Escultura dentes 14 ou 24 - Premolar superior PDF

Title Escultura dentes 14 ou 24 - Premolar superior
Author Giovana Buzinaro
Course Anatomia de Cabeça e Pescoço
Institution Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pages 2
File Size 63.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 68
Total Views 135

Summary

Considerações sobre a anatomia e escultura dos Pré-molares....


Description

ESCULTURA 14 E 24 Para a escultura aprendemos que existem passos que devem ser seguidos e são eles: 1º - Dar ao dente formato de cunha 2º - Aplicar as Leis 3º - Tirar as medidas 4º - Aplicar os acidentes anatômicos As medidas deste dente são: IA -

DVLM -

DMDC-

IC-

DVLC -

PMC -

CA-

DMDM -

PCD -

Depois de aplicar leis e verificar as medidas é importante caracterizar cada face com seus aspectos anatômicos. Estes aspectos variam em cada dente e é importante caracterizá-los.

Premolares são dentes bicuspidados que se localizam entre o canino e os primeiros molares. São os primeiros premolares inferior e superior e os segundo premolares superior e inferior. Estão, juntamente com os molares na região jugal, ou seja, da bochecha. Muitas vezes afla-se bicuspidados mas os primeiros premolares inferiores podem apresentar de uma a três cúspides. Dizemos que os premolares superiores possuem o sentido mésiodistal decrescente e os inferiores, crescente.

PRIMEIRO PREMOLAR SUPERIOR É o dente mais robusto dos premolares. Ele tem uma forma cuboide a cilendríca, pois suas arestas são bastantes arredondadas. Possui um abalaumento na cervical e é mais alargado na oclusal. A coroa ainda é achtada no sentido meso-distal. face vestibular → muito parecida com a do canino superior, mas possui um quarto de altura a menos. Seus detalhes descritivos se assemelham com a do canino superior mas são bem menos marcados. (cúspide mais lanceada) face lingual → é menor e mais estreita que a vestibular mas possui algumas diferenças.

Ela possui em sua partes tarnsversal e vertical um arredondamento que se prolonga para as faces mesial e distal. Possui cíngulo no terço cervical e a partir dele, começa a sua inclinação para a vestibular. É ua face lisa, sem sulcos ou lobos e possui cúspide arredondada. faces de contato → são trapezoidais escritas em um quadrilátero. São arredondadas no sentindo vestibulo-ligual, sendo a largura maior que a altura 2,5mm. A face vestibular é maior que a lingual, a face cervical possui uma concavidade grande na raiz - por isso o abaulamento - e face oclusal com forma de acento circunflexo, com ápice trincado pela presença de cristas marginais. A face distal é mais curta e arredondada que a mesial, criando uma bossa distal maior na oclusal. O sulco principal pode estar presentes na mesial e oclusal, nunca na distal. face oclusal→ é trpezoidal com uma grande base na vestibular. Possui um sulco retílineo, entre as fosetas distal e mesial, chamado sulco principal. Esté sulco é aracntral e invade a região da cuspide lingual, tornando a cúpide vestibular mais volumosa, esta também possui maior altura. Entre as fossetas distal e mesial existem duas cristas marginais bem desenvoldidas; este sulco pode se estender para a face mesial. As cúspides têm formato piramidal com base quadrangular. Suas arestas são arredondadas e seu ápice é lanceolado quando jovem. As faces piramidais são 2 vestibulares ou linguais e 1 oclusal. As aresta são 1 vestibular ou lingual e 2 mésio-distais. Elas são a forma à oclusal. raiz → em 70 % dos casos é bífida, raiz dupla. Isso diferencia este dente do segundo premolar. A raiz é bastante larga no sentido vestibulo-lingual nos dois terços cervicais e é totalmente bífda no terço apical. Muitas vezes são birradiculares, apresentando sulcos que dividem a raiz em vetibular e lingual, detrminando a bfurcação radicular....


Similar Free PDFs