Conservação da biodiversidade exercicio 1 PDF

Title Conservação da biodiversidade exercicio 1
Course Gestão Ambiental
Institution Universidade Federal de São Carlos
Pages 2
File Size 55.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 37
Total Views 137

Summary

Disciplina: Conservação da Biodiversidade.
Questões para estudo dirigido para prova....


Description

Conservação da Biodiversidade Estudo dirigido - 2015/2

1 - Quais são os principais objetivos da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) (descreva ao menos 2 deles). Segundo a Convenção sobre a Diversidade Biológica, os objetivos são a conservação da biodiversidade, utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos, ou seja, através da utilização sustentável da diversidade biológica, é possível conservá-la, além disso, por ser um bem de todos, também é importante que os lucros provindos da sua utilização seja repartidos de forma igualitária.

2 – O que significa diversidade biológica? De acordo com a Convenção sobre a Diversidade Biológica (2000), diversidade biológica pode ser definida como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, os ecossistemas marinhos, terrestres e outros ecossistemas aquáticos, diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. Primack & Rodrigues (2001) trazem da definição de diversidade biológica do Fundo Mundial para a Natureza -1989, como sendo “a riqueza da vida na terra, os milhões de plantas, animais e microorganismos, os genes que eles contém e os intrincados ecossistemas que eles ajudam a construir no meio ambiente”. 3 – Quais escalas geográficas podemos utilizar para compreender a biodiversidade? Podemos utilizar uma escala local, regional ou mundial. Nas escalas locais podemos observar um determinado padrão de vegetação e de distribuição de fauna. Numa escala regional podemos observar a diversidade biológica em nível de paisagem, de biomas regionais, e em nível mundial, onde pode-se considerar os padrões de biodiversidade considerando a divisão de biomas em escala global.

Além disso existem modelos matemáticos que vem sido trabalhados,que trata a diversidade das espécies em diversidade alfa, beta e gama. A diversidade alfa é a local, e corresponde a diversidade dentro de um habitat ou comunidade. A diversidade beta equivale a diversidade entre habitats, e a diversidade gama é a regional, e corresponde a uma grande área, bioma ou continente.

4 - Que níveis são considerados para conservar e classificar a biodiversidade? A biodiversidade pode ser conservada em nível de espécie, onde os esforços são voltados para conservar uma determinada espécie, pode ser em nível de diversidade genética, e em nível de comunidade e de ecossistema, onde um grupo de seres vivos que partilham de um mesmo meio e características a fim são conservados. 5 – Por que existem espécies que são consideradas “alvos” para a conservação da biodiversidade? A extinção de espécies pode ser considerada um processo natural, porém a atividade antrópica vem acelerando drasticamente esse processo, o que faz com que essas espécies em grande ameaça de extinção sejam alvos para conservar a biodiversidade. Além disso, existe o conceito de espécie chave, que promove uma predação dentro de determinada cadeia alimentar capaz de aumentar a riqueza da comunidade. Existem ainda as espécies guarda chuva, que indicam o quão saudável está determinada comunidade. Essas espécies também podem ser alvo de conservação, pois garantem que todo o ecossistema também esteja em equilíbrio e bom estado de conservação....


Similar Free PDFs