Ciclose e cloroplastos em elodea PDF

Title Ciclose e cloroplastos em elodea
Author Bárbara Weber
Course Biologia Celular E Molecular Experimental
Institution Universidade Federal de Santa Maria
Pages 3
File Size 114.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 19
Total Views 139

Summary

Observação de ciclose e cloroplastos em Elodea....


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS – CCNE Curso de Licenciatura e Bacharelado em Biologia Disciplina BLG 1015 – Biologia Celular

Observação de ciclose e cloroplastos em células de Elodea Bárbara Corrêa Weber Resumo A ciclose é definida como o movimento contínuo do citoplasma no interior da célula; esse movimento é causado pela ação do citoesqueleto. Os cloroplastos são organelas citoplasmáticas encontradas desde em algas verdes e azuis até em vegetais superiores. É nos cloroplastos que ocorre a fotossíntese, processo pelo qual a luz – energia eletromagnética – é absorvida por pigmentos e convertida em energia química, na forma de ligações químicas dos carboidratos (CARVALHO e RECCO-PIMENTEL, 2007). Para essa aula prática, foi escolhida a planta Elodea (planta usada como ornamental em aquários), pois suas folhas apresentam apenas duas camadas de células em que se pode observar facilmente a ciclose, assim como cloroplastos também. Palavras-chaves: ciclose – cloroplastos - citoesqueleto - Elodea Introdução Ciclose são correntes citoplasmáticas promovidas pelo citoesqueleto; sua função é facilitar a troca de substâncias intracelularmente ou entre a célula e o meio externo. Esses movimentos não acarretam mudança na forma celular, mas podem movimentar determinadas estruturas, como as organelas. Ela depende de interações constantes entre miosina e actina (filamentos protéicos contráteis); a actina se associa à miosina e, com a hidrólise do ATP, é gerado um movimento interno. Os cloroplastos caracterizam-se por possuir pigmentos (clorofilas, carotenóides) e neles ocorre a fotossíntese. Por este processo produzem oxigênio e a maior parte da energia química utilizada pelos organismos vivos. A vida se mantém graças aos cloroplastos. Sem eles não existiriam plantas nem animais visto que os animais se alimentam dos cloroplastos produzidos pelos vegetais (DE ROBERTIS e HIB, 2006). Essa organela vegetal localiza-se nas células do mesófilo e cada célula contém um número considerável de cloroplastos de forma esférica, ovóide ou discóide. Tendo em vista esses conceitos, foi realizada em laboratório uma experiência com Elodea para a observação do movimento de ciclose e dos cloroplastos. Materiais e métodos Folha de Elodea, gilete, lâmina, gota de água, lamínula e microscópio óptico. Primeiramente, com auxilio da gilete, foi retirada uma folha de Elodea. Em seguida, foi colocada uma gota de água sobre a lâmina que seria levada para observação no microscópio óptico e, sobre a gota, foi colocada a folha de Elodea e coberta com lamínula. Após esse procedimento, a lâmina pronta foi levada para observação no microscópio óptico com aumento de 400x.

Resultados Após realizar todo o procedimento e analise com microscópio óptico, foi viável observar o processo de ciclose e ver com nitidez e facilidade os cloroplastos. Por conta de serem naturalmente corados, os cloroplastos tornaram possível a fácil visualização do movimento de ciclose na folha de Elodea. Foi viável observar a parede celular, o citoplasma, os cloroplastos e a ciclose. Esse movimento se mostrou lento, porém constante. Os cloroplastos apresentaram forma esférica, grande quantidade, assim como grande tamanho também, e coloração verde.

Figura 1: Células de Elodea com seus componentes. Discussões Através dessa aula prática, foi possível observar o movimento lente e constante de ciclose e também, com grande facilidade, observar os cloroplastos. É possível ver facilmente os cloroplastos em relação a outros componentes do sistema de endomembranas como o complexo de Golgi, retículo endoplasmático ou mitocôndrias, porque essa organela vegetal possui em sua composição a clorofila, o que lhe confere a cor verde. Por estarem presos dentro da parede celular, os cloroplastos ficam em movimento circular interminável; o movimento começa a acontecer quando a luz incide sobre a célula e se concentra nas periferias da membrana plasmática e da parede celular. Referências CARVALHO, H. F. & RECCO-PIMENTEL, S.M. A célula. 2ª Ed. Barueri, SP., Manole, 2007. DE ROBERTIS, Eduardo M. F; HIB, José. Bases da Biologia Celular e Molecular. 4ª Ed.. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2006.

Ádamo Siena, Elódea: Alga? Não! Planta aquática. Disponível em: . Acesso em 1 de julho de 2016....


Similar Free PDFs