Explicações sobre CRASE, VIRGULA, PRONOMES RELATIVOS E DEMONSTRATIVOS PDF

Title Explicações sobre CRASE, VIRGULA, PRONOMES RELATIVOS E DEMONSTRATIVOS
Author Jaiza Rumpel
Course Português
Institution Universidade Feevale
Pages 7
File Size 175.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 20
Total Views 125

Summary

Explicações sobre CRASE, VIRGULA, PRONOMES RELATIVOS E DEMONSTRATIVOS...


Description

Emeli Geovana Finger

Livro Gramática: Português Básico

Jaiza da Silva Rumpel

Autores: Antônio Fernando de Almeida e

Matheus Lima Böhlke

Valéria Silva de Almeida

Vitória F. Larssen

4 Edição/ Editora ATLAS

Crase Utiliza o acento indicativo da crase quando houver a fusão da proposição A com o artigo feminino A ou AS. A crase pode ser utilizada junto com o verbo ir, neste caso o acento seria empregado na preposição A com A inicial dos pronomes demonstrativos AQUELE, AQUELA, AQUILO, mesmos que as palavras sejam masculinas. Ex: Vou àquela casa. Casos do uso da Crase 

Em nome de cidades que tem o artigo A, ou quando estiverem determinadas.

Ex: Vou à Roma de Césares (determinada). 

Antes da palavra Casa, mas só ocorrerá a crase, se ela estiver determinada ou especificada.

Ex: Voltei á casa onde eu nasci. 

Antes de locuções ou expressões adverbiais femininas:

Ex: Às vezes, à tarde, à noite... Casos em que não pode ocorrer Crase Antes de pronomes indefinidos, demonstrativos, relativos e nas expressões formadas de palavras repetidas.

Exercícios sobre Crase 1) Assinale a frase onde a crase foi empregada incorretamente: ( ) Iremos à fazenda amanhã. ( ) A professora fez críticas à algumas alunas. ( ) Ela está à espera de vocês. ( ) Vou à biblioteca depois da aula. 2) Complete as lacunas e marque a alternativa correta: "Ficamos tão gratos por Marta ter nos convidado que não pudemos deixar de ir até lá, ____ fim de festejar seu aniversário. Algumas pessoas, no entanto, não ficaram ____ vontade no local da festa e foram embora antes mesmo de cumprimentar ____ aniversariante." ()a-a-à ()a-a-a ()a-à-a ()à-a-à ()à-à-à 3) Em alguns nomes de lugares femininos não é correto utilizar a crase. Assinale a alternativa em que ocorre esse uso incorreto: ( ) Marta foi à Itália. ( ) Joana foi à Bahia. ( ) Jonas foi à Argentina. ( ) Marcos foi à Londres. ( )Não há alternativa incorreta.

Vírgula É um tipo de sinal de pontuação que indica uma pequena pausa, serve para separar orações ou elementos de uma oração. Alguns casos que se usa a vírgula: 1. Separação de apostos e vocativos Ex: Adriana, a melhor jogadora, foi embora Menino, venhá cá. 2. Separação de adjuntos adverbiais Ex: Ás vezes, o filme termina muito tarde. Enviarei, nos próximos meses, o material solicitado. 3. Para separar orações subordinadas adverbiais. Ex: Conforme combinamos, jogaremos vôlei. 4. Para separar orações adjetivas explicativas Ex: A professora, que é responsável pela turma, tem se mostrado estressada. 5. Para separar as conjunções coordenadas adversativas/explicativas Ex: Ontem houve reunião, hoje, contudo, não terá. 6. Separação de palavras nas enumerações Ex: Ela chegou, cumprimentou, comeu e se despediu. Os pais, tios, primos, irmão e dindos estavam apavorados com a notícia.

Exercícios sobre Vírgula

Pontue as frases de todas as formas possíveis, de modo que: 1) A herança fique à mãe; 2) A herança fique a irmã; 3) A herança seja usada para quitar a dívida do padeiro; 4) A herança fique aos pobres;

" Deixo meus bens a minha mãe não a minha irmã será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. "

Pronomes Demonstrativos São as maneiras que temos de indicar e referir algo as três pessoas do discurso. Logo, prepõe noção de tempo e espaço. Conforme Antônio Almeida e Valéria Almeida no livro Português Básico, os pronomes são classificados em: 1. Variáveis: Masculino: Este Esse Aquele Femininos: Esta Essa Aquelas

estes esses aqueles estas essas aquelas

Esses podem combinar com as preposições DE e EM. 2. Invariáveis: Isto Isso Aquilo Os artigos A, AS, O, OS também podem ser utilizados como pronomes demonstrativos, quando equivalem-se a aquele (s), aquela (s), isto, isso ou aquilo. Como por exemplo: “ O homem que entrou na loja comprou muitas roupas, mas o que acabou de sair levou apenas um par de meias. ”

Exercícios sobre Pronomes Demonstrativos 1) Localize os pronomes demonstrativos. A seguir escreva de maneira correta os pronomes que estiverem incorretos. A) Essa é a verdade: estes dias atuais estão complicados! Estão complicados estes dias atuais, esta é a verdade.

B) Zico e Sócrates eram grandes jogadores. Esse tinha um truque de bola refinado e elegante, este era o maior batedor de faltas que já vai atuar no Flamengo. C) Nasci em meio à Segunda Guerra Mundial. Nessa época, não havia paz. D) O garoto e a mulher estavam sorrindo. Esta porque foi promovida em seu trabalho; esse pois ganhou um pirulito. E) O filho está demorando, isto preocupa a mamãe. Isso preocupa a mamãe: o filho está demorando. F) Você deveria provar essa torta de maça, esta está deliciosa. G) Esta noite dormi mal, aqueles pesadelos eram horríveis. H) Pedro e Carlos são alunos que se destacam na turma. Esse pela rapidez ao desenvolver as questões de matemática; aquele pela criatividade ao produzir textos. I) Esse casamento seria um total desastre. Todos o pressentiam. J) Laura, esta foi sortuda ao jogar na loteria. Mal sabia que isto mudaria sua vida.

Pronomes Relativos Denomina-se ao fato de se relacionar a um termo anterior que substituem o fato antecedente. Antônio de Almeida e Valéria de Almeida acreditam que os pronomes relativos são classificados em: 1. Variáveis: Masculino: O qual Cujo Quanto

os quais cujos quantos

Feminino: A qual Cuja Quanta

as quais cujas quantas

A forma Cujo e suas flexões estão relacionadas a posse. Refere-se a “coisa” possuída concordando com números e gêneros. Ex: O menino com cujo pai conversei é ótimo. ( seu pai ) As flores cujas pétalas caíram eram lindas. ( suas pétalas )

2. Invariáveis: Que Quem Onde O pronome relativo QUE é utilizado quando refere-se a pessoas ou coisas, no singular ou plural, é conhecido por “relativo universal”, podendo ser substituído por O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS, quando antecedido por um substantivo. Ex: O exercício que eu fiz refere-se à corrupção. ( o qual ) A artista que acabou de se apresentar é ótima. ( a qual ) Os exercícios que eu fiz referem-se à corrupção. ( os quais ) As artistas que se apresentaram eram ótimas. ( as quais )

O pronome ONDE refere-se apenas ao lugar que determinada ação acontece. Ex: A cidade onde moro é pequena e tranquila.

É importante ressaltar que as preposições são pedidas pelos verbos, fazendo com que os pronomes relativos possam ser precedidos por qualquer uma delas, desde que exigidas pela forma verbal. Exercícios sobre Pronomes Relativos 1) Assinale o item em que não aparece pronome relativo: a) Este é o museu que eu visitei. b) Acabei de lavar o vestido que estava sujo de tinta. c) Ele não fez tudo quanto havia prometido.

d) O hotel onde ficamos era cinco estrelas. e) Fui a cidade de Campinas visitar alguns amigos. 2) Transforme as orações abaixo em períodos compostos, empregando pronomes relativos indicados entre parênteses: a) As praias de Santa Catarina são limpas. Passo o verão em Santa Catarina. (onde) b) Li um livro. Nunca ouvi falar deste livro. (cujo) c) O problema foi resolvido. A solução do problema era fácil. (cuja) d) Refiro-me a um trabalho cientifico. O trabalho foi elaborado no Brasil. (que) e) A tesoura estava sobre a mesa. Fernanda cortou o cabelo com a tesoura. (a qual) f) A professora de inglês é muito inteligente. Conversei longamente com a professora. (quem)...


Similar Free PDFs