Histo- Erupção. PDF

Title Histo- Erupção.
Course Biologia Molecular
Institution Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pages 2
File Size 72.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 10
Total Views 119

Summary

estudo....


Description

Histologia Curso: Odontologia 2° Termo Aluno: Higor Matheus Ayala Melo

1. Quais são os constituintes do E.R.E? Ameloblastos e os outros remanescentes do órgão do esmalte, como as células do epitélio externo do reticulo estrelado, do estrato intermediário. 2. Cite duas funções do E.R.E. Proteção do esmalte produzido e formação do epitélio juncional da gengiva. 3. Antes da erupção o que acontecerá se a estrutura do E.R.E. for destruída? Ocorre a reabsorção do esmalte produzido. 4. Qual o papel da bainha epitelial de Hertwig na rizogênese? Além de aumentar a alça cervical, estimula a diferenciação da papila dentária em odontoblastos, que secretará a dentina radicular. 5. Como se diferenciam os odontoblastos radiculares? As células da camada interna da bainha radicular de Hertwig induzem as células ectomesenquimais da papila dentária a se diferenciarem em odontoblastos 6. O que é diafragma epitelial? O diafragma epitelial corresponde a porção final do encontro entre epitélio interno e externo do órgão do esmalte, sendo formado no início da rizogênense, quando a alça cervical sofre uma dobra no sentido horizontal. 7. Qual é a célula responsável pela cementogênese? As células ectomesenquimais do folículo dentário. 8. Qual a origem dos cementoblastos durante a rizogênese? Células ectomesenquimas provenientes do folículo dentário. 9. Como ocorre a diferenciação dos cementoblastos durante a rizogênese? Com a fragmentação da bainha radicular epitelial de Hertwig permite o contato do folículo dentário com a dentina radicular em formação. Assim, após contatar com a dentina, as células ectomesenquimais do folículo diferenciam-se em cementoblastos, secretando a matriz orgânica do cemento.

10. Diferencie cementoblastos de cementócitos Os cementoblastos são grandes, arredondados, com citoplasma basófilo indicativo de extenso retículo endoplasmático granular. Na formação do cemento acelular, os cementoblastos recuam deixando para trás a matriz do cemento. Quando o cemento celular está sendo formado, os cementoblastos ficam aprisionados em espaços no interior da própria matriz e passam a se chamar cementócitos. Devido ao o cemento ser avascular, os cementócitos dependem da difusão de nutrientes através do ligamento periodontal e como consequência, a maioria dos prolongamentos citoplasmáticos desta célula estão voltados para o ligamento.

11. Quais são os tipos de cemento que são encontrados na superfície radicular? Há dois tipos de cemento: cemento celular e cemento acelular. O tipo acelular apresenta coloração clara, é amorfo e não é formado por cementoblastos aprisionados na matriz, como ocorre durante a formação do cemento celular. As fibras que se inserem pelo cemento são as fibras de Sharpey. 12. Durante a rizogênese onde se forma maior quantidade de cemento celular? No terço apical do dente. 13. Cite duas funções realizadas pelo cemento. Possui função de revestir a dentina radicular e servir de ponto de inserção das fibras do ligamento periodontal estabelecendo a relação dente-osso. 14. Cite três características do cemento. Tecido mineralizado, avascular e inervado. 15. Como se inicia o processo eruptivo? Após a formação da raiz e deslocamento da coroa (fase pré-eruptiva), inicia-se com o deslocamento do germe dentário dentro dos ossos gnáticos, após a reabsorção oclusal da cripta óssea, em que o folículo dentário se torna muito denso. 16. Durante a erupção, como a coroa do dente livra-se da cripta óssea e passa através da mucosa que reveste a cavidade oral? A coroa já formada realiza a reabsorção da cripta óssea na presença de osteoclastos e lacunas de reabsorção. Há movimentação axial/oclusão desde a posição inicial da cripta óssea até a penetração na mucosa oral. 17. Por que durante a erupção de um dente não ocorre sangramento? Devido a presença do epitélio reduzido e o epitélio oral que fazem com que não ocorra sangramento....


Similar Free PDFs