Coesão textual - resumo PDF

Title Coesão textual - resumo
Author Karina Teíse
Course Leitura e produção de texto II
Institution Universidade Federal da Paraíba
Pages 2
File Size 44.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 65
Total Views 131

Summary

Coesão textual - resumo...


Description

Coesão textual - resumo É a continuidade sequência ligação laço elo que faz com que o texto tem um sentido lexical gramático. a coesão é o fio que laça a cada palavra frase parágrafo enfim cada partícula de um texto ou enunciado. A função da coesão é de estabelecer uma ligação entre os termos que compõem o texto deixando-os unidos juntos de forma que permitam a interpretação. É uma coisa não que de certa forma juntamos as peças do quebra-cabeça para encontrarmos o sentido de um texto porém ao montarmos o quebra-cabeça podemos encontrar a ilustração de uma arte abstrata incompreensível. assim nem todo o texto que apresenta todas as ligações gramaticais bem colocadas tem necessariamente um sentido lógico como também pode encontrar sentido em um texto onde todas as suas partes estão soltas sem nenhuma conexão entre elas.

Mecanismos Referência: Só alimentos de referência os interesses da língua que não podem ser interpretados semanticamente por si mesmos mas remetem a outros itens do discurso necessários à sua interpretação Exofórica: quando a remissão é feita a algum alimento da situação comunicativa isto é quando referente está fora do texto Endofórica: quando referente se acha expresso no próprio texto Pessoal: feito por meio de pronomes pessoais e possessivos Demonstrativa: realizada por meio de pronomes demonstrativos e advérbios indicativos de lugar Comparativa: efetuada por via indireta por meio de identidades similares Substituição: Colocação de um termo em lugar de outro ou até mesmo de uma oração inteira A principal diferença entre substituição e referência é que nesta a total identidade entre o item de referência e o item pressuposto ao passo que na substituição ocorre sempre alguma redefinição. a substituição seria usada precisamente quando a referência não é idêntica ou quando há pelo menos uma especialização nova a ser acrescentada o que requer o mecanismo que seja não semântico mas essencialmente gramatical.

Elipse: Substituição por zero omite-se um item lexical um sintagma ou todo um enunciado facilmente recuperável pelo contexto Conjunção: permite estabelecer relações significativas específicas entre elementos ou orações do texto Tais relações são similares licitamente por marcadores formais que correlacionam o que está para ser dito a aquilo que já foi dito. Trata-se dos diversos tipos de conectores e partículas de ligação. Coesão lexical Reiteração: se faz por repetição do mesmo item lexical ou através de sinônimos hiperônimos nomes genéricos. Colocação: consiste no uso de termos pertencentes a um mesmo campo significativo....


Similar Free PDFs