EVOLUÇÃO DA ILUSTRAÇÃO DESDE DA PRÉ-HISTÓRIA PDF

Title EVOLUÇÃO DA ILUSTRAÇÃO DESDE DA PRÉ-HISTÓRIA
Author alexandra pereira
Course Direito das Sucessões
Institution Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Pages 61
File Size 4.2 MB
File Type PDF
Total Downloads 359
Total Views 523

Summary

Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design Ano Letivo 2020/ 2021 Ilustração e Arte Gráfica ETESP – IPCA GuimarãesAlexandra Pereira | pág. 11.Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design Ano Letivo 2020/ 2021 Ilustração e Arte Gráfica ETESP – IPCA GuimarãesAlexandra Pereira | pág. 3ILUSTRAÇÃO:ENTRE A...


Description

1.

Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design Ilustração e Arte Gráfica

Ano Letivo 2020/ 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Esquema

Alexandra Pereira | pág. 2

Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design

Ano Letivo 2020/ 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Ilustração e Arte Gráfica

ILUSTRAÇÃO: ENTRE ARTE E DESIGN Introdução aos conceitos de ilustração e ilustrador. As definições, funções, técnicas e campos da ilustração. CONCEITOS DE ILUSTRAÇÃO Uma arte visual que produz imagens para comunicar uma informação concreta a partir de um conteúdo. A ilustração não é apenas retratar a realidade é transformar essa realidade em algo novo. Ilustração serve para comunicar uma ideia de uma forma mais clara e objetiva. AS ARTES VISUAIS A arte diz respeito às criações que expressam sua visão sensível do mundo, seja real ou imaginário, através de recursos plásticos, linguísticos ou sonoros. A composição da arte visual desenvolve-se atendendo a diversas questões, como a relação entre a figura e o fundo para incidir na perceção do que é visto, o contorno, o agrupamento dos elementos por proximidade, continuidade ou semelhança e a pregnância.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O DESIGNER E UM ILUSTRADOR Um des desiign gner er geralmente baseia-se em um conjunto de elementos como imagens, tipografia, texto e organiza-os em composições. A principal tarefa do designer é focar a atenção do espectador em um determinado conceito visual. Tornar uma ideia atraente e memorável. Fig Fig..1 .1: Design by Musab Rodwan (behance)

Já o ilus ustr tr trado ado adorr frequentemente produz as próprias imagens e não necessariamente trabalha em todo o design do” produto”. As ilustrações apoiam suportes com artigos de jornais, revistas, livros tornando a compreensão dos mesmos mais simples e clara. Atualmente um ilustrador pode ser também um designer.

Fi Fig. g. g.1 1 . 2: ilustração de Lewis Carroll para personagem Alice

Alexandra Pereira | pág. 3

Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design

Ano Letivo 2020/ 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Ilustração e Arte Gráfica

FUNÇÕES DA ILUSTRAÇÃO

CAMPOS DA ILUSTRAÇÃO

A ilustração tem 4 funções que são documentar, narrar, persuadir, ornamentar.

Os tipos de ilustração são classificados quanto aos estilos, aos suportes, às áreas de trabalho ou quanto às características plásticas.

Docu ent ar Docum ment Jornais Ilustração científica

Representa alguns dos muitos caminhos para apresentar a ilustração. A ilustração tem vários campos sendo estes a IlIlust ust ustraç raç ração ão c ciient entíí fica

Narr Narrar ar

ilu st stração ração té técni cni cnic ca

Livros

ani animação mação

Animação

ban banda da d dese ese esenhad nhad nhada a Cart Cartoo oo oon n

Per ersu su suadi adi adirr

Fi Figu gu guri ri ris smo e cen cenog og ograf raf rafiia

Revista

IlIlust ust ustraç raç ração ão edi editto ri rial al

Posters

ilu stração stração par cidad para a pu publ bl blii cidad dade e

Anúncios

ilu st stração ração de moda.

Publicidade

Or Ornament nament namentar ar Produtos de bem consumo Decorar um determinado objeto Estética Fi Fig. g. g.1. 1. 1.4 4 : ilustração científica Fi Fig. g. g.1. 1. 1.3 3 : ilustração botânica de Paulo Ormindo

MEIOS DA ILUSTRAÇÃO

Alexandra Pereira | pág. 4

Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design

Ano Letivo 2020/ 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Ilustração e Arte Gráfica

Me al ógi cos Meiios an anal aló gicos Mei Meio o s ssecos ecos

Carvão Material artístico mais antigo desde a préhistória (há mais de 13 000 anos) Tem origem mineral ou vegetal. O carvão vegetal é um elemento natural proveniente da queima de plantas, usado como composto para desenhos e pinturas. Quando aplicado diretamente ao papel seus efeitos são necessariamente diferentes e quando sobreposto tem a facilidade de livre acesso à correção de erros. Oferece intensidade e profundidade de composições de tons escuros e densos Fi Fig. g. g.1 1 .5 : Primeiro estudo para Cecília, 2007 carvão sobre papel

Grafite Apareceu na idade média e eram feitos de chumbo e depois foi substituído por ponta de prata.

Fi Fig. g. g.1. 1. 1.6 6 : Escala do grafite

Lápis de cor O lápis de cor é constituído por um pigmento colorido. O aglutinante usado para fixar o pigmento na mina colorida difere em cada fabricante, uns utilizam base de óleo e outros contem uma percentagem de acrílico ou de cera.

Fi Fig. g. g.1. 1. 1.7 7 : Morgan Davidson (behance)

Pastel Material artístico antigo (seculo XV) os primeiros pasteis eram nas clores castanho, preto e vermelho. As versões brilhantes que existem atualmente, existem deste do período rococó (seculo XVIII).

Atualmente é feito de grafite e argila. O 1º grafite com argila foi feito na Inglaterra no século XIV. Existe um sistema de classificação de lápis que vai de muito duro com traço fino e claro a suave com traço grosso e escuro, indo do mais duro ao mais suave.

Fi Fig. g. g.1. 1. 1.8 8 : Roman Shevchenko (behance)

Alexandra Pereira | pág. 5

Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design

Ano Letivo 2020/ 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Ilustração e Arte Gráfica

Marcador

Aguarela

Os marcadores surgiram no Japão na década de 1960.

Uma técnica das mais antigas a sua origem remonta para a idade da pedra.

A tinta utilizada em alguns marcadores não é resistente à luz, pelo facto que as suas cores desaparecerão ao longo do tempo.

Começou a popularizar na época da arte egípcia e arte chinesa tradicional.

A maior vantagem dos marcadores é o tempo curto de secagem. Marca muito conhecida de marcadores é da marca POSCA. POSCA é um marcador á base de água, para aplicar em qualquer superfície.

A aguarela é constituída por uma gomaarábica, glicerina e mel e solúveis em água. Fi Fig. g. g.1. 1. 1.1 1 1: Prima Leta (behance)

Fi Fig. g. g.1. 1. 1.9 9 : Diego Jimenez (behance) Tintas Líquidas

Guache O guache é a combinação possível entre cores pastosas e cores translucidas.

Tinta da china Há cerca de pelo menos 5 mil anos que utilizamos a tinta da china. A sua origem esta ligada ao surgimento do alfabeto chinês. A tinta da china é um líquido espesso e negro utilizado para escrever e desenhar

O guache permite trabalhar com sobreposição de camadas. O guache é uma tinta natural.

Fi Fig. g. g.1. 1. 1.1 1 2: Anna Vanesyan (behance

Acrílico Fi Fig. g. g.1. 1. 1.1 1 0: Gloria Lizárraga (behance)

A tinta acrílica de todos materiais artísticos é o mais recente começando no mundo das artes na década de 1950. Alexandra Pereira | pág. 6

Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design

Ano Letivo 2020/ 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Ilustração e Arte Gráfica

A tinta acrílica adere muito bem a praticamente a qualquer superfície. Permite a sobreposição de camadas de tinta sem que as cores se misturem.

Mesas Gráficas Tom Diamond, que apresentou a primeira mesa digitalizadora para reconhecimento de grafia por meio de um computador, a Styalator, em 1957. De qualquer forma, a que ficou mais conhecida naquela época foi a Rand Tablet, introduzida em 1964; ela utilizava uma malha de fios sob uma superfície epóxi, que codificava coordenadas verticais e horizontais em um pequeno sinal magnético. O painel de escrita era de 10×10 polegadas, com 100 linhas de resolução por polegada. Por meio de um fio, a caneta recebia o sinal magnético gerado pela malha e enviava a informação para o computador decodificar.

Fi Fig. g. g.1. 1. 1.1 1 3: Jimmy P (behance)

Meios digitais

O que é o desenho digital? Desenho digital é quando um desenho é criado usando um software gráfico. Em vez de usar lápis e papel, os artistas digitais desenham usando um tablet ou computador, bem como um dispositivo como um mouse ou uma caneta. O software de desenho digital oferece recursos como camadas, conjuntos de pincéis, paletas de cores, réguas e guias, além de traços sensíveis à pressão.

Nas décadas de 70 e 80 as mesas digitalizadoras foram se popularizando, já utilizando o magnetismo para detetar com mais precisão a posição da caneta. Foi nessa época que surgiu a Summagraphics, que chegou a ser vendida como acessório do Apple II. No início, mesmo os melhores modelos eram utilizados em estúdios apenas para arte final; foi pouco a pouco, com as novas versões dos fabricantes, é que ela foi sendo realmente aceita como principal ferramenta de trabalho. Veja que hoje temos grandes marcas como a Wacom, que fornece ótimas ferramentas de trabalho.

Alexandra Pereira | pág. 7

Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design Ilustração e Arte Gráfica

Ano Letivo 2020/ 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Tablets Os tablets podem ser usados como ferramenta para desenho digital instalando um programa que permita fazer a arte digital. Uma das marcas mais conhecidas de tablets próprios para desenho são os iPad e os tablets da Samsung e os programas conhecidos são o procreate e o autodesk.

Softwares de desenho digital Alguns dos programas conhecidos são os programas da Adobe o Photoshop e o Illustrator e um pont negativo é que são pagos. O autodesk e o krita são outros programas utilizados com a vantagem de serem gratuitos.

Alexandra Pereira | pág. 8

Ficha 01: Ilustração: Entre e Arte e Design Ilustração e Arte Gráfica

Ano Letivo 2020/ 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Bibliografia História do lápis, URL:https://www.portalsaofrancisco.com.b r/historia-geral/historia-do-lapis

Conceito de ilustração, URL:https://conceito.de/ilustracao

Estilos em ilustração, URL:https://comodesenvolver.com.br/estil os-em-ilustracao/

Mateus Machado, Os “ancestrais” da mesa digitalizadora, URL:https://www.desenhoonline.com/site/ os-ancestrais-da-mesa-digitalizadora/

Alexandra Pereira | pág. 9

2.

Ficha 02: História da ilustração mundial Ilustração e Arte Gráfica

HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO MUNDIAL As primeiras representações da humanidade na Pré-história Narrativa pictórica na arte do Paleolítico Superio Superiorr

A PRÉ-HISTÓRIA E AS SOCIEDADES SEM ESCRITA A Pré-História foi o período da nossa história que começou com o surgimento do primeiro ser humano, em, aproximadamente, 3 milhões de anos a.C., alcançando o surgimento da escrita, por volta de 4 mil a.C. Ao longo desse tempo, os primeiros grupos humanos passaram pelo processo de adaptação ao meio ambiente em busca da sobrevivência, transformaram-se em caçadores, coletores e agricultores.

Fi Fig. g. g.2 2 .1 : o ser humano no paleolítico

Ano Letivo 2020 / 2021 ETESP – IPCA Guimarães o Homem vivia ao ar livre ou em cavernas, conforme as profundas alterações climáticas e a glaciação.

Pale ale olí olí tico div dividede- se em iinf nf nfer er erii or, médi médio o e sup superi eri erio or.

Paleolítico é o período mais extenso da Pré-História da humanidade, compreendido entre seu surgimento, por volta de 4,4 milhões de anos, até 8000 a.C. Os instrumentos utilizados, a princípio eram de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim.. Fabricavam machados, facas e outros instrumentos pontiagudos. Homo Sapiens sem escrita cosiam a sua roupa, pescavam e caçavam, trocavam ideias e conhecimentos com outros grupos e faziam arte, representações gráficas ou ilustrações. Utilizavam os símbolos e signos para comunicar ou transmitir mensagens O que resta são artefactos paleolíticos, gravuras e pinturas que foram protegidas da erosão nas profundezas das cavernas. Fi Fig. g. g.2 2 .2 : No Paleolítico, uma parte dos hominídeos habitava o interior de cavernas

Alexandra Pereira | pág. 2

Ficha 02: História da ilustração mundial Ilustração e Arte Gráfica

ILUSTRAÇÃO (40.000 – 10.000 a.C) Pinturas rupestres As pinturas eram realizadas nas paredes das cavernas, e quem as fazia utilizava-se de materiais como sangue, terra e carvão. Registrava-se cenários que ilustravam o cotidiano do homem pré-histórico, como grupos de homens (ou hominídeos) caçando, representação de grupos em convívio social.

Ano Letivo 2020 / 2021 ETESP – IPCA Guimarães GRAVURAS AO AR LIVRE E DESENHOS RUPESTRES O termo gravura rupestre refere-se a um desenho gravado, por técnicas de abrasão ou incisão na pedra, utilizando artefactos em pedra lascada. Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura de figuras femininas.

O ocre da argila fornecia três cores básicas: numerosas variedades de vermelho, além de amarelo e castanho.

Fi Fig. g. g.2 2 .4 : Foz Côa Paleolítico Superior IMAGENS FIGURATIVAS DE ANIMAIS Fi Fig. g. g.2 2 .3 : As pinturas rupestres foram um registro artístico que se iniciou no Paleolítico, há cerca de 40 mil anos.

Pintura monocromática Pintura rupestre feita de apenas com uma cor geralmente preto feito com carvão ou manganês.

Pintura policromática Pintura rupestre feita com duas ou mais cores.

A maior parte das representações da préhistória eram os animais. É uma arte de caçador-recolector, e o animal tinha uma grande importância pois viviam da caça. Muitos dos animais que eram pintados nessa altura eram leões, rinocerontes, felinos, ursos. Bisontes, renas e cavalos.

Fi Fig. g. g.2 2 .5 : Cavalos pintados há 15.000 anos na gruta de Ekain, Guipúzcoa Alexandra Pereira | pág. 3

Ficha 02: História da ilustração mundial

Ano Letivo 2020 / 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Ilustração e Arte Gráfica

IMAGENS HUMANAS

ARTE RUPESTRE

As representações humanas são muito raras e pouco naturalista do que as figuras dos animais.

A arte rupestre é o nome que se dá a essas representações pictóricas. Essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas. As produções eram representadas por figuras de animais, pessoas, misto de pessoas e animais, vegetais, figuras geométricas e símbolos solares.

Usavam um misto de humano e animal nas suas representações. Na era pós- paleolítica existe muita representação humana. IMAGENS ABSTRATAS A sua representação abstrata encontra-se nos símbolos e outras formas geométricas encontravam-se em cavernas.

Os desenhos dos animais seriam coloridos ou preenchidos com ocre vermelho ou outros pigmentos. Gravações adicionais ou mesmo esculturas eram aplicadas para aumentar o volume e o relevo.

PINTURA RUPESTRE Antigamente pintavam com dedos e depois mudaram para o lápis com pigmento, musgo ou pinceis feitos de pelo animal.

Fi Fig. g. g.2 2 .6 : A arte no período Paleolítico Superior STENCILS DE MÃOS PINTADAS Nas cavernas também foram decoradas com arte rupestre de stencils de contornos de mãos.

Técnicas de pintura em spray eram utilizados ossos ou canas. E utilizavam conhas do mar para recipiente de tinta. Na pré-história também utilizavam a técnica de esboço antes de colocarem a tinta.

Fi Fig. g. g.2 2 .8 : pinturas rupestres Fi Fig. g. g.2 2 .7 : Cueva de Las Manos, na Espanha Alexandra Pereira | pág. 4

Ficha 02: História da ilustração mundial Ilustração e Arte Gráfica

Ano Letivo 2020 / 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Bibliografia Daniel Neves Silva, “ paleolítico” URL:https://www.historiadomundo.com.br/ pre-historia/periodo-paleolitico.htm

Carlos César Higa, “Pré-História” URL:https://mundoeducacao.uol.com.br/hi storiageral/prehistoria.htm

Manuel Ansede,, “Por que os primeiros humanos pintavam?” URL:https://brasil.elpais.com/cultura/2019 -12-22/por-que-os-primeiros-humanospintavam.html

Lilian Aguiar, “A Arte da Pré-História nos Períodos Paleolítico e Neolítico” URL:https://brasilescola.uol.com.br/histori ag/a-arte-prehistoria-nos-periodospaleolitico-neolitico.htm

Alexandra Pereira | pág. 5

3.

Ficha 03: Antiguidade e a invenção da escrita

Ano Letivo 2020 / 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Ilustração e Arte Gráfica

EVOLUÇÃO DA IMAGEM ILUSTRADA DURANTE A ANTIGUIDADE E A INVENÇÃO DA ESCRITA

CIVILIZAÇÕES DE ANTIGUIDADE

Ci Civ vilização Ori Orient ent ental al •

Estado teocrático, cujo poder se ligava à religião, a Mesopotâmia foi berço das primeiras civilizações na Antiguidade. Sua civilização destacou-se pela organização econômica que, ao lado do Egito, desenvolveu o modo de produção asiático – as terras pertenciam ao Estado e eram utilizadas pela comunidade, que consumia sua própria produção e entregava o excedente para os governantes. Culturalmente, contribuíram com a primeira forma de escrita, a cuneiforme, e com o primeiro código de leis escritas que se conhece, o Código de Hamurabi.

Evolução durante a antiguidade ILUSTRAÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA ANTIGUIDADE (C. 30.000 a.C – 4.500 a.C) A ilustração na antiguidade está diretamente ligada a linguagem, próxima da escrita do que da obra de arte. Embora o critério da invenção da escrita como balizador entre o fim da Pré-história e o começo da História propriamente dita seja o mais comum, estudiosos que dão mais ênfase à importância da cultura material das sociedades têm procurado repensar essa divisão mais recentemente. Também não há entre os historiadores um verdadeiro consenso sobre quando se deu o verdadeiro fim do Império Romano e início da Idade Média, por considerarem que processos sociais e econômicos não podem ser datados com a mesma precisão dos fatos políticos.

Mes Mesopo opo opotâmi tâmi tâmia a , hebraica, fenícia, persa.



Egí Egíp p ci cia a O Egito também era um Estado teocrático e tinha sua economia baseada na agricultura de regadio, isto é, controlava os ciclos de cheias e vazões do Rio Nilo. Os faraós eram venerados como o próprio deus vivo. O poder estava concentrado nesses representantes, que eram donos das terras, tinham a função de proteger seus habitantes e conduziam as atividades produtivas.

• •

Chinesa Hindu

Alexandra Pereira

Ficha 03: Antiguidade e a invenção da escrita

Ano Letivo 2020 / 2021 ETESP – IPCA Guimarães

Ilustração e Arte Gráfica

Ci Civ vilização O Oci ci ciden den denttal •

Gréci Grécia a A civilização grega estabeleceu as bases da cultura e da política ocidentais. Surgiu por volta de 2000 a.C. e perdurou até o século II a.C. A população vivia em cidadesEstados, das quais Atenas e Esparta eram as mais importantes. Atenas sobressaía pelo desenvolvimento cultural e econômico, enquanto Esparta era uma potência militar. Os gregos criaram a democracia e acabaram dominados pelos romanos.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escr escriita cun cunei ei eiffor orm me na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hi hier er eróg óg ógllifos no Egito. Essa escrita era dominada apenas por pessoas poderosas da sociedade, como escribas e sacerdotes. Fi Fig. g. g.3 3 .1 .1:: hieróglifos no Egito



Roma Um dos mais importantes impérios da história, dominou quase toda a região do Mar Mediterrâneo. Costuma ser dividido em três grandes períodos: o monárquico, o republicano e a imperial. O Senado, instituição fundamental da p...


Similar Free PDFs