Docsity dimensionamento de medidor de vazao placa de orificio PDF

Title Docsity dimensionamento de medidor de vazao placa de orificio
Author Thiago Medeiros
Course Instrumentação na Industria Química
Institution Universidade de São Paulo
Pages 6
File Size 268.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 80
Total Views 153

Summary

Download Docsity dimensionamento de medidor de vazao placa de orificio PDF


Description

Dimensionamento de medidor de vazão (placa de orifício) Mecatrônica Instituto Federal de São Paulo - Jacareí (IFSP) 5 pag.

Document shared on www.docsity.com Downloaded by: thiago-lablonsk-7 ([email protected])

MEMÓRIA DE CÁLCULO – INSTUMENTAÇÃO MEDIDOR DE VAZÃO – PLACA DE ORÍFICIO

Thiago Lablonsk de Medeiros – BV1710711

Document shared on www.docsity.com Downloaded by: thiago-lablonsk-7 ([email protected])

MEMÓRIA DE CÁLCULO DAS COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS

Por se tratar de um exercício e não requisitar materiais utilizados, segue o enunciado proposto como material. O anexo que complementa o exercício pode ser acessado em: LINK Equações: (1) 𝑑 𝑒 𝐷 (diâmetro 𝑑𝑜 𝑜𝑟𝑖𝑓𝑖𝑐𝑖𝑜 𝑒 𝑑𝑜 𝑡𝑢𝑏𝑜 respectivamente) (2) 𝐵 =

𝑑 𝐷

(4) 𝐴 =

𝜋

(6) 𝜖 =

𝑁2 𝑁4 𝑁3 𝑁5

(3) 𝑒 = 1 − 4

(0,41+0,35𝐵 4 )(∆𝑃) 𝐾𝑃1

𝑑2

(5) ω0 D0 = ω1 D1 (7) 𝑣 =

µ 𝑝

=

𝜔𝑠

𝜔𝑒

(8) 𝑄 = 𝑉𝐴

(9) 𝑅𝑒𝑑 = (10) (11) (12)

𝑉𝐷 𝑣

𝑄=

𝑒𝐶𝐴(√(

𝐸𝑟𝑟𝑜 =

2(𝑃1 −𝑃2 ) 𝑝

√1−𝐵4

)

𝑎𝑏𝑠(𝐶𝑑𝑅𝑒𝑖 − 𝐶𝑑𝑖 )

𝐸𝑟𝑟𝑜𝑚 = ∑ 𝑛𝑖

𝐶𝑑𝑅𝑒𝑖

100

𝑎𝑏𝑠(𝐶𝑑𝑅𝑒𝑖 − 𝐶𝑑𝑖 ) 𝐶𝑑𝑅𝑒𝑖

100

As demais equações se encontram nas referências e nos comentários do matlab. Cálculos O diâmetro da tubulação foi definido pelo enunciado e o diâmetro interno foi escolhido com base nos gráficos da Figura 1. O valor escolhido para o diâmetro é do orifício é de 10,94mm. Para machos de canto e 0,15 ≤ d / D ≤ 0,7 para machos de flange LMNO Engineering e ASME (2001). Os valores de pressão estão em pascal (Pa) e os diâmetros os diâmetros em metros (m).

Document shared on www.docsity.com Downloaded by: thiago-lablonsk-7 ([email protected])

Figura 1 - Gráfico para escolha do diâmetro.

Na Figura 2 tem se os valores de vazão e do coeficiente de descarga em função da pressão para análise de valores (de pressão) de interesse considerando Re. No caso a pressão 2 (P2) deve ser no mínimo 80% o valor da pressão P1 (Lmnoeng,2020). O valor de Re para o vazão mínima de interesse é de 3.91e3 para uma pressão de 400 Pa.

Figura 2 – que relaciona a vazão com a pressão e o coeficiente de descarga.

Document shared on www.docsity.com Downloaded by: thiago-lablonsk-7 ([email protected])

Para fins de comparação foi desprezado o número de Reynolds e comparado a vazão com e sem o Reynolds equação 10 e Figura 3, onde o erro médio é de 3,51% equação 11 (vide código matlab).

Figura 3 – Comparação das equações.

Resolvendo o exercício 5 tem-se o K aproximadamente 9.35e-05. O desenho simplificado com as dimensões encontra-se em anexo e em formato para serem visualizadas no Inventor e o detalhamento também em PDF (Portable Document Format). A montagem do conjunto é mostrada na Figura 4.

Figura 4 – Montagem do conjunto simplificado.

Considerações

Document shared on www.docsity.com Downloaded by: thiago-lablonsk-7 ([email protected])

O projeto considerou a tomada de flange pois o perfil de escoamento está mais desenvolvido e a distância das tomadas de pressão são de 1” de distância de ambos os medidores de pressão a partir da placa de orifício. Assim como é feito pelo site (lmnoeng, 2020). Todos os cálculos foram seguindo a norma ASME (2001). Dados referente ao equipamento de medição de pressão, tubulação e demais cálculos que não foram considerados ou calculados para a resolução, estão no enunciado. Informações sobre cálculos, determinação de valores que não estão presentes neste documento constam no arquivo do matlab. Todos cálculos feitos pelo aluno são de efeito de aprendizagem e teórico. Nenhum valor real foi coletado ou usado de fato. Todos os cálculos usados como base foram tirados do site de referência (Lmnoeng,2020). A espessura da placa é dada pelo catálogo da (Fluxcon, 2020). Desprezando a parcela de Reynolds para os cálculos pode se observar que o erro foi menor que 5% a partir de uma certa vazão e o erro médio também foi inferior. Assim para pequenas pressões pode se desconsiderar o Reynolds para o calculo afim de simplificar os cálculos quando não há necessidade de uma grande precisão. Essa parcela pode ainda sumir junto ao ruído ou interferência externas. Outro ponto é de que quanto maior a vazão, menor é esta diferença já que a parcela de Reynolds tende a zero. Referências [1]

Fluxcon,

acesso:<

http://www.fluxcon.com.br/catalogos/fluxcon-catalogo-placa-de-

orificio.pdfs> em 01 de outubro 2020.

[2]

Lmnoeng, acesso: em

01 de outubro 2020.

Document shared on www.docsity.com Downloaded by: thiago-lablonsk-7 ([email protected])...


Similar Free PDFs