forças . O direcionamento das forças para o longo eixo do dente As fibras do ligamento periodontal estão dispostas de maneira que possam suportar forças axiais (no longo eixo) Forças rotacionais e de tração não são bem suportadas, gerando danos . PPR dentossuportada: Quando a força mastigatória, que incide sobre os dentes artificiais, é transmitida ao osso alveolar através dos dentes remanescentes. Classe III de Kennedy não muito extensa e classe IV de Kennedy não muito extensa . PPR dentomucossuportada: Quando a força mastigatória que incide sobre os dentes artificiais é transmitida ao osso alveolar, tanto pelos dentes pilares como pela mucosa que reveste o rebordo residual. Se a força não for controlada pode ser transferida de forma compressiva. Força compressiva leva reabsorção óssea. Classe I e II de Keneddy. PLANEJAMENTO DA PPR . Próteses dentomucossuportadas posteriores: Classe I de Kennedy. A fibramucosa tem uma resilência de 4 a 20 vezes maior que a fibra do ligamento periodontal. Logo, se não houver um contrabalanceamento, toda vez que o paciente morder essa fibramucosa, ela vai sofrer uma deformação bem maior do que o ligamento periodontal . Grau de complexidade das PPRs: 1. Classe I, 2. Classe IV com ausência grande de dentes, 3. Classe II 4. Classe III (melhor classe para se trabalhar em relação a biomecânica). . Principal objetivo: controlar forças potencialmente danosas através do correto posicionamento de cada componente (braços de retenção, braço de oposição, grampos diretos, sela, conector menor, conector maior, apoio)

MOVIME NT OS NA BASE DA PRÓTESE 

Rotação: movimento ao redor de seu eixo. A oclusão do paciente deve estar equilibrada para diminuir os movimentos de rotação . Rotação no plano sagital: ÂNTERO-POSTERIOR . Rotação no plano frontal: LATERO-LATERAL Esses movimentos são mais acentuados nas clases de extremidade livre (I e II de Kennedy)



Translação: movimento de deslizamento do objeto como um todo . Translação vertical da sela . Translação horizontal da sela

PRINCÍPIOS EM BIOMECÂNICA

2

PPR Retenção: Impede movimento no sentido cérvico-oclusal (grampo de retenção impede a saída da prótese) Suporte: Impede movimento no sentido ocluso-cervical (apoio direto) Estabilidade: Impede movimento no sentido lateral (apoio indireto)

  

RETENÇÃO ME CÂNICA 1. 2.

Direta: braços de retenção de grampos diretos. Friccional: É o somatório das áreas de contato da PPR com os PLANOS-GUIA (grampo de oposição e placa proximal) . PLANOS-GUIA: são áreas planas e paralelas entre si preparadas diretamente nas superfícies axiais dos dentes pilares . RECIPROCIDADE: o dente deve ser estabilizado durante a inserção e retirada da PPR. O braço de oposição permite a ativação do braço de retenção e impede a mobilidade do dente.

3.

Indireta: . Pilares indiretos: não adjacentes a um espaço protético . Auxilia os retentores diretos a prevenir movimento de rotação (grampos indiretos evitam o movimento latero-lateral) . Braços de retenção de grampos indiretos.

Parei aqui!!! 23 minutos ESTABILIDADE 

Depende de: . Braços de retenção e de oposição dos grampos . Apoios indiretos . Conectores maiores e/ou menores . Planos guia . Flanges vestibular e lingual da resina de base . Oclusão equilibrada

ASPECTOS BIOMECÂNICOS 

Polígono de Roy:

3





PPR

 Polígono de apoio: figura geométrica deve ser maior possível. Desta forma, sera maiora condição de estabilidade, suporte e retenção da prótese. É formado pelos dentes pilares diretos e indiretos Linha de fulcro...


Similar Free PDFs