Galvanoplastia - Físico Química Experimental PDF

Title Galvanoplastia - Físico Química Experimental
Course Físico Química Experimental
Institution Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pages 10
File Size 285.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 51
Total Views 132

Summary

Relatório sobre Galvanoplastia da disciplina de Físico Química Experimental...


Description

1 INTRODUÇÃO

A galvanoplastia é um tratamento de superfície que consiste em depositar um metal sobre o outro através da redução eletrolítica. Este tratamento é feito para a proteção da superfície, melhorando sua condutividade e capacidade para ser soldada, é aplicada com a finalidade estética, ou seja, melhorar a aparência; aglutinar partículas não condutoras à camada eletrodepositada, resistência ao atrito e a temperatura, e para melhorar a dureza superficial.1 Outro objetivo da galvanoplastia é deixar as peças mais atraentes comercialmente, como é o caso de bijuterias que passam por processos de prateação e douração, passando a ter a aparência desses metais mais nobres e cobiçados.2 Podem ser usados diferentes metais para o revestimento de uma peça. Ao processo de revestimento por cromo, por exemplo, dá-se o nome de “cromagem” ou “cromação”; se o revestimento for de níquel, dá-se o nome de “niquelagem” ou “niquelação”. E ainda temos o zinco, o estanho, o magnésio, o ouro, o cobre, a prata e etc.. Cada metal de revestimento pode conferir características diferentes ao material galvanizado de acordo com suas propriedades, como maior ou menor condutividade, ou ainda resistência a temperaturas extremas.3 A Zincagem é o processo mais antigo e mais utilizado na proteção de objetos feitos de ferro ou de aço. Esse processo popularmente conhecido como galvanização a fogo ou galvanização a quente foi descoberto pelo químico francês Melouin, em 1741, e patenteado pelo engenheiro Sorel, em 1837.4 O processo de galvanoplastia utiliza a eletrólise, técnica que transforma energia elétrica em energia química, fazendo passar corrente elétrica por algum material líquido (fundido) ou em solução aquosa. Nesse caso, a peça a ser revestida precisa ser condutora e ficar no eletrodo negativo (cátado), enquanto, no eletrodo positivo (ânodo), deve ficar o metal que será usado para revestir a peça. Ambos os eletrodos ficam em uma solução do metal que será revistido.2

1

2 OBJETIVOS

Calcular o rendimento coulômbico dos processos utilizando a lei de Faraday, discutir as reações envolvidas e o aspecto das peças em cada um dos processos.

2

3 METODOLOGIA 3.1 MATERIAL

Acetona

Solução cloreto de Níquel 0,5M

Algodão

Solução cloreto de Zinco 0,5M

Pinças metálicas

Clipes (niquelação)

Solução de NaOH 10%

Moedas (zincagem)

Água destilada

Contraeletrodo

H2SO4 concentrado

Fonte de corrente contínua

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Inicialmente montou- se o sistema eletroquímico da eletrodeposição conforme a figura abaixo:

Colocou- se em um béquer pequeno uma solução contendo níquel em volume suficiente para cobrir o corpo dos clipes; o béquer serviu como célula eletroquímica. 3

Conectou- se a peça a ser galvanizada no pólo negativo (clipe maior) da fonte e o contraeletrodo no pólo positivo (clipe menor). Aplicou- se uma corrente de 500mA durante três minutos para o processo de zincagem. Lavou- se a peça após a eletrodeposição, em seguida, secou- se e pesou- se novamente. Empregou- se o procedimento de niquelação nas moedas; moeda prata no pólo negativo e a moeda amarela no pólo positivo.

4

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O processo de galvanoplastia possui uma reação de óxido-redução não espontânea, ou seja, necessita da aplicação de uma energia elétrica externa, portanto trata- se de uma célula eletrolítica cujo fenômeno observado é a eletrodeposição. Os clipes de papel apresentam em sua constituição aço galvanizado. Na galvanização, é feito o revestimento do ferro ou aço com zinco, é possivelmente o processo mais ecológico de prevenção contra a corrosão.5 Já as moedas de 10 centavos, as prateadas, são feitas de aço inoxidável (C + Fe + Ni) e as amareladas são feitas de aço revestido de Bronze (Cu +Sn).6 1- Zincagem- solução de cloreto de zinco No processo de zincagem o clipe menor encontra- se no pólo positivo (ânado) e sofre oxidação; o clipe maior no pólo negativo (cátado) sofre redução. Portanto, o zinco sai do ânado e se deposita no cátado, como na reação abaixo: Ânodo: Zn(s) → Zn+2(aq) + 2eCátodo: Zn+2(aq) + 2e- → Zn(s) Como o clipe menor sofre oxidação, este tem sua massa reduzida e o clipe maior terá sua massa aumentada, pois sofre redução. O clipe menor apresentou aparência mais escurecida, mais desgastada, indicando corrosão e o clipe maior aparência mais clara, indicando o zinco depositado em sua superfície.

5

Figura 1 Clipes após a eletrodeposição

2- Niquelação- solução de cloreto de níquel No processo de niquelação a moeda amarela encontra- se no pólo positivo, sofre oxidação. A moeda prata no pólo negativo sofre redução e tem sua massa aumentada, o níquel sai do ânado e se deposita no cátado, de acordo com a reação abaixo: Ânodo: Cu(s) → Cu+2(aq) + 2eCátodo: Ni+2(aq) + 2e- → Ni(s) A moeda amarela pelo fato de sofrer oxidação teria sua massa diminuída, no entanto não é o que ocorre. Esse aumento na massa pode ter sido ocasionado pela presença de água na moeda no momento em que a mesma foi pesada. Além disso, apresentou aparência esverdeada, indicando corrosão. A moeda prata tem sua massa aumentada, apresenta aparência escurecida, indicando que o níquel foi depositado em sua superfície.

6

Figura 2 Moedas após eletrodeposição

Utilizando a lei de Faraday, o número de elétrons envolvidos na reação, a corrente aplicada, o tempo e as massas atômicas do zinco e do níquel, pode- se estabelecer uma relação entre as massas obtidas e as massas esperadas: Q=i ×t Q=0,5 ×180=90 C Zn+2(aq) + 2e- → Zn(s) 2 mol e- ----------- 1mol Zn 2 x 96500C ------- 65g

3,031 x 10-2g ----------- 100% 0,03671g ---------- m m = 121%

90C -------- m m = 3,031 x 10-2g Ni+2(aq) + 2e- → Ni(s) 2 mol e- ----------- 1mol Ni 2 x 96500C ----------- 58.7g 90C -------- m

2,737 x 10-2g ----------- 100% 0,04137g ---------- m m = 151%

m = 2,737 x 10-2g 7

Os as porcentagens encontradas foram superiores a cem por cento, provavelmente, ocasionado devido à presença de água no momento da pesagem. A mesma condição identificada no processo de niquelação (moeda amarela), mas de um modo geral, o principio da galvanoplastia pôde ser compreendido em ambos os experimentos, onde o objeto a ser revestido fica no eletrodo negativo (cátado) e o metal que será usado para revestir a peça no eletrodo positivo (ânodo). Portanto, o metal de interesse sai do ânado e se deposita no cátado.

5 CONCLUSÃO

8

Conclui- se que a galvanoplastia é um processo eletrolítico, não espontâneo, que provoca o revestido do eletrodo que se encontra no pólo negativo (cátado), é um dos processos mais utilizados na prevenção contra a corrosão. Para que sejam alcançados os resultados desejados, os eletrodos devem ser secos cuidadosamente após o experimento, visto que a presença de água pode influenciar significativamente nos resultados.

REFERENCIAS

9

1 GAVALVINOPLASTIA, O QUE É ISSO?. Disponível em: . Acesso 25 jun. 2015. 2 GALVANOPLASTIA OU ELETRODEPOSIÇÃO. Disponível em: . Acesso 25 jun. 2015. 3 GALVANIZAÇÃO. Disponível em: . Acesso 27 jun. 2015. 4 GAVANOPLASTIA DE METAIS PRECIOSOS. Minicurso 2010. Conselho regional de Química- IV região SP. São Paulo 07 de Maio de 2010. Disponível em: . Acesso 27 jun. 2015. 5 PORTAL DE GALVANIZAÇÃO. Galvanização e sustentabilidade. Disponível em: . Acesso 09 julh. 2015. 6 BANCO CENTRAL DO BRASIL. De que são feitas as moedas do Brasil?. Disponível em: . Acesso 09 julh. 2015.

10...


Similar Free PDFs