Esteatose - patologia geral PDF

Title Esteatose - patologia geral
Author Ana Lins
Course PATOLOGIA GERAL
Institution Universidade Castelo Branco
Pages 3
File Size 158.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 82
Total Views 127

Summary

patologia geral...


Description

Esteatose (Degeneração Gordurosa) Acúmulos Celulares, esses acúmulos podem ser intracelulares (dentro da célula) ou extracelulares (entre as fibras ou tecidos). Entre os intracelulares podem ser lipídeos, proteínas, muco e carboidrato e no extracelulares proteína. A degeneração gordurosa é o acumulo de lipídeos no citoplasma de células parenquimatosas que são células de órgãos sólidos principalmente o fígado o principal acometido. Qual a formula mais frequente de acumulo? Os triglicerídeos que temos em maior quantidade nos tecidos e células.

1. Um fígado saudável com a histologia saudável e o

fígado gorduroso amarelado com Esteatose pelo acumulo de gordura nos hepatócitos. Qual é a causa (etiologia), patogênico e o mecanismo de triglicerídeos nas células? O primeiro dele é a causa diabética, sendo o consumo excessivo de gordura que é absorvida pelo intestino delgado cai na circulação linfática depois na sanguínea e por fim vai para o fígado aonde essa gordura vai para o metabolismo. O segundo mecanismo é um decréscimo da síntese proteica, acontece nas causas toxicas ou toxico infecciosas quando temos uma hepato toxica que tem ação letal sobre os hepatócitos que levam ao acumulo de gordura, essas hepato toxinas geram nas agressões aos hepatócitos radicais livres que lesam o reticulo endoplasmático rugoso dos hepatócitos que deixam de sintetizar proteína.

No metabolismo da gordura normal os tri dentro dos hepatócitos para que consigam sair e serem usados como fonte de energia ele precisa primeiro voltar a ser acido graxo livre depois se associar a uma proteína (lipoproteína) só a mesma que sai da célula. Se temos lesão no reticulo e esse hepatócito não sintetiza proteína não existe possibilidade de forma lipoproteína e o triglicerídeos fica acumulado dentro do citoplasma (Esteatose) O terceiro mecanismo é quando falta oxigênio nos hepatócitos, é a causa anóxia (ausência). Como isso faz o acumulo de tri? Quando temos baixa concentração de oxigênio nos tecidos deixamos de ter função mitocondrial diminuindo a oxidação dos ácidos graxos, o tri passa por uma oxidação para se transforma em acido graxo livre e se ligar a proteína e sair da célula na forma de lipoproteína, quando a oxigenação dos ácidos graxos não existem e os tri ficam estocados. O quarto mecanismo é um obstáculo na liberação dessa lipoproteína que é a principal causa é o álcool, enquanto existe álcool para ser metabolizado impede que os

ácidos graxos livres se ligue a proteína assim o tri não sai e acumula. As causas são dificuldades ou na formação de uma lipoproteína ou é a ausência da proteína ou não tem oxigênio para forma AC graxos livres.

Os hepatócitos no tamanho normal e os hepatócitos com vacúolos que não se coram porque é gordura.

DEFINIÇÃO. Acúmulo de lipídeos em células ou tecidos onde normalmente não ocorre, geralmente em consequência de distúrbios metabólicos. Os lipídeos são quase sempre triglicérides. O fígado é o órgão que mais frequentemente sofre Esteatose, o que reflete seu papel central no metabolismo das gorduras.

Fígado com esteatose e lamina Histológica...


Similar Free PDFs