Crase: casos obrigatórios e proibitivos da crase. PDF

Title Crase: casos obrigatórios e proibitivos da crase.
Author Josefa Emelly
Course Literatura Portuguesa e Brasileira
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 2
File Size 47.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 22
Total Views 149

Summary

Abordando as situações necessários e proibitivos da crase....


Description

CRASE-CASOS OBRIGATÓRIOS E PROIBITIVOS DA CRASE

DEFINIÇÃO: vale destacar que o nome do acento (`) é acento grave. Muitas pessoas acabam confundindo, mas na verdade a crase é a fusão de duas vogais idênticas. A primeira vogal a é uma preposição, a segunda vogal a é um artigo ou um pronome demonstrativo. Como bem ensinado pelo mestre Fernando Pestana para entender melhor a crase se tem uma frase pra memorizar de maneira fácil “Para sabermos se haverá crase (a+a=à), basta colocarmos o artigo antes do substantivo e criar uma frase hipotética, colocando-o como sujeito da frase: “A lasanha da minha mãe é ótima.”. Percebe que a ausência do artigo tornaria a frase estranha: “Lasanha da minha mãe é ótima.”? O artigo serve para determinar, especificar a palavra lasanha. Este método é ótimo para perceber se há ou não artigo antes de um substantivo. Outro método que normalmente dá certo é trocar a palavra feminina por uma masculina. Se no lugar do à puder ser ao, a crase estará 99% das vezes certa: “É impossível resistir ao nhoque da minha mãe.”.(Gramatica para concursos, p.1019).

Existem quatro situações: a (preposição) + a(s) (artigo) = à(s) a (preposição) + a(s) (pronome demonstrativo) = à(s) a (preposição) + a qual, as quais (pronome relativo) = à qual, às quais a (preposição) + aquele(s), aquela(s), aquilo (pronomes demonstrativos) = àquele(s), àquela(s), àquilo.

As espécies acima são as formas clássicas que indicam a necessidade da utilização do acento grave. Há mais dois casos obrigatórios trazidos de forma especifica pelos diversos estudiosos da Língua Portuguesa, quais sejam:

1) Locuções adjetivas, adverbiais, conjuntivas e prepositivas com núcleo feminino

2) Locução prepositiva implícita “à moda de, à maneira de” Assim, deve-se atentar nos vestibulares pois geralmente os examinadores cobram muito esse assunto. Seguindo, tem-se as formas proibitivas de utilização do acento grave, quais sejam: 1) Antes de substantivos masculinos 2) Antes de substantivo (masculino ou feminino, singular ou plural) usado em sentido generalizador.

3) Antes de artigo indefinido “uma” 4) Antes de nomes de santas, de Nossa Senhora e de mulheres célebre 5) Antes de pronomes pessoais, pronomes interrogativos, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos e pronomes relativos

6) Antes de numerais não determinados por artigo 7) Antes de verbos no infinitivo 8) Antes de qualquer expressão ou frase substantivada 9) Entre palavras repetidas que formam uma locução 10) Depois de outra preposição qualquer (essencial ou acidental).

No exame nacional do ensino médio o assunto da crase é cobrado através de frases, o aluno geralmente precisa identificar a necessidade ou se o acento foi colocado de forma errônea....


Similar Free PDFs