Estudo Dirigido de Sensibilidade Somática - Neurofisiologia PDF

Title Estudo Dirigido de Sensibilidade Somática - Neurofisiologia
Course Neurociências I
Institution Universidade Estadual de Campinas
Pages 2
File Size 67.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 49
Total Views 162

Summary

Estudo dirigido com questões relevantes levantadas pelos professores de neurofisiologia da Unicamp. Esse estudo contém 15 questões relacionadas à neurofisiologia de sensibilidade somática, com o gabarito de cada uma delas....


Description

ESTUDO DIRIGIDO – SENSIBILIDADE SOMÁTICA

1. Para que são utilizadas as diferentes informações sensoriais no nosso organismo? R: São utilizadas para proporcionar percepção, controle motor, regulação da função dos órgãos internos e manutenção do estado de vigília.

2. Quais são os tipos de sensibilidade somática? R: Tato, temperatura, dor e propriocepção.

3. Como se classificam funcionalmente os receptores somatossensoriais? R: São classificados de acordo com o tipo de estímulo reconhecido, sendo eles mecanoceptores (tato), termoceptores (calor), nociceptores (dor) e proprioceptores (comprimento da fibra muscular).

4. Cite as fibras que conduzem as informações somatossensoriais. R: Fibras aferentes primárias do tipo A (Aβ tátil, Aδ nociceptiva) e C (nociceptiva e térmica).

5. Como os receptores detectam os estímulos sensoriais? R: Os estímulos químicos ou físicos são convertidos em potencial elétrico pelos receptores sensoriais. Esse processo é chamado de transdução sensorial.

6. Como o corpo distingue os diferentes tipos de estímulo? R: Preservando os atributos do estímulo através do código neural.

7. Quais são os atributos do estímulo? R: Modalidade (tato, proprioceptiva, térmica ou dolorosa), intensidade (forte ou fraca), duração (curta ou longa) e localização. 8. Como são codificadas as diferentes modalidades somatossensoriais? R: Através da Lei das Energias Específicas, onde cada feixe nervoso termina em um determinado ponto do SNC (Sistema Nervoso Central) definindo o destino da fibra e a modalidade do estimulo sentido por ela.

9. Como é codificada a localização de um estímulo? R: Através da ativação dos campos receptivos das fibras neurais.

10. Qual a relação entre o campo receptivo de um neurônio e o seu grau de convergência com a capacidade de discriminar 2 pontos? R: Quanto menor o campo receptivo e menor o grau de convergência maior é o grau de discriminação entre dois pontos.

11. Porque a capacidade de discriminar 2 pontos difere em diferentes regiões do corpo? R: Porque temos diferente concentração de receptores em diferentes partes do corpo. Nos lábios, por exemplo, possuímos maior número de receptores com menor campo receptivo, discriminando dois pontos melhor do que nas costas, por exemplo, onde temos menor número de receptores com menores campos receptivos.

12. Qual o papel da inibição lateral na discriminação entre 2 pontos? R: A discriminação entre estímulos é acentuada pela inibição lateral que corresponde ao mecanismo pelo qual os neurônios mais ativos limitam a atividade de neurônios adjacentes.

13. Como é codificada a intensidade de um estímulo? R: É codificada através da frequência e da quantidade de receptores estimulados. Quanto maior a frequência e maior o número de receptores estimulados ao mesmo tempo maior será a intensidade de um estímulo.

14. Como é codificada a duração de um estímulo? R: Pela duração de descarga dos neurônios sensoriais.

15. Qual a relação entre o tamanho de uma área de representação cortical no córtex somatossensorial e o grau de sensibilidade dessa área? R: Quanto maior a área de representação no córtex somatossensorial, maior o grau de sensibilidade da determinada área.

ESTUDO DIRIGIDO 4 - MECANISMOS PERIFÉRICOS DA DOR...


Similar Free PDFs