Estudo Dirigido potencial de acao PDF

Title Estudo Dirigido potencial de acao
Course Fisiologia Geral
Institution Universidade Federal de Sergipe
Pages 3
File Size 100.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 264
Total Views 448

Summary

Download Estudo Dirigido potencial de acao PDF


Description

ESTUDO DIRIGIDO

Questões 1. Caracterize os diferentes tipos de transporte que podem ocorrer através da membrana celular, citando exemplos de cada um deles. 2. Defina potencial de membrana, potencial de repouso, potencial de Nernst e potencial de ação. 3. Em relação ao potencial de ação, conceitue limiar de excitação. 4. Descreva as diferentes fases de um potencial de ação? 5. Discuta os mecanismos responsáveis pela manutenção do potencial de repouso de uma célula. 6. Quais as formas que uma droga pode reduzir a excitabilidade de uma célula? 7. Explique a diferença entre potencial graduado e potencial de ação. 8. Relacione os termos com as características correspondentes: a) Axônio proximal ( ) Zona de disparo do potencial de ação b) Dentrito ( ) Canais de sódio inativados c) Período refratário absoluto ( ) Condução eletrotônica d) Período refratário relativo ( ) Pós-hiperpolarização 9.Os potenciais excitatórios pós-sinápticos em um neurônio podem surgir como resultado de: a) redução da permeabilidade da membrana nervosa aos íons Na+ . b) aplicação direta de glutamato no neurônio. c) aumento da permeabilidade da membrana celular aos íons K+ . d) aumento da permeabilidade da membrana celular aos íons Cl- . e) ativação dos receptores GABA no neurônio. 10. Os íons cálcio são necessários à solução extracelular para transmissão sináptica porque: a) entram no terminal nervoso pré-sináptico em decorrência da despolarização e estimulam a exocitose de neurotransmissores para a fenda sináptica. b) são necessários para ativar o metabolismo do glicogênio na célula pré-sináptica. c) causam a despolarização da célula pós-sináptica. d) inibem a acetilcolinesterase, capacitando a acetilcolina liberada atingir a membrana pós-sináptica. e) O efluxo de cálcio causa a repolarização do terminal pré-sináptico.

11.Cite três neurotransmissores, seus receptores, e caracterize se o receptor é ionotrópico ou metabotrópico. 12. Descreva as principais diferenças entre a sinapse elétrica e sinapse química. 13. A excitação do receptor sensorial origina uma série de potenciais na fibra nervosa sensorial, culminando com o potencial de ação no neurônio sensorial. O potencial receptor, neste caso, pode ter permeabilidade ...................................... da membrana neuronal aos íons ...................................... causando ...................................... e despolarização. a) aumentada – cloreto – influxo de cloreto b) diminuída – potássio – influxo de potássio c) aumentada – cálcio – influxo de cálcio d) aumentada – sódio – influxo de sódio e) aumentada – sódio – efluxo de sódio 14. Relacione os tratos com as respectivas informações sensitivas que conduzem. 1- TRATO ÂNTERO-LATERAL 2- TRATO DA COLUNA DORSAL-LEMNISCO MEDIAL a) ( ) Estereognosia b) ( ) Vibração c) ( ) Temperatura d) ( ) Propriocepção e) ( ) Pressão 15. Quais os tipos de receptores táteis e os estímulos responsáveis pela ativação de cada um deles? 16. O órgão sensorial que detecta as alterações estáticas e dinâmicas do comprimento muscular é denominado: a) órgão tendinoso de Golgi. b) fuso muscular. c) corpúsculo de Paccini. d) disco de Merkel. e) corpúsculo de Meissner. 17. Nocicepção é a sensação dolorosa determinada por estímulos que agem em receptores somestésicos chamados nociceptores. Os nociceptores polimodais respondem a estímulos: a) químicos. b) térmicos. c) mecânicos. d) a e c estão corretas. e) todas as respostas estão corretas. 18. Caracterize os termorreceptores, considerando o estímulo responsável por sua ativação e o tipo de fibra nervosa que os compõe.

19. Considerando as sensações somáticas, quais receptores sensoriais que apresentam uma natureza não-adaptativa? 20. Descreva as vias de transmissão das sensações somáticas....


Similar Free PDFs